Duarte Sousa
Moderação
IPMA a colocar 44ºC amanhã em Lisboa 
Imagens para mais tarde recordar...

Acho que neste momento já se pode afirmar que hoje Lisboa não chegará aos 40°C (ao meio dia ambas as EMA estavam abaixo dos 30, não deverão passar dos 35), e vejo muito improvável que amanhã se atinjam os 44°C. Pelo menos nenhum modelo o prevê...IPMA a colocar 44ºC amanhã em Lisboa
![]()
![]()
![]()
Acho que neste momento já se pode afirmar que hoje Lisboa não chegará aos 40°C (ao meio dia ambas as EMA estavam abaixo dos 30, não deverão passar dos 35), e vejo muito improvável que amanhã se atinjam os 44°C. Pelo menos nenhum modelo o prevê...
Peripécias de uma cut-off
Não sei até que ponto Lisboa vai chegar aos 44ºC, GFS já tirou tudo... nem aos 38ºC dá.
Depende do momento em que o vento de sul corta a lestada, isto parece alargar-se para uma faixa de Leiria e Santarém.
AROME cortou o calor todo na faixa Lisboa-Leiria, diferença abismal da saída das 00z que dava +46ºC para o Ribatejo todo:
![]()
Isso não seria nada bom para o incêndio de Aveiro...Tenho reparado nos modelos que sigo mais têm vindo colocar à algumas saídas um aumento de temperatura junto com o aumento do vento nesta próxima noite.
Ainda aparecem várias zonas acima dos 32°C, algumas acima dos 34°C e vê-se uma ou outra pelos 36°C, como na zona do Porto.
O Arome até prevê umas pequenas manchas de precipitação vinda das nuvens que estão previstas passar durante a madrugada juntamente com umas rajadas mais fortes provocadas por elas. Será que poderá haver um heat burst?
Previsão do Arome
Precipitação:
![]()
Nuvens:
![]()
Rajadas:
![]()
Temperatura:
![]()
Previsão de temperatura do Arpege onde também se nota esse aumento:
![]()