Cota de neve ~600m com precipitação razoável, nada mau.Isto é que era...precipitação e cotas de neve baixas conjugados é coisa rara de acontecer.
Enviado do meu ASUS_X00BD através do Tapatalk
600?? Parece-me bastante menos nesta ultima saida e com precipitação:Cota de neve ~600m com precipitação razoável, nada mau.
Nesta sim, gostei! isos -3°/-33° com boa precipitação.600?? Parece-me bastante menos nesta ultima saida e com precipitação:
Enviado do meu ASUS_X00BD através do Tapatalk
Ultimamente não ligo muito aos modelos mas essa cut-off tem captado a minha atenção. Alguns modelos (poucos ou apenas certas perturbações dos mesmos) prevêm uma viragem para um fluxo mais continental o que se concretizasse já sabemos que o frio viria direitinho á península devido á cut-off. Alguns modelos prevêm mesmo o anticiclone a subir ás ilhas britânicas estendendo a passadeira vermelha ao frio continental para aqui. Mas, já se sabe que estas situações são tipo os eclipses tudo tem de estar perfeitamente alinhado a nosso favor E para mais, a esta distância temporal continua no mundo da fantasia.Leste-me os pensamentos @Tiagolco:
O GFS tem insistido numa depressão retrógrada nas últimas 3 saídas, teríamos a passagem do cavado no dia 25 devido a um meandro do jet stream, e desse cavado resultaria uma cut-off que iria passar uns dias a Marrocos e voltaria a PT continental trazendo bons aguaceiros inclusivamente para o Sul. A configuração seria também interessante para gerar neve a cotas médias, haveria algum frio instalado e a chegada dos aguaceiros traria essa hipótese. Só tenho pena que não se estabeleça um fluxo frio continental nesses dias, porque se estabelecesse, mas enfim ainda estou a falar de previsões a grande distância
Relativamente ao evento dia 25 (no qual os modelos estão mais sintonizados), o GFS na última saída vê algo muito semelhante ao evento que tivemos no dia 5 deste mês com menos frio em altura para já, enfim circulação em altura muito de norte, com ausência de aguaceiros no período mais frio e passagem frontal com pouco frio também em altitude. Estes eventos impedem a acumulação de calor latente em terra, impedindo a chegada dos aguaceiros de duas formas, primeiramente devido à própria direção das células que as deixa quase todas no mar, e depois porque quando entram não há energia que alimente a convecção de modo que as mesma cheguem mais ao interior.
Para dia 25/26:
Contexto atmosférico
Meandro do jet, com cavado associado, e circulação com traços um pouco mais continentais:
Pouco frio à passagem da frente (para já é expectável que passe algures no período entre 03h e 06h
Temp 850 às 06h:
Período mais frio sem precipitação no interior
Temp. 850hPa e 500hPa:
Precipitação nas horas de mais frio:
Ultimamente não ligo muito aos modelos mas essa cut-off tem captado a minha atenção. Alguns modelos (poucos ou apenas certas perturbações dos mesmos) prevêm uma viragem para um fluxo mais continental o que se concretizasse já sabemos que o frio viria direitinho á península devido á cut-off. Alguns modelos prevêm mesmo o anticiclone a subir ás ilhas britânicas estendendo a passadeira vermelha ao frio continental para aqui. Mas, já se sabe que estas situações são tipo os eclipses tudo tem de estar perfeitamente alinhado a nosso favor E para mais, a esta distância temporal continua no mundo da fantasia.