Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2017/2018)

AO e temperatura (ver legenda)

8jKHma8.gif


AO e chuva. Para o continente provavelmente a AO é tão boa indicadora como a NAO. Só deixa a desejar no Verão.

GdgvEup.gif


sGCZl45.gif


9BFQEio.gif


NHYq0PH.gif


Como já escrevi num outro tópico a culpa da seca não é bem do anticiclone. A culpa é do jet polar que tranca o anticiclone (AO+).
 
  • Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego
AG

gZOgmZC.gif


p78YCPy.gif


v5Lgj2V.gif


Não publico as temperaturas específicas de superfície e precipitação porque são em geral correlações baixas ou não significativas. Como já escrevi, este programa não tem muita definição e o AG não ocorre em todo o lado ao mesmo tempo da mesma forma. Um ex:

bJwAmkZ.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego
Furacões. Os continentais deviam querer menos :D Em geral não fazem diferença. Curiosamente menos manchas solar acarretam um ligeiro aumento da probabilidade de precipitação no G. Ocidental dos Açores (carta que não vou publicar).

yPZEuu6.gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa e joselamego
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 13 nov a 10 dez 2017

Precipitação e temperatura com valores abaixo do normal

Na precipitação total semanal prevêem-se, para todo o território, valores abaixo do normal na semana de 13/11 a 19/11 e valores acima do normal na semana de 20/11 a 26/11. Nas semanas de 27/11 a 03/12 e de 04/12 a 10/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para a região Norte e no litoral da região Centro na semana de 13/11 a 19/11. Nas semanas de 20/11 a 26/11, 27/11 a 03/12 e de 04/12 a 10/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA

Mostravam 2 semanas acima da média, agora é só 1 e essa também está na corda bamba. :unsure:

Na 3ª semana na costa vai haver mais horas de sol acima da média e na 4ª semana haverá corrente de nordeste, ou seja, vai chover 2 dias e volta o AA. :facepalm:
 
Há de tudo no UKMET.

Muito seco (Açores), relativamente normal (continente) e chuvoso (perto da Madeira).

oervzOA.png

Se formos para Europa, lá se vai o normal para o galheiro e a percentagem de ser seco é mais elevada do que ser húmido e dificilmente as coisas mudarão em Dezembro, ao contrário de 2009 em que os modelos previam um Inverno chuvoso este ano, as previsões apontam para seco.

Pode ser que os modelos metam água, mas no Inverno não costumam falhar.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Previsões para a Oscilação Árctica (OA) Oscilação do Atlântico Norte (NAO) e Polar Vortex para as próximas semanas: http://www.aer.com/science-research/climate-weather/arctic-oscillation

Há a salientar que a AO está neutra, mas poderá evoluir para negativa nas próximas semanas, tal como a NAO. Se estas previsões forem correctas, pode ser que o final de mês resulte numa alteração da circulação do Jet Stream, afectando a nossa latitude.
 
Previsões para a Oscilação Árctica (OA) Oscilação do Atlântico Norte (NAO) e Polar Vortex para as próximas semanas: http://www.aer.com/science-research/climate-weather/arctic-oscillation

Há a salientar que a AO está neutra, mas poderá evoluir para negativa nas próximas semanas, tal como a NAO. Se estas previsões forem correctas, pode ser que o final de mês resulte numa alteração da circulação do Jet Stream, afectando a nossa latitude.
Visito semanalmente o site, muito bom, escrito pelo Dr.Judah Cohen, assim como também visito o seu twitter. Todos os anos publica uma previsão para o inverno por sinal bastante certeira.
 
Previsão sazonal para DJF 2017/18 não está má.

ps2png-atls13-a82bacafb5c306db76464bc7e824bb75-uh2meC.png

Só há um pequeno grande problema.

Esse portal não usa a média '81-'10 mas sim a média '93-'16 (anteriormente '93-'15).

Os dados certamente são melhores mas perde-se a noção das mudanças ao longo do tempo. Isto será mais óbvio nas temperaturas.
 
Antes este portal -> http://effis.jrc.ec.europa.eu/applications/seasonal-forecast/

Forecast monthly mean anomalies (of temperature and rain) are calculated relative to a climate mean formed from the appropriate 1981-2010 re-forecasts. The set of re-forecasts (otherwise known as hindcasts or back integrations) are made starting on the 1st of every month for the years 1981-2010. They are identical to the real-time forecasts in every way, except that the ensemble size is only 15 rather than 51.

Como antigamente era tendencialmente mais chuvoso e fresco tem-se, na minha opinião, uma melhor visão de longo prazo.

Quando se parte de períodos muito quentes e secos pode haver mais anomalias positivas de precipitação. Percebe-se a consequente alegria mas na realidade não faz muito sentido.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
O SEAS5 permite uma maior resolução horizontal resultando em previsões mais detalhadas. Estamos cá para ver.

ECMWF project lead Tim Stockdale said: “SEAS5 uses a version of ECMWF’s state-of-the-art Integrated Forecasting System (IFS) and represents six years of model development. The resolution upgrade is a huge step forward, particularly in the accuracy of representing the global ocean. The influences of the land surface are also better represented. For the future, a major goal is to improve predictions for the stratosphere to make the maximum use of all sources of predictability.”
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Não está em questão a eficiência da previsão mas sim os valores mediante os quais se estabelece a comparação/anomalia.

Haver mais ou menos 100 milímetros de precipitação acima de uma média de 400 é muito diferente de haver mais ou menos 100 milímetros de precipitação acima de uma média de 800.

A média anterior ('81-'10) tem uma base de dados mais incompleta. Mas os valores médios nominais são, em teoria, mais baixos na temperatura e mais altos na precipitação.

Nos Açores usa-se a média '61-'90. Bastante incompleta certamente mas mesmo com incerteza dá para se ter uma ideia global das diferenças. Especialmente quando se assume que o planeta vai continuar a aquecer.

Usar médias recentes, em certas circunstâncias, minimiza a evolução meteorológica a curto/médio prazo mediante anomalias tendencialmente mais baixas.

São opiniões e já expliquei a minha. A partir daí cada um que se decida :D
 
Última edição: