Davidmpb
Super Célula
Ainda há dúvidas, o final do mês vai ser quente, e há possibilidade que as temperaturas rondem os 40°c nos pontos mais quentes, a ver vamos se confirma.Neste momento nada de calor excessivo previsto.
Ainda há dúvidas, o final do mês vai ser quente, e há possibilidade que as temperaturas rondem os 40°c nos pontos mais quentes, a ver vamos se confirma.Neste momento nada de calor excessivo previsto.
Com sorte, ainda bate recordes. Tem sido assim em todos os meses, está 8 e passa para 80, até Janeiro foi e teve direito a onda de calor e tudo. Veremos se ainda não sai uma noite tropical.Ainda há dúvidas, o final do mês vai ser quente, e há possibilidade que as temperaturas rondem os 40°c nos pontos mais quentes, a ver vamos se confirma.
Perceberam?Veremos se esta previsão resiste sequer à próxima saída.
Hoje, ainda mantém a previsão de 39°C em Alcoutim para dia 30, aqui baixou ontem previa 35°C e hoje 32ºC.Previsão IPMA 10 dias de ontem à noite:
39ºC previstos para Alcoutim; 38ºC para Coruche, Portel, Reguengos, Castro Verde, Moura e Mértola; 37ºC, 36ºC e 35ºC em abundância. Tudo isto ainda antes do fim do mês, principalmente dias 30 e 31. As piores previsões de há dias atrás a serem ultrapassadas.
Esta flutuação tem sido constante, sobe e desce de dia para dia, mas quando sobe a variação é maior do que quando desce, um fenómeno ondulatório com tendência ascendente.Hoje, ainda mantém a previsão de 39°C em Alcoutim para dia 30, aqui baixou ontem previa 35°C e hoje 32ºC.
No padrão oscilatório que tem vindo a ser evidente, depois da descida ontem hoje seria de esperar uma subida. Também é visível que a data do pico da onda de calor tem sido empurrada mais para o fim do mês, mas com alguma resistência em entrar pelo Junho adentro.Fim do mês escaldante , segundo as previsões automáticas no site do IPMA, Coruche e Reguengos com +40ºC no dia 31 e Alcoutim no dia 30.
Informação especial |
Comunicado válido entre 2024-05-28 17:37:00 e 2024-05-30 23:59:00 |
Assunto: Tempo quente em Portugal continental |
A partir de dia 28 de maio, o estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental. Para os próximos dias, prevê-se uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, sendo de esperar valores acima de 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre 35 e 38°C no interior das regiões Centro e Sul. Assim, poderão vir a ser emitidos avisos de tempo quente pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões nos próximos dias. A temperatura mínima também irá aumentar, estando previstos valores entre 20 e 22°C na Beira Baixa, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio nos dias 30 e 31. A tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura durante o fim de semana, no entanto, os valores da temperatura máxima deverão ainda persistir elevados nos dias seguintes. O vento será do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde devido ao reforço do efeito de brisa e rodará para quadrante leste a partir fim do dia 30. No dia 30, a aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica aumentará temporariamente a instabilidade atmosférica, havendo assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano. Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com diversos concelhos do interior Norte e Centro, bem como na região Sul, a serem classificados com valores de PIR máximo ou muito elevado, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural. Este comunicado será atualizado caso se justifique. Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: IPMA - Previsão descritiva
www.ipma.pt
Instituto Português do Mar e da Atmosfera
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: IPMA - Avisos Meteorológicos em linha temporal
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar: IPMA - Perigo de Incêndio Rural (PIR) Continente
www.ipma.pt
|
Data de edição: 2024-05-28 17:37:56 |