Previsões médio prazo (Janeiro 2016)

• Thread starter Thread starter qwerl
  • Data de início Data de início
Aqui, fica um meteograma de Verão. Sim, de Verão porque de Verão está tão recto como agora. :huhlmao:

graphe4_1000___-7.83_37.01_.gif

Talvez, Fevereiro seja mais animado que Janeiro.
Sinceramente acho que a 1ª quinzena de Janeiro já deu o que tinha a dar para o mês todo :D Talvez mais dois dias ou três de chuva era bom para ultrapassar a média de precipitação abaixo do sistema Montejunto-Estrela, mas nada de mais. Acho que todos concordam que o AA em Janeiro é certo (tendo em conta que nos últimos anos foi quase exagero de AA)

aos poucos e poucos o GFS parece querer meter o regresso da chuva pra estes lados na próxima semana.. nada de especial mas pelo menos já é qualquer coisa.
Algo interessante nesta run das 18h ali para dia 26 mas ainda a muitas horas de distância portanto vale o que vale...

• Gosto
Reactions: TiagoLC e lserpa
Probablemente Menorca (y algo Cataluña) sea el único sitio del conjunto Península Ibérica + Archipiélago Balear en el que nos vamos a enterar algo (muy poco, eso sí) de la gran entrada fría de Europa Central y Oriental de estos (y próximos) días:

289wzfm.jpg

2nvggo1.jpg

O GFS continua a insistir numa cut-off em meados de Fevereiro. A distância temporal tira a fiabilidade, mas como já se tem previsto há algum tempo, decidi postar. Não é todos os dias que se vê uma entrada de Sudoeste/Oeste. Acho que todos sabem o que acontece quando um menino destes resolve aparecer.:D:trovao:
uTDP0vdl.jpg

2xwmhdxl.jpg

Última edição:
Lá para o final da semana há que tem em atenção esta frente quase estacionária com ondulações:

dSCs0JKl.gif

O cavado perde força em altitude, o que se traduz uma intrusão de ar frio sobre ar quente vindo de sul/sudoeste. A humidade é muito irregular e há muito CAPE:

iNXtK0r.png

Neste momento há condições para aguaceiros dispersos e pontualmente fortes. A trovoada poderá também ser dispersa e frequente.