Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Novembro 2017

  • Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início
Ámen! :D
EMJeu4E.png

rBTYpTN.png

O anticiclone pode ficar mais tempo por cá, não parece que seja tão cedo, agora. :( Entretanto dia 8 poderão vir aguaceiros fracos e dispersos no Norte de PT Continental. Mas essa chuva deverá vir mais tarde. É sempre incerto como é óbvio...
17111712_0312.gif
 
Para os sonhadores... acumulados entre o dia 10 e 17 (GFS 12z).

jAPl2TN.gif


A 120h o GFS e o ECM estão praticamente iguais. É anticiclone.

CbWKMSdl.jpg
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Na saída 12 o GFS começa a ver a possibilidade de alguma mudança a partir do dia 20 novembro... mas atenção é a mais de 300h, ou seja pode mudar tudo
mas pelo menos há alguma tendência. vamos ver as próximas saídas


https://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa

O problema tem sido esse, as saídas que parecem mostrar uma quebra do bloqueio anticiclónico estão sempre para lá das 300h, e na saída seguinte são atiradas para ainda mais longe. :mad:

Pelo menos agora vamos ter temperaturas mais condizentes com a estação em que nos encontramos, talvez diminua a evaporação e o agravamento da seca seja menor.
 
ep45Bdv


As aparências iludem...evento extremamente injusto em termos de acumulados previsto pelo ECM :sweat: Já deveria imaginar, tratando-se de uma cut-off fica tudo no mar, um "pouco" para terra mais a sul e 0 a norte...

Não te fies nisso, mesmo no último dia de previsões do ECM e essa previsão apareceu assim do nada, corremos o risco de na próxima saída já não termos chuva. :huhlmao: Apenas podemos começar a acreditar e a ganhar algumas esperanças se continuar a insistir e se os outros modelos também o fizerem. Para já, nenhum está em consonância, apenas estão quanto ao anticiclone porque nisso acertam sempre.
Bem, pelo menos já sabes o que os do sul sentem grande parte das vezes :p Fora de brincadeiras, o que precisamos neste momento é mesmo de chuva bem distribuída e não só numa certa zona do país, portanto, esperemos que quando vier, que venha de modo a que chova muito em todo o país e vários dias seguidos. Tal como foram apenas estes dois eventos, que infelizmente duraram apenas 2 ou 3 dias:buh:
 
ep45Bdv


As aparências iludem...evento extremamente injusto em termos de acumulados previsto pelo ECM :sweat: Já deveria imaginar, tratando-se de uma cut-off fica tudo no mar, um "pouco" para terra mais a sul e 0 a norte...


2 ou 3 eventos desses até Março e o Algarve atesta as barragens novamente.
A Serra Algarvia é uma autentica esponja com estas cut-off's.

Mas claro, o ideal era dar para todos
 
2 ou 3 eventos desses até Março e o Algarve atesta as barragens novamente.
A Serra Algarvia é uma autentica esponja com estas cut-off's.

Mas claro, o ideal era dar para todos

O Sotavento, também sairia beneficiado e com vento médio de SE a rondar os 50 km/h, era um regalo para os nossos olhos e com trovoadas potentes. Se saísse, um final de década tipo final anos 80 devia ser lindo. :huhlmao:

O ECM, já vem mostrando essa tendência já alguns dias, o meteograma do GFS já coloca também qualquer coisa, na anterior cut-off, o ECM foi o 1º a ver e agora também já vê, aliás nos mapas apresentados na previsão mensal, que este site apresenta http://www.met.hu/en/idojaras/elorejelzes/europai_elorejelzes/ para o acumulado seja superior à média no sul, só pode ser com cut-off.

Essa cut-off, vai ser a chave mestra quem sabe da alteração do estado do tempo, não vou dizer mudança de padrão que é mais complicado, mas a cut-off tem que descer em latitude como mostra o ECM se não descer o AA tem sempre forma de aparecer.

Meteograma para Olhão (saída das 12):



Embora, a saída do ECM seja fora do mapa:

graphe_ens3_omf1.png
 
Última edição:
Um bocadinho mais a nordeste mas nada que faça perder o sono tendo em conta os dias que faltam.

EDM101-240_hxg2.GIF


Persiste a possibilidade de surgirem perturbações a oeste da PI. Relembro que o litoral norte deverá ser o mais beneficiado. O centro-sul poderá ter pouco ou nada.

AyffOg8.png


Hibernem todos e voltem a olhar para os modelos na 2ª :p
 
Incerteza a 120h.

xkJeYpO.gif


Pelo GFS a depressão fica persistentemente em posição desfavorável relativamente aos Açores. Eventualmente poderia ocorrer alguma trovoada e uma tromba d'água especialmente no G. Oriental.

Pelo ECM, a depressão, antes de se dissipar, aproxima-se o suficiente das ilhas e a linha de instabilidade associada gera chuva localmente forte.

P5AQH2Xl.jpg
 
  • Gosto
Reactions: joselamego