Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Março 2024

A análise de superfície, passada, presente e futura não tem aparato especial, parece mais uma situação típica de anticiclone a dar a volta à península e a trazer a massa de ar do deserto, com alguma modificação.
Esta carta das 12h de hoje e previsão para as 24h seguintes é elucidativa, acho eu... :hehe:

A_sfc_full_ocean_color_20240320-12h_cut.webp
 
Vai-se a ver e este março ainda vai ser um mês chuvoso no sul do país... :rain:
1FEs1Hfh.png


E com neve em cotas bastante reduzidas. :surprise:
G0Iza8rh.png


Tendo em conta a imprevisibilidade dos modelos típica desta altura do ano ainda não é possível ter a certeza do que realmente vai acontecer, mas o cenário modelado atual até nem está nada mau. :D
 
Eu realmente estava a estranhar ninguém vir comentar nada, de facto eu vi algo mas como não sou expert, não queria levantar uma falsa lebre!!
Ir comentar antes do tempo tem dado azar pois quando chega a hora do evento começam os cortes e mais cortes por isso talvez não apeteça a muito gente comentar só mesmo em cima do evento. A saídas tem sido boas mas estes eventos quase em Abril não deve ser nada de extraordinário já existe muito calor diurno.
 
Ir comentar antes do tempo tem dado azar pois quando chega a hora do evento começam os cortes e mais cortes por isso talvez não apeteça a muito gente comentar só mesmo em cima do evento. A saídas tem sido boas mas estes eventos quase em Abril não deve ser nada de extraordinário já existe muito calor diurno.
Já se sabe que o cenário mais provável é sempre cortarem em cima da hora. Por estarmos numa estação de transição a margem de erro dos modelos é sempre maior, mas no entanto acho curioso que a maioria dos modelos insiste numa iso -2ºC aos 850hpa bem instalada, depois de uma semana de relativo calor, ao passo que no evento anterior o frio em altitude teve mais dificuldade em entrar no território mesmo após vários dias de frio instalado. :confused:
A acompanhar, situação algo semelhante a 22 de março de 2017 quando tivemos cotas de neve de 300m.
 
Primeiro, compare-se as saídas 00z e 12z de ontem: claramente o ECMWF transfere para o Centro e Norte grande parte da precipitação que antes previra para o Sul; preenche melhor o Nordeste e esvazia um pouco o Sueste.


Acumulados até às 00h de Domingo 31 (o ECMWF prevê que a precipitação continue também pelo menos até 2ªfeira "das mentiras" :rolleyes:)
ECMWF_Acumul_20240321-00z_0331-00h.webp
ECMWF_Acumul_20240321-12z_0331-00h.webp


Depois, com o GFS 18z, o cenário já é mais habitual e, talvez, mais realista. Mas é a 18z...

GFS_Acumul_20240321-18z_0331-00h.webp
 
No Domingo à noite, a crista de altas pressões pelo norte da Península Ibérica desfaz-se para dar lugar a uma forte corrente de Noroeste.
A carta para 3ªfeira 26, já não deixa dúvidas de que vem novamente uma massa de ar polar, directamente da Gronelândia, acelerada por uma ciclogénese explosiva perto do extremo sul da grande ilha. Certamente com bastante neve. Simultaneamente o Anticiclone dos Açores afunda-se em latitude, movendo-se bem para sul dos Açores. É uma repetição do cenário que já ocorreu este mês.
 

Anexos

  • MetOffice_20240321_0325-12h_T+96.gif
    MetOffice_20240321_0325-12h_T+96.gif
    76.3 KB · Visto: 41
  • MetOffice_20240321_0326-12h_T+120.gif
    MetOffice_20240321_0326-12h_T+120.gif
    77.3 KB · Visto: 39
Última edição:
Isto começa a ficar interessante para a semana que vem, na terça-feira a neve estará de regresso a cotas parecidas às registadas no último evento :unsure:

p4Y9nus.gif



De resto, a semana da Páscoa deverá ter chuva, vento, algum frio e neve nas terras mais altas, assim como agitação marítima forte.

O principal evento com neve a cotas mais baixas será na madrugada ( a hora é boa para a entrada do frio e precipitação ) de terça-feira dia 26/03, mas, em princípio, não serão muito baixas, talvez nos 800/900 m. :unsure:
 
Última edição:
Neve para Sintra, Mafra, Torres Vedras??? LOL :lmao:

Ver anexo 10664
Já foi diversas vezes notado um problema com o produto de neve acumulada no centro europeu. O modelo expande muito a área de neve na sua malha, para zonas onde simplesmente não é possível acontecer.

Dito isto, neste momento, caso não haja alterações, será o evento com cotas mais baixas deste Inverno (?). São possíveis cotas de 600 metros localmente na região norte e centro, e não apenas no extremo norte. A zona da Serra de S. Mamede terá a cota por volta disso igualmente, o problema será a falta de precipitação no interior, a instabilidade estará muito mais junto ao litoral devido às águas mais quentes do oceano e convergência associada à "desaceleração" do vento provocada pela interface terra-mar (mais orografia). Mesmo na Serra de Monchique é possível ver alguma coisa, embora esteja muito no limite. Talvez num aguaceiro mais intenso, com sorte, pudesse cair uns flocos sem acumular, diria. Uma mudança impressionante, tendo em conta as temperaturas bastante altas apenas 24/48 h antes.
 
Última edição:
O IPMA na sua descritiva, não é tão "otimista" nas cotas como no evento anterior!!
São sempre conservadores, a aemet já dá cotas de 700m. Mas é compreensível pois já estamos na primavera, a radiação solar já é bem superior a janeiro. Se bem que ao haver mais energia podemos ter células pontualmente mais intensas levando à descida das cotas.