Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Janeiro 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Só não seria bug se amanhã ou seja já hoje 29 de Janeiro de 2006. Mas fora de brincadeira claramente me parece um bug oxalá não fosse. Estava agora a lembrar-me de um evento no dia 27 de Fevereiro de 2013 também houve por aqui relatos de queda de neve por aqui perto algo que não seria muito espectável acontecer nesse dia. Não sei se o tipo de entrada seria algo parecido. O que é um facto é que amanhã será junto ao litoral que haverá mais complexidade de tempo principalmente do vento e uma das serras mais altas que fica próximo do litoral é a Serra de Aires e Candeeiros.
Essa entrada de 2013 foi continental eu lembro-me bem. Previa-se neve acima dos 200/400 metros. Exatamente 3 anos depois nevou em Fátima mas com mais consistência, aí já foi uma entrada marítima mas muito fria.

Enviado do meu 23108RN04Y através do Tapatalk

Perdoem o offtopic, mas é na sequência do que já foi dito.
Relativamente às notícias, é quando falam de algo que minimamente dominamos, que percebemos que o objectivo não é informar mas sim debitar informação/captar atenção. A veracidade e rigor pouco ou nada interessam hoje em dia. O mais importante é apenas "chegar primeiro".

Bom dia,

De facto é incrível como em Portugal, as pessoas não percebem nada de meteorologia claro está por estas e outras informações falsas da comunicação social. A minha mãe ligou toda a assustada a dizer que tinha visto na televisão dizerem que o vento ia estar a 160km/h eu disse para não se preocupar pois isso é de facto falso.
Até em Espanha se faz um muito melhor serviço público de meteorologia do que em Portugal.
As pessoas só ligam às aplicações do tempo que também têm dados completamente erráticos. E olham para os bonequinhos com nuvens e sol e pronto.
Isto de facto e para haver uma melhor literacia ao nível do tempo, há que mudar a forma de pensar como estamos a informar as pessoas.

Desculpem off-topic e o desabafo mas isto desde ontem que me tem estado a fazer bastante comichão.

Esta manhã ouvi na rádio esse disparate.

Rajadas (pouco) acima de 100 km/h só eventualmente nas terras altas e litoral norte.
No restante território, serão no máximo 70/80 km/h, podendo chegar aos 90 no litoral a norte do cabo raso.

Uma situação de alguma relativa severidade, mas comum em todos os invernos.

Problema: Criou-se um padrão de informação meteorológica do "rápido" e "minimalista".
A propria CNN PT apresentava as previsões de tempo em 30 segundos, conseguiu a proeza de reduzir para uns 20...

Meteorologia é tema que só é tratado para a comunicação social, como um não assunto. Excepto quando quando há "problemas"... e aí exageram.

A temperatura á superfície está a subir a cada nova saída.... hmm..estou a ver que vamos ficar a ver navios novamente cá em baixo...
d97c249679ab5ac9c1c59b73d314a34f.jpg

Enviado do meu 23108RN04Y através do Tapatalk
A esperança já se foi toda. A última saída vai atrás dos outros modelos com temperatura nos 6⁰C, cota nos 1000 metros. Next.

• Gosto
Reactions: joselamego e Kaya