Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Novembro 2018

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Contudo aquilo que se está a passar, e a previsões apontam para que continue a Noroeste será isso mesmo, parece.me!
Rb61YqA.gif

A pluma tropical que afetará o continente está neste momento ao largo da costa leste da América do Norte.

A erosão da crista anticiclónica a este do Canadá e o deslocamento do núcleo anticiclónico para sudeste da atual posição devem começar mais logo, eventualmente estabelecendo a circulação zonal e transportando o ar húmido para a Ibéria.

Frentes com ar tropical são recorrentes na Ibéria mas o que se pode considerar 'rio atmosférico' só ocorrerá entre os dias 9-11. A partir do dia 11, e como escrevi, a crista anticiclónica ao largo do Canadá regressa e a circulação zonal termina. Na Ibéria continuará a haver os 'restos' do ar húmido (que podem provocar precipitação quiçá relevante) mas já não há 'rio atmosférico' propriamente dito.

Última edição:
Grande preponderância de um potente Anticiclone na Sibéria durante este mês que estamos e que poderá se prolongar para o próximo mês. Nenhum modelo neste momento indica um inverno chuvoso mas tb não se espera demasiado seco.
Domingo será o dia mais chuvoso desde o início do ano hidrológico.
Para o sul neste momento pouca chuva está prevista e para os próximos 15 dias ... Não se espera grandes alteracoes

E a previsão da chuva para Domingo parece que já não muda muito.
Em Peniche vou ter uma boa carga.

Não temos tópico de "a 3 dias" para novembro?

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Grande preponderância de um potente Anticiclone na Sibéria durante este mês que estamos e que poderá se prolongar para o próximo mês. Nenhum modelo neste momento indica um inverno chuvoso mas tb não se espera demasiado seco.
Domingo será o dia mais chuvoso desde o início do ano hidrológico.
Para o sul neste momento pouca chuva está prevista e para os próximos 15 dias ... Não se espera grandes alteracoes

Eu teria mais cautela com previsões tão longínquas.

A previsão do GFS:

21236193_S3WL4.jpeg

respectivo meteograma para Olhão: