casr26
Cumulus
Só se for para a tua zona... Um modelo mostra +100mm vale do Sado, o outro mostra 20... Tudo a ver xD
Vá... não é preciso ser assim, eu tive o cuidado de referir que "parece-me relativamente seguro dizermos que deverá chover um pouco durante as próximas semanas" para todos os que são mais e menos sensíveis a esta temática de maior ou menor precipitação

Certo é que para muitos (a norte do sistema montanhoso montejunto/estrela) a precipitação será excessiva e para outros (a sul do mesmo sistema) deveremos ter quotas de precipitação que serão à partida claramente inferiores, algo recorrente.
Quanto aos modelos, temos a cada evento vários que podem servir para comparação, modelam as hipóteses possíveis com um conjunto de dados disponíveis, a meteorologia não é uma ciência exata nem de perto nem de longe, é sempre a velha cantiga da lotaria para perceber qual modelo está mais próximo do que realmente vai acontecer.
Por exemplo...o Yr.no que na noite de ontem foi um dos sites que mencionavam a possibilidade de termos cerca de 30-40mm de precipitação foi dos sites (não me refiro a modelos) que mais perto teve da realidade, no entanto por vezes colocam valores loucos com sucessivos cortes mesmo em cima da hora... agora tenho para esta zona do Cadaval/Bombarral valores desta ordem de grandeza... e se estes valores se confirmarem para dia 11, vão existir muitos problemas nesta zona, mas o tempo o dirá!
Anexos
Última edição: