Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Fevereiro 2024

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Rajadas máximas, até 6ª às 2h, UKMO 18z

dI3037U.png


Litoral de Sintra-Cascais tem ali junto à costa uma zona com mais de 100 Km/h, Cabo Carvoeiro também. No Norte, é o litoral de Braga que tem 100Km/h, mais do que Viana do Castelo.
Não há até esta hora alteração dos Avisos emitidos às 19:11.

Mas o WRF-2Km 18z não põe valores tão altos:
nC1PT9R.png


O ICON-EU 21z tem uma distribuição semelhante entre os dois modelos, mas põe uma área de 100 Km/h na zona da boca do Tejo, entre as costas de Cascais e Caparica; Viana do Castelo tem a faixa litoral mais atingida:
C1t8CpU.png


ARPEGE 18z
Bd7r9CL.png
 
Acumulado diário previsto para hoje (UKMO 00z).

Algumas "ilhas" notáveis:
> 80mm nos cimos das Serras do Gerês e Cabreira
>70mm Serras de Arestal, Caramulo e Lousã
>60mm em grande parte da AML norte, incluindo Lisboa central e ocidental até Sintra; também Palmela, São Mamede, Estrela e Malcata.

No Algarve, Serras de Monchique e Caldeirão podem receber > 40mm.


QwWwVfo.png


7sKxalO.png
 
Última edição:
O WRF-2Km dá um ênfase tão grande ao efeito da orografia que o mapa de acumulados mais parece um mapa de altitudes relativas:

XZqujVK.png


BFkIBEL.png


Menos de 5mm nas zonas deprimidas do Litoral Centro e Interior Norte e Centro, com algumas áreas a nem sequer receberem 2mm.

Será interessante verificar depois os acumulados reais.
Note-se o pormenor de a Fóia em Monchique receber 150mm em 24 horas e no Norte as nascentes do Paiva ou a Serra de Arga com 200mm.
 
Última edição:
Karlotta vai gerar um núcleo satélite de baixa pressão 985hPa passando no extremo noroeste do território do continente, ao início da tarde de amanhã!

MetOffice_20240208_0209-12h_T+24.gif

Estas situações de geração de centros satélite é bastante imprevisível, neste caso entre as saídas das 00z e das 12z a situação modificou-se.
Ver a carta anterior a 36 horas para a mesma hora:
MetOffice_20240208_0209-12h_T+36.gif
 
Última edição:
Até 3ªfeira, Dia de Carnaval, persiste o fluxo de WSW.
Movimento muito rápido dos sistemas frontais nesta forte corrente, os intervalos de 24 horas nas três últimas cartas (12h de Domingo, 2ª e 3ª) quase não dão para perceber o seu trajecto e evolução, especialmente entre a 2ª e a 3ªfeira.

A madrugada/manhã de Domingo verá a entrada répida da frente quente do sistema frontal que sucede à crista anticiclonica de Sábado à tarde/noite. Tarde de Domingo passada no sector quente desse sistema que será fechado por uma frente fria ainda mais rápida, a hora dessa ocorrência poderá ser ao fim da tarde/início da noite.
Este sistema frontal, 24 horas depois, já estará... sobre a Tunísia, na 2ªfeira às 12h.

Na 2ª, naquela corrente forte de WSW, o prolongamento em frente quente, da frente fria sobre o a costa mediterrânica do norte de África, estará ao meio dia prestes a reentrar no continente pelo Barlavento. Irá formar uma "onda", um sector quente que nas 24 horas seguintes entrará rapidamente em oclusão. É o que resta dessa frente oclusa que aparece na carta de 3ªfeira cruzando o Alentejo.

 
Nova superfície frontal fria a chegar ao Litoral. Notável "injeção" de ar frio neste pequeno núcleo secundário que deverá entrar pelo Litoral Norte durante a tarde.
sThJHDr.png

1y4uJ9m.png
 
O ARPEGE está optimista quanto à queda de neve para amanhã, em especial na zona do Gerês/Montalegre.


Precipitação não vai faltar segundo o modelo:

wmZL8lq.jpeg


E mesmo o GFS também está optimista quanto a neve:

bm5AKbl.jpeg


sxkZdqT.jpeg


Já o ICON nem por isso:

Etr0TvA.jpeg


Em todos os casos, e a ocorrer, será sempre nas terras altas do Norte/Centro como indica o IPMA, resta saber é a quantidade :unsure:
 
Última edição:
O ARPEGE está optimista quanto à queda de neve para amanhã, em especial na zona do Gerês/Montalegre.


Precipitação não vai faltar segundo o modelo:

wmZL8lq.jpeg


E mesmo o GFS também está optimista quanto a neve:

bm5AKbl.jpeg


sxkZdqT.jpeg


Já o ICON nem por isso:

Etr0TvA.jpeg


Em todos os casos, e a ocorrer, será sempre nas terras altas do Norte/Centro como indica o IPMA, resta saber é a quantidade :unsure:

Existe a possibilidade de amanhã a cota de neve estar abaixo do esperado devido ao frio que vai acumular na próxima noite, o gfs tem vido a baixar bastante a cota nas últimas runs o europeu não tem acompanhado, vamos aguardar
 
Parece que, depois de uma semana de Carnaval meio húmida em quase todo o país, a última semana de fevereiro trará uma sinóptica de corrente de noroeste que irá beneficiar maioritariamente o norte do país, enquanto que o sul (Baixo Alentejo e Algarve) pouca chuva verá. :angry:
kRuTJGbh.png


De facto, no Sotavento Algarvio, é bem provável que a última chuva deste mês de fevereiro seja nesta próxima quinta-feira, com a passagem de uma superfície frontal durante a tarde e que deverá acumular até 5 mm. :rain:
p7rkWQ1h.png