Previsões médio prazo (Outubro 2015)

Estado
Fechado para novas mensagens.
persistem as altas pressões no centro da europa em bloqueio obrigando as frentes polares a criaram um caminho que passa pelo nosso país. Novembro vai continuar com chuva e ainda bem.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
persistem as altas pressões no centro da europa em bloqueio obrigando as frentes polares a criaram um caminho que passa pelo nosso país. Novembro vai continuar com chuva e ainda bem.

Eu não tenho tanta certeza disso... o GFS por exemplo mete pouca ou nenhuma precipitação para a primeira metade de Novembro! mas como este modelo anda a falhar ultimamente pode ser que não seja assim...

O Pico poderá receber, penso eu mas os habitantes das ilhas vizinhas como o @lserpa saberão mais que eu, a primeira neve, ou vestígios dela, do ano:

G3PXeXs.png

yRRFJN0.png

@Orion, tenho estado a acompanhar essa possibilidade, pois sexta feira haverá um trail run na Montanha do Pico e tenho andado a dar umas notas a um desportista que irá participar.
De quinta para sexta feira haverá uma boa probabilidade que isso aconteça e a run das 12utc do GFS veio reforçar bem isso... Outro modelo, mountain forecast, aponta para possível queda de neve a partir dos 1500 metros. Aos 2000 prevê 9cm de acumulado... Na pratica e por experiência própria, esse valor será provavelmente muito maior
6eac4f2d57fd1b6842b1f54bae17b17c.jpg

Vamos acompanhar e ver se haverá o primeiro nevão de jeito :)
Mesmo assim a entrada da iso0 ainda está muito vulnerável... Espero que se aguente

@Orion, tenho estado a acompanhar essa possibilidade, pois sexta feira haverá um trail run na Montanha do Pico e tenho andado a dar umas notas a um desportista que irá participar.
De quinta para sexta feira haverá uma boa probabilidade que isso aconteça e a run das 12utc do GFS veio reforçar bem isso... Outro modelo, mountain forecast, aponta para possível queda de neve a partir dos 1500 metros. Aos 2000 prevê 9cm de acumulado... Na pratica e por experiência própria, esse valor será provavelmente muito maior
6eac4f2d57fd1b6842b1f54bae17b17c.jpg

Vamos acompanhar e ver se haverá o primeiro nevão de jeito :)
Mesmo assim a entrada da iso0 ainda está muito vulnerável... Espero que se aguente

Off-Topic: Não deixava de ser irónico, nevar antes nos Açores do que no Continente :lol: :cold: Para quem já praticou trail, após um nevão irá ser uma prova bem dura ;) Os participantes terão de usar equipamento adequado, pois o risco de hipotermia é muito elevado

• Gosto
Reactions: Thomar e lserpa
Off-Topic: Não deixava de ser irónico, nevar antes nos Açores do que no Continente :lol: :cold:

Seria mas não vai nevar. A 700 metros estará muito frio:

GixrWbe.gif

Mas o oceano ainda está muito quente:

6zh0KAu.png

Neve só mesmo na montanha do Pico. O que não quer dizer que nos pontos mais altos das ilhas não faça um frio gélido. Escrito isto, a anomalia negativa na temperatura do oceano a norte do arquipélago pode, dependendo da posição do anticiclone, trazer alguma surpresa a meio do inverno.

• Gosto
Reactions: lserpa e vamm
Seria mas não vai nevar. A 700 metros estará muito frio:

GixrWbe.gif

Mas o oceano ainda está muito quente:

6zh0KAu.png

Neve só mesmo na montanha do Pico. O que não quer dizer que nos pontos mais altos das ilhas não faça um frio gélido. Escrito isto, a anomalia negativa na temperatura do oceano a norte do arquipélago pode, dependendo da posição do anticiclone, trazer alguma surpresa a meio do inverno.
Definitivamente, será só na montanha do Pico e a última saída veio mais seca.
Apesar de modelar a iso0 aos 1300 metros, com a água na maneira que está deve empurrar a cota 200 ou 300 metros mais para cima...

Estado
Fechado para novas mensagens.