Previsões médio prazo (Fevereiro 2016)

quanto ao evento que se aproxima entrada fria de sexta feira na minha opiniao é o seguinte
primeiro vai chover bem depois com a entrada de ar mais frio a queda de precipitaçao escassa isto só para
o litoral bai estar bom mas como o litoral fica bem perto do mar nem com cotas de 0 pode haver neve enfim o mais triste
é todo o interior norte e centro durante sexta e sabado cotas a variar 200 400 500m sem nenhum pico de gotas:buh:
agora a previsao vai estar:cold:com isos entre -6 a -4 na madrugada de sabado :bombar:
 
Informação especial

Comunicado válido entre 2016-02-24 19:07:00 e 2016-02-28 23:59:00
Assunto: TEMPO FRIO, COM CHUVA, NEVE, VENTO E ONDAS

A partir de sexta-feira dia 26 e durante o fim de semana, prevê-se um agravamento do estado do tempo, com a ocorrência de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão por vezes fortes, e que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoadas. Haverá uma significativa queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, e a cota baixará gradualmente a partir da tarde de sexta-feira, para 400/600 metros de altitude. No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para os 200/400 metros no Minho até ao início da manhã. O vento tenderá a aumentar de intensidade, a soprar de noroeste forte no litoral com rajadas até 80 km/h e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h em especial nas regiões Centro e Sul.

Observar-se-á uma descida significativa dos valores da temperatura a partir da tarde de sexta-feira. Os valores mínimos no fim de semana deverão variar entre 3 e 6ºC, sendo inferiores nas regiões do interior Norte e Centro, a variar entre ?6º e 0ºC. Os valores das temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 10/12ºC, e nas regiões do interior Norte e Centro deverão ser mais baixos, não ultrapassando os 6ºC. No Domingo, deverá ocorrer uma pequena subida da temperatura máxima.

Salienta-se ainda o efeito do vento associado às baixas temperaturas, facto que se traduzirá em desconforto térmico.

Prevê-se ainda agitação marítima forte, com a altura significativa da ondas na costa ocidental a variar entre 5 e 6,5 metros de altura, no fim de semana.

Para mais detalhes sobre a previsão e os avisos meteorológicos para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/
 
A saída das 12z do ECMWF deslocou as coisas ligeiramente para leste embora não de forma problemática. É bom que se fique por aqui nesse tipo de alterações.
Para compensar repôs algum frio em altura que tinha tirado na saída anterior.

E quanto a precipitação como estão as coisas??? Continua a sangria no interior do país ou há novidades??
 
  • Gosto
Reactions: actioman
Efectivamente, es un producto que ya tiene una cierta antigüedad. No obstante AEMET no ha vuelto a liberar ninguno de sus mapas de probabilidad de nevadas. A ver si lo hace pronto. En cuanto actualicen lo cuelgo en este tópico :thumbsup:

NOTA: Dejo colgados los 3 mapas de viernes-domingo (el del lunes no es tan interesante para Portugal) generados por AEMET hace 24 horas para comparar con posteriores actualizaciones:

Cb6L2IRWIAA7Obb.jpg:large


Cb6L2I-WEAE3dkh.jpg:large

Cb6L2IcWwAAtm-t.jpg
Qual o lnk para estes mapas? Obrigado
 
  • Gosto
Reactions: dopedagain
Uma pergunta.
Sendo que Barcelos cidade tem 30 mts de altura mas a minha casa 250 é provável que faça diferença?
Neve em minha casa e não na cidade?
Obrigado
 
Não está famoso em nenhum modelo. Mas não desistiria de ter esperança, modelos globais nem sempre vêm convecção moderada

Muito obrigado Vince. O WRF só será actualizado amanhã?? Já dei um vista de olhos ao Meteociel e no modelo WRF NMM 10 kms surge uma pequena luz no fundo do túnel para o Alto Alentejo no sábado

stoQFB4.png


E o Arpege também anima um pouco o pessoal
jn1uVHj.png
 
Última edição:
A saída das 12z do ECMWF deslocou as coisas ligeiramente para leste embora não de forma problemática. É bom que se fique por aqui nesse tipo de alterações.
Para compensar repôs algum frio em altura que tinha tirado na saída anterior.


Sábado T500 para as 12z (saída 00z vs. saída 12z)

A run das 18Z mete as coisas um pouquinho mais para Este ainda...

WgBGwK4.png


Consequentemente, a chuva também entra mais um pouco além do litoral... Aqui para Monchique é que as coisas já estiveram mais engraçadas em termos de frio e chuva... :)

MYBojpU.png


Ainda vai é tudo acabar apenas na Serra da Estrela e em Espanha... ahah

Acho que a partir da saída das 12Z de amanhã é que isto começará a ser decisivo...
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e actioman
Modelos de previsão global, como o GFS e o ECMWF, não prevêem de forma correcta precipitação convectiva. Mais perto da hora convém consultar os mesoscalares (o melhor na minha opinião é o WRF da MeteoGalicia). NEste momento, e vale pouco a esta distância, a precipitação acumulada durante todo o dia de sábado é a seguinte:

p7u8hzi.png


Mais de metade do interior do país com mais de 5 mm de precipitação. E este modelo nem sequer prevê qualquer depressão secundária a atravessar o país, que espero que não se forme porque iria subir as cotas para valores completamente normais (800/1000 m). Deverá entrar a -36ºC a 500 hpa até ao Alentejo, o geopotencial é baixíssimo, haverá algum CAPE, o LI deverá ser negativo, é mais do que suficiente para garantir uma boa série de aguaceiros convectivos sem haver necessidade de se formar qualquer depressão secundária.

PS: Neste momento o output do ECMWF apresentado pela WeatherBell tem alguma (pouca) neve prevista para as serras da Grande Lisboa e alguns pontos do Alentejo. Não conheço a fiabilidade deste output, nem sei se é da responsabilidade da WeatherBell ou do Centro Europeu. Mas é possível, há que ter esperança...
 
Última edição: