cova beira
Nimbostratus
situação muito interessa para final da semana que vem
A probabilidade para dia 10 ainda é muito subjectiva... Previsões superiores a 3 dias são muito falíveis..Boa tarde. Depois de ver os modelos, e tendo uma actividade dia 10 no Gerês, a probabilidade de chuva diluviana já é praticamente 100% precisa?
Obrigado
Saída fora do contexto, por isso é uma saída de sonho...ECM a inventar uma cut-off a sul do Algarve a partir das 192 horas. ECM a fazer sonhar os algarvios.
A partir do dia 12/13 há uma tendência de mudança de padrão com a chegada do tempo mais frio e seco. Diminuição das temperaturas. No entanto a cada RUN as coisas alteram-se. Tudo um pouco volátil na minha opinião. No site do IPMA dá a tal descida de temperatura e consequente diminuição de precipitação a partir do dia 12. O GFS vai seguindo este padrão que vai alterando em cada RUN. Vamos ver o que as próximas saídas nos vão mostrar. Gato escaldado de água fria tem medo...
Mas olha que o IPMA mantém a probabilidade de precipitação acima da média para o Norte até praticamente ao fim do mês.
Achao que se cair precipitacao pode nevar?É natural. Eu apenas estou a ver até dia 15. Se reparares há uma tendência de diminuição de precipitação a partir do dia 12 e aumento de frio. Para ser mais concreto apenas estou a falar até dia 15. Penso não estar errado que a partir do 12 poderá haver o desagravamento no que concerne à precipitação mas que pode ser pontual e voltar novamente este padrão de chuva.
Eu como não ligo muito aos modelos a mais de 1 semana e mesmo assim....por exemplo o GFS na ultima saída tirou todo o frio a partir do 12 e acentuou a chuva.
Posso estar errado ao analisar os modelos mas as coisas parecem estar um pouco incertas a partir do 12/13.
Por exemplo aqui para Braga entre o 12 e 15 dá máximas entre os 9 e 10 e mínimas entre os 0 e os 5, com possibilidade de alguma chuva, mas não tanto como a que está a cair agora. Se calhar amanhã já muda.