Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2017/2018)

Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 29 jan. a 25 fev. 2018

Precipitação e temperatura com valores abaixo do normal

Na precipitação total semanal, prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 29/01 a 04/02 e de 05/02 a 11/02. Prevêem-se valores acima do normal, nas regiões centro e sul, na semana de 12/02 a 18/02. Na semana de 19/02 a 25/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Na temperatura média semanal, prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território na semana de 05/02 a 11/02 e apenas nas regiões norte e centro, na semana de 12/20 a 18/02. Nas semanas de 29/01 a 04/02 e de 19/02 a 25/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

Fonte: IPMA

• Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego
Será desta que há em "tempo útil" um split do vórtice polar?

rZ0VZ6Y.gif

Previsto já para meio de Fevereiro, ainda num prazo distante, e tendo em conta que o sinal na baixa atmosfera demora 1-2 semanas a responder... Já vai um bocado tarde em relação ao pico do Inverno, mas pronto, caso realmente venha a acontecer, poderá agitar de forma interessante a atmosfera na fase final do Inverno.

Aguardemos...

Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 5 fev. a 4 mar. 2018
Precipitação e temperatura com valores abaixo do normal
Na precipitação total semanal, prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território na semana de 05/02 a 11/02 e para alguns locais das regiões Centro e Sul na semana de 12/02 a 18/02. Na semana de 19/02 a 25/02 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo. Prevêem-se valores acima do normal, para todo o território, na semana de 26/02 a 04/03.

Na temperatura média semanal, prevêem-se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 05/02 a 11/02, de 12/20 a 18/02 e de 19/02 a 25/02. Na semana de 26/02 a 04/03 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.longo.prazo/mensal/index.jsp

• Gosto
Reactions: c0ldPT e joselamego

Não acredito minimamente nisso. Tirando a anomalia negativa de Fevereiro na temperatura relativamente evidente, os mapas são cópias para Março, Abril, Maio... sempre uma anomalia positiva na temperatura e negativíssima na precipitação na PI. Era mau demais, mas não me acredito. E era muito estranho um anomalia positiva em toda a Europa em Março depois de um forte SSW que está para acontecer.

Não acredito minimamente nisso. Tirando a anomalia negativa de Fevereiro na temperatura relativamente evidente, os mapas são cópias para Março, Abril, Maio... sempre uma anomalia positiva na temperatura e negativíssima na precipitação na PI. Era mau demais, mas não me acredito. E era muito estranho um anomalia positiva em toda a Europa em Março depois de um forte SSW que está para acontecer.
Estou confiante que março será um bom mês de chuva, até devido às divisão do vértice polar !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

• Gosto
Reactions: luismeteo3