Previsões segundo os Modelos - Setembro 2006

• Thread starter Thread starter LUPER
  • Data de início Data de início
Re: Previsões segundo os Modelos [Setembro 2006]

Eu tbm acho que vai entrar pela zona do porto como sempre disse que ia entrar mais a sul do que o previsto não entendo como o IM diz tão categoricamente que vai para a Galiza:disgust: mesmo à pouco vi mapas mostrados por uma metrologista não concordo nada vi só muito chuva na zona da Galiza quando vai ser toda mais a baixo na nossa costa.Só vejo que vá mais para norte se houver alguma coisa que não estou a apanhar!!!:unsure:

Eu tbm acho que vai entrar pela zona do porto como sempre disse que ia entrar mais a sul do que o previsto não entendo como o IM diz tão categoricamente que vai para a Galiza:disgust: mesmo à pouco vi mapas mostrados por uma metrologista não concordo nada vi só muito chuva na zona da Galiza quando vai ser toda mais a baixo na nossa costa.Só vejo que vá mais para norte se houver alguma coisa que não estou a apanhar!!!:unsure:

Bom, entrar pela Galiza a esta hora só se tropeçar numa casca de banana de deslize para norte :confused:

Pelo que tenho visto, os modelos não colocam o centro de Gordon a entrar em nenhum local da Península, apenas passa junto à costa.

Por estranho que possa parecer, e pelo que tenho visto no meteored, o que resta do Gordon parece ter baixado ligeiramente de latitude na última actualização . :confused:

E por lá também há quem defenda que ele vai entrar pelo Norte de Portugal, vamos lá a ver o que acontece.... :hehe:

21:15 horas latitude 38,60 º longitude 18,35 º
21:45 horas latitude 38,70 º longitude 18,05 º
22:15 horas latitude 38,58 º longitude 17,84 º

Por estranho que possa parecer, e pelo que tenho visto no meteored, o que resta do Gordon parece ter baixado ligeiramente de latitude na última actualização . :confused:

E por lá também há quem defenda que ele vai entrar pelo Norte de Portugal, vamos lá a ver o que acontece.... :hehe:

21:15 horas latitude 38,60 º longitude 18,35 º
21:45 horas latitude 38,70 º longitude 18,05 º
22:15 horas latitude 38,58 º longitude 17,84 º

Independentemente do local onde entre, a maior parte dos "estragos" serão devidos à passagem da superfície frontal que vai afectar uma área bem vasta.

Independentemente do local onde entre, a maior parte dos "estragos" serão devidos à passagem da superfície frontal que vai afectar uma área bem vasta.

acho que vai passar mais a norte de portugal...vamos ser afectados pela frente..e aí vai ser uma carga de água de todo o tamanho:)

Nem com esta precipitação a humidade no solo se altera, está mesmo sequinha a terra!:(
http://www.wxmaps.org/pix/soil4.html

Mas isso vai mudar este Outono/Inverno;) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Seringador, diz-me a experiência d~e outros anos, que este tipo de precipitação muito forte num curto intervalo de tempo, não é muito retida pelos solos, é muito benvinda sim para as barragens e albufeiras. ;)

Seringador, diz-me a experiência d~e outros anos, que este tipo de precipitação muito forte num curto intervalo de tempo, não é muito retida pelos solos, é muito benvinda sim para as barragens e albufeiras. ;)

Ainda por cima não chovendo de jeito à tanto tempo....

Sim Kim, a franja capilar fica logo saturada e a escorrência superficial é quase total ao fim de pouco tempo, aqui a erosão por salpico é grande, então nas áreas ardidas a perda de solo é enorme, :(

Que bonitos ensembles até choro de alegria:sad: :sad: :lol: :lol:
claro que no Porto é sempre mais ilustrado;)
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Lisboa
Thu 21 Sep 13:00 no report -
Thu 21 Sep 07:00 13 l/m2 last 12 hrs

Porto
Thu 21 Sep 13:00 1 l/m2 last 6 hrs rain
Thu 21 Sep 07:00 6 l/m2 last 12 hrs rain

Acabou por chover mais em Lisboa do que no Porto, ao contrario do que os modelos davam...

Lisboa
Thu 21 Sep 13:00 no report -
Thu 21 Sep 07:00 13 l/m2 last 12 hrs

Porto
Thu 21 Sep 13:00 1 l/m2 last 6 hrs rain
Thu 21 Sep 07:00 6 l/m2 last 12 hrs rain

Acabou por chover mais em Lisboa do que no Porto, ao contrario do que os modelos davam...

estava a referir-me ao que ainda vem, por esses valore choveu mais aí de facto, apanhou maior comprimento da depressão no seu fluxo de S para norte:)

estava a referir-me ao que ainda vem, por esses valore choveu mais aí de facto, apanhou maior comprimento da depressão no seu fluxo de S para norte:)

por falar no que ai vem e mudando um pouco de tema, seringador qual a tua aposta para que mês cairá a primeira nevada em portugal ? ;)
espero que seja bem cedo pois já ando com saudades daquelas noites malucas aqui no forum :D