StormRic
Furacão
A análise de superfície, passada, presente e futura não tem aparato especial, parece mais uma situação típica de anticiclone a dar a volta à península e a trazer a massa de ar do deserto, com alguma modificação.
Esta carta das 12h de hoje e previsão para as 24h seguintes é elucidativa, acho eu...A análise de superfície, passada, presente e futura não tem aparato especial, parece mais uma situação típica de anticiclone a dar a volta à península e a trazer a massa de ar do deserto, com alguma modificação.
Ir comentar antes do tempo tem dado azar pois quando chega a hora do evento começam os cortes e mais cortes por isso talvez não apeteça a muito gente comentar só mesmo em cima do evento. A saídas tem sido boas mas estes eventos quase em Abril não deve ser nada de extraordinário já existe muito calor diurno.Eu realmente estava a estranhar ninguém vir comentar nada, de facto eu vi algo mas como não sou expert, não queria levantar uma falsa lebre!!
Já se sabe que o cenário mais provável é sempre cortarem em cima da hora. Por estarmos numa estação de transição a margem de erro dos modelos é sempre maior, mas no entanto acho curioso que a maioria dos modelos insiste numa iso -2ºC aos 850hpa bem instalada, depois de uma semana de relativo calor, ao passo que no evento anterior o frio em altitude teve mais dificuldade em entrar no território mesmo após vários dias de frio instalado.Ir comentar antes do tempo tem dado azar pois quando chega a hora do evento começam os cortes e mais cortes por isso talvez não apeteça a muito gente comentar só mesmo em cima do evento. A saídas tem sido boas mas estes eventos quase em Abril não deve ser nada de extraordinário já existe muito calor diurno.
Já foi diversas vezes notado um problema com o produto de neve acumulada no centro europeu. O modelo expande muito a área de neve na sua malha, para zonas onde simplesmente não é possível acontecer.
São sempre conservadores, a aemet já dá cotas de 700m. Mas é compreensível pois já estamos na primavera, a radiação solar já é bem superior a janeiro. Se bem que ao haver mais energia podemos ter células pontualmente mais intensas levando à descida das cotas.O IPMA na sua descritiva, não é tão "otimista" nas cotas como no evento anterior!!