Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Outubro 2024

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Só se for para a tua zona... Um modelo mostra +100mm vale do Sado, o outro mostra 20... Tudo a ver xD


Vá... não é preciso ser assim, eu tive o cuidado de referir que "parece-me relativamente seguro dizermos que deverá chover um pouco durante as próximas semanas" para todos os que são mais e menos sensíveis a esta temática de maior ou menor precipitação ;)

Certo é que para muitos (a norte do sistema montanhoso montejunto/estrela) a precipitação será excessiva e para outros (a sul do mesmo sistema) deveremos ter quotas de precipitação que serão à partida claramente inferiores, algo recorrente.

Quanto aos modelos, temos a cada evento vários que podem servir para comparação, modelam as hipóteses possíveis com um conjunto de dados disponíveis, a meteorologia não é uma ciência exata nem de perto nem de longe, é sempre a velha cantiga da lotaria para perceber qual modelo está mais próximo do que realmente vai acontecer.

Por exemplo...o Yr.no que na noite de ontem foi um dos sites que mencionavam a possibilidade de termos cerca de 30-40mm de precipitação foi dos sites (não me refiro a modelos) que mais perto teve da realidade, no entanto por vezes colocam valores loucos com sucessivos cortes mesmo em cima da hora... agora tenho para esta zona do Cadaval/Bombarral valores desta ordem de grandeza... e se estes valores se confirmarem para dia 11, vão existir muitos problemas nesta zona, mas o tempo o dirá!

Sem Título.jpg
 

Anexos

  • Sem Título.webp
    Sem Título.webp
    10 KB · Visto: 42
  • Sem Título.webp
    Sem Título.webp
    10 KB · Visto: 50
Última edição:
jetstream.jpg


Boa noite.

Esta é a imagem de previsão da corrente de jato às 6h de amanhã, dia 9.
Será uma hora aproximada à passagem mais próxima do ex-KIRK junto da Península (pode mesmo passar em cima da zona norte galega).
Parece haver algum forçamento em altitude para que passe mais próximo de nós.

Carta de pressões do ECMWF para a mesma hora,

ex-kirk.png

Na zona Oeste desta depressão há muito vento em altitude (na imagem de corrente de jato há vento acima dos 100 km\h), o tal forçamento que poderá levar ao aumento da intensidade ao final da madrugada\início da manhã.
Veremos o que sucede, os ingredientes estão "bons" para um evento potencialmente marcante.
 
Vários cenários meso de rajadas para o final da próxima madrugada/início manhã a quando da passagem do Kirk extra-tropical ligeiramente a norte da Galiza rumando depois a França.
À medida que o ciclone for passando a norte a fase de vento mais intensa começará de sul-sudoeste rodando depois para oeste e os efeitos sentir-se-ão de forma diferente conforme a maior exposição a esses quadrantes. Falando do norte e centro do país. Cenários de rajadas, e não vento médio.

8QUqzlz.png
 
Última edição:
Após a frente desta segunda, deverão passar três depressões em Portugal nos próximos 10 dias: :uau:

- a primeira, já amanhã, associada ao ex-Kirk. Será bastante potente a norte, com ventos fortes previstos, muita precipitação e ondulação forte, mas a sul da Cordilheira Central deverá ser um evento de outono relativamente banal. :rolleyes:
9lk4ZD6h.png


- a segunda, na sexta e no sábado, que deverá trazer bastante precipitação a todo o país, inclusive ao sul. É uma depressão isolada (gota fria) que se forma a partir dos restos do Kirk. Ainda há alguma incerteza em relação ao acumulado previsto mas a média do ensemble continua estável há já alguns dias, e os valores previstos não são nada maus. :rain:
OTgApVDh.png


- a terceira, na próxima quarta, será uma tradicional frente fria. Ainda falta uma semana portanto veremos no que é que dá, pois as previsões até lá ainda podem mudar bastante. :unsure:
lzNfbfzh.png
 
GFS 12z não é tão intenso quanto às rajadas, 90 Km/h no litoral norte, mas é um modelo de baixa resolução.

GFS-rajadas_20241009-06_18-289SP.GIF


UKMO 12z tem rajadas superiores a 100 Km/h no litoral de Matosinhos para norte e Alto Minho com até 110Km/h nas serras do PNPG.
UKMO-12z-rajadas_20241009-13.png


O ICON 12z mete rajadas, nos cimos das serras, que podem atingir >120Km/h no Litoral Norte e também na cordilheira central.
ICON-12z-rajadas_20241009-13.png
 
O percurso da ex-Kirk, segundo o MetOffice/UKMO, as 12 horas já passadas e as
24 horas seguintes:

Ver anexo 14881
Pelo que vejo coloca o centro da tempestade precisamente em cima da Corunha.
Se se confirmar o pior do vento estará guardado para a zona de fronteira Galiza\Alto Minho, sendo de esperar vento muito forte mais a sul, presumo até distrito de Aveiro.
 
Pelo que vejo coloca o centro da tempestade precisamente em cima da Corunha.

Configuração algo perigosa, logo abaixo do centro serão de esperar ventos bastante fortes, talvez um pouco acima dos 100 km/h de rajada no litoral de Aveiro para cima, e claro, superiores nas terras altas.

Será que vai ocorrer sting jet ? :unsure:
 
Configuração algo perigosa, logo abaixo do centro serão de esperar ventos bastante fortes, talvez um pouco acima dos 100 km/h de rajada no litoral de Aveiro para cima, e claro, superiores nas terras altas.
Possibilidade de StingJet que ainda não está em formação.
A própria frente fria não está também ainda organizada nem aparece com aspecto relevante no satélite.
 
Última edição:
Configuração algo perigosa, logo abaixo do centro serão de esperar ventos bastante fortes, talvez um pouco acima dos 100 km/h de rajada no litoral de Aveiro para cima, e claro, superiores nas terras altas.

Será que vai ocorrer sting jet ? :unsure:
A esta distância é difícil saber. Um sting Jet forma-se nos ciclones extratropicais, e nos mais fortes a probabilidade máxima anda perto dos 50%.
Não há ainda nenhum modelo de previsão capaz disso, parece que andam a tentar desenvolver um, mas para já estamos na "pré-história" no que toca a isto.
É ir acompanhando as imagens de satélite, mas pela previsão MetOffice\UKMO, o momento para tal seria mais favorável longe da península, algo a meio disto:
Sting1.png
Sting2.png
 
Última edição:
Para já temos pouca convecção associada à tempestade que se aproxima da Península. A que existe (aparente) está a caminho da Galiza.

conveção.webp


Quanto aos Açores, alguns núcleos convectivos aproximam-se inseridas numa massa de ar com origem na zona das Caraíbas.
 
Resumindo. Uma pasmaceira completa.
conveção.png


Muita chuva, muito vento, corte de electricidade por 3 horas (a máquina de café parece que deu o berro no arranque constante da corrente eléctrica)...
O pior deverá estar a vir em breve,
Pela imagem de satélite (composta) fica a dúvida se não há ali a formação de um "sting Jet". Pode ser aparente, mas a animação de satélite mostra a formação daquela espécie de gancho nas última hora. Oxalá não o seja!

 
Ver anexo 14905

Muita chuva, muito vento, corte de electricidade por 3 horas (a máquina de café parece que deu o berro no arranque constante da corrente eléctrica)...
O pior deverá estar a vir em breve,
Pela imagem de satélite (composta) fica a dúvida se não há ali a formação de um "sting Jet". Pode ser aparente, mas a animação de satélite mostra a formação daquela espécie de gancho nas última hora. Oxalá não o seja!



Tens razão, as condições agravaram-se subitamente por aqui nas últimas horas.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm