Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Maio 2024

Ainda há dúvidas, o final do mês vai ser quente, e há possibilidade que as temperaturas rondem os 40°c nos pontos mais quentes, a ver vamos se confirma.
Com sorte, ainda bate recordes. Tem sido assim em todos os meses, está 8 e passa para 80, até Janeiro foi e teve direito a onda de calor e tudo. Veremos se ainda não sai uma noite tropical. :wacko:

Aqui, fica o meteograma bem acima da média para os próximos 10 dias:

graphe9_10000___-7.83_37.01_.gif


A saída do GFS até toca na ISO 25ºC... :wacko: Acabou-se o bom tempo vai começar o pesadelo...

Saída do ECM mais suave, a diferença é aonde vai cair a cut-off, se cai como mostra o GFS levamos com a brasa africana em cima, se sai como o ECM bem mais suave.
 
Última edição:
Previsões IPMA de 35ºC isolados mas espalhados pelos distritos a sul da cordilheira central com alguma interioridade (Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Faro).
Alguns 36ºC e dois locais com 37ºC (que podem ser simplesmente 36,5ºC): Coruche e Alcoutim.
Curiosamente, a ISO 20ºC aos 850hPa só começa a entrar no território no dia 29 à tarde, e deixará no dia 31. No entanto, a vanguarda da massa de ar quente chega no dia 28 (35ºC no vale do Tejo ribatejano, com 37ºC em Coruche) e esse será o dia mais quente nessa zona (segundo o IPMA). Calor rastejante?...
:intrigante:
 
Última edição:
Para além da precipitação fraca no Noroeste hoje, o GFS 18z só volta a pôr alguma a partir do dia 6, provavelmente convectiva de trovoadas.
Mas nem mesmo essa vai contemplar o Sul de forma minimamente significativa. É a continuação do "Verão" já instalado prematuramente nessa região.

PrecAcumul_20240509-18z_0609-18h.GIF


O conteúdo de água no solo anteontem já mostrava algumas zonas pontuais com valores inferiores a 20%.
A previsão para dia 29 aponta para um decréscimo gradual em todo o território, como é normal nesta época do ano, atingindo-se no concelho de Castro Verde os menores valores, inferiores a 10%, contrastando com a pequena área de maior altitude no Gerês, a única onde a capacidade de campo ainda irá manter-se preenchida.

Solo_20240524-00h.png
Prev-Solo_20240529-00h.png


Para além do Baixo Alentejo central e do Algarve, o vale do Tejo sobressai como uma da zonas a perder humidade no solo mais rapidamente, facto a que não é alheia a situação de continuar a apresentar os valores mais elevados da temperatura.

Pelo exemplo da evapotranspiração potencial do passado dia 23, que apresentou valores superiores a 5mm/dia para sul da cordilheira central, percebe-se que precipitação para essa região, que venha ainda ocorrer, só poderá considerar-se significativa se diariamente superasse aqueles valores.

ET0_20240523.png
ET0_20240524.webp


Edição: acrescentada a carta da evapotranspiração potencial do dia 24, onde se pode ver que os valores subiram para mais de 6mm/dia em grande parte do território sul/interior.
 
Última edição:
GFS 12z até dia 5 de manhã: precipitação praticamente nula em todo o território continental, ECMWF 12z está de acordo.

Dia 5 à tarde começam trovoadas pelo Sul e estendem-se a praticamente todo o território; duram até dia 8.
Acumulados mais significativos só para norte do Tejo, em especial no interior norte e centro e litoral norte.
Veremos se esta previsão resiste sequer à próxima saída. :rolleyes:

GFS-Acumul_20240526-12z_0605-12h.webp
GFS-Acumul_20240526-12z_0611-12h.webp
 
Previsão IPMA 10 dias de ontem à noite:
39ºC previstos para Alcoutim; 38ºC para Coruche, Portel, Reguengos, Castro Verde, Moura e Mértola; 37ºC, 36ºC e 35ºC em abundância. Tudo isto ainda antes do fim do mês, principalmente dias 30 e 31. As piores previsões de há dias atrás a serem ultrapassadas.
Hoje, ainda mantém a previsão de 39°C em Alcoutim para dia 30, aqui baixou ontem previa 35°C e hoje 32ºC.
 
Hoje, ainda mantém a previsão de 39°C em Alcoutim para dia 30, aqui baixou ontem previa 35°C e hoje 32ºC.
Esta flutuação tem sido constante, sobe e desce de dia para dia, mas quando sobe a variação é maior do que quando desce, um fenómeno ondulatório com tendência ascendente.
 
Fim do mês escaldante :calor:, segundo as previsões automáticas no site do IPMA, Coruche e Reguengos com +40ºC no dia 31 e Alcoutim no dia 30.
 
Fim do mês escaldante :calor:, segundo as previsões automáticas no site do IPMA, Coruche e Reguengos com +40ºC no dia 31 e Alcoutim no dia 30.
No padrão oscilatório que tem vindo a ser evidente, depois da descida ontem hoje seria de esperar uma subida. Também é visível que a data do pico da onda de calor tem sido empurrada mais para o fim do mês, mas com alguma resistência em entrar pelo Junho adentro.
 
Informação especial
Comunicado válido entre 2024-05-28 17:37:00 e 2024-05-30 23:59:00
Assunto: Tempo quente em Portugal continental
A partir de dia 28 de maio, o estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental.

Para os próximos dias, prevê-se uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, sendo de esperar valores acima de 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre 35 e 38°C no interior das regiões Centro e Sul. Assim, poderão vir a ser emitidos avisos de tempo quente pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões nos próximos dias.

A temperatura mínima também irá aumentar, estando previstos valores entre 20 e 22°C na Beira Baixa, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio nos dias 30 e 31.

A tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura durante o fim de semana, no entanto, os valores da temperatura máxima deverão ainda persistir elevados nos dias seguintes.

O vento será do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde devido ao reforço do efeito de brisa e rodará para quadrante leste a partir fim do dia 30.

No dia 30, a aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica aumentará temporariamente a instabilidade atmosférica, havendo assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano.

Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com diversos concelhos do interior Norte e Centro, bem como na região Sul, a serem classificados com valores de PIR máximo ou muito elevado, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural.

Este comunicado será atualizado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar:
Data de edição: 2024-05-28 17:37:56