Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Eu até acho que clicando no link em baixo, aparece o modo em que eu me encontro:

De qualquer maneira estas 4 chegam
1000022907.jpg

A partir de certa hora do dia, aparece a imagem de satélite.
1000022906.jpg

Por vezes em dias nublados ou de nevoeiro é preciso cuidado, porque isto ora regista essas zonas como muito frias, ou nem regista.

Mas para dias de céu limpo é bom, isto supostamente mede a temperatura do solo, mas como também não mede a mínima, mas sim a temperatura às 3h da manhã (se não estou em erro), acaba por resultar no sentido em que a temperatura do solo às 3h não anda muito distante da mínima aos 1.5m passado umas 4 horas, um factor compensa o outro.

E isto como tem um pixel por km2 e dentro do mesmo km2 as temperaturas podem facilmente variar uns 2 ou 3ºC em zonas de inversão, as temperaturas mínimas nos sítios em que a inversão é ideal, acaba por ser mesmo uns 2 a 3 °C abaixo do indicado aqui, pela minha experiência no Cotelo e em Alhais.

Ou seja aponto para uma mínima de -3.x°C algures a sul de Alvite.

Zonas do país abaixo dos 9.9°C esta madrugada à passagem do satélite, eu uso os Kelvin na escala( a unidade por defeito), mas podem mudar para celsius.
1000022908.jpg

Neste modo em cima, e andando com o cursor por cima do mapa, aparecerá na barra colorida da imagem abaixo, a temperatura correspondente.
O intervalo de temperaturas a aparecer no mapa altera-se aqui:
asfafs.jpg

Carregando com o botão direito do rato no mapa, dá para identificar a freguesia onde estão, em "add place marker" ou algo do género, ali na régua podem medir distâncias e áreas.

Ali nas setas perto da data podem recuar dias, meses, anos.
Mas esta layer que eu uso em particular não tem um histórico muito extenso. Mas é questão de procurar outras, isto é um software muito vasto, eu também sou um amador nele ainda.

Mas a verdade é que graças a ele, e à confirmação do Meteotracker e dos datalogger registei temperaturas de Verão que achava improváveis, embora tivesse as minhas suspeitas que fossem possíveis.

Este Inverno ou num dos próximos, espero registar -15°C num destes 3 polos, Cotelo, Alhais, Alvite.
Cotelo no Verão não dá hipótese, mas com a chegada do Inverno as localidades mais interiores começarão a ter um potencial relativo mais elevado.

Última edição:
Eu até acho que clicando no link em baixo, aparece o modo em que eu me encontro:

Por vezes em dias nublados é preciso cuidado, porque isto acaba por medir a temperatura de partículas em suspensão na atmosfera ou algo do género...

Mas para dias de céu limpo é bom, isto supostamente mede a temperatura do solo, mas como também não mede a mínima, mas sim a temperatura às 3h da manhã (se não estou em erro), acaba por resultar no sentido em que a temperatura do solo às 3h não anda muito distante da mínima aos 1.5m passado umas 4 horas, um factor compensa o outro.

E isto como não tem capacidade para avaliar a temperatura de cada m2 da superfície, as temperaturas mínimas nos sítios em que a inversão é ideal, acaba até por ser uns 2 a 3 °C abaixo do indicado aqui, pela minha experiência no Cotelo e em Alhais.

Zonas do país abaixo dos 9.9°C esta madrugada à passagem do satélite, eu uso os Kelvin na escala( a unidade por defeito), mas podem mudar para celsius.

Carregando com o botão direito do rato no mapa, dá para identificar a freguesia onde estão, em "add place marker" ou algo do género, ali na régua podem medir distâncias e áreas.

Ali nas setas perto da data podem recuar dias, meses, anos
Mas esta layer que eu uso em particular não tem um histórico muito extenso. Mas é questão de procurar outras, isto é um software muito vasto, eu também sou um amador nele ainda.

Mas a verdade é que graças a ele, e à confirmação do Meteotracker e dos datalogger registei temperaturas de Verão que achava improváveis, embora tivesse as minhas suspeitas que fossem possíveis.

Este Inverno espero registar -15°C num destes 3 polos, Cotelo, Alhais, Alvite.
Cotelo no Verão não dá hipótese, mas com a chegada do Inverno as localidades mais interiores começarão a ter um potencial mais elevado.

Desde que começaste a colocar estes mapas com as temperaturas, comecei também a dar uma vista de olhos para os lados de Salto e de Montalegre que me ficam mais perto.

Para o lado de Montalegre pelo vale onde passa o rio Cávado já tinha a ideia que devia descer bem neste tipo de dias, mas por Salto não conhecia o potencial e é provavelmente o local que tenho mais perto. Fui lá a primeira vez à cerca de um mês e deu para ter uma ideia da zona e ver também vários carvalhos antigos e enormes pelos campos em redor. Agora estou a imaginar umas fotos num dia com uma geada potente. :nicephoto: :w00t:

Registei este ano em Janeiro no carro -6°C por uns vales antes e depois de Pitões das Júnias, mas tenho outros vales em mente acima dos 1100m que gostava de ir no num dia de inversão. Já são mais pequenos e pode ser por isso que não aparece no satélite por não ter resolução suficiente ou não descem tanto.

Ainda queria ver se registava uns -10°C nalgum destes sítios. :pray:

Diria que -10ºC registarias facilmente aí nos melhores spots do concelho de Montalegre, pelo menos uma vez por Inverno.
Essa zona de Montalegre é mesmo muito fria, mesmo nas termografias não é raro ser a zona mais fria do país.
E isso que tu dizes também acontece, há zonas que por uma razão ou outra, as termografias não captam.
Tens de comprar uns dataloggers e deixá-los lá durante uma semana de inversões potentes de Inverno, verás como te surpreendes com os resultados.

Mesmo esta noite, já foi aos negativos ali algures nos arredores de Sarraquinhos, há uma boa área no patamar dos 0.65ºC/1.25ºC
curosr.jpg

Mas mesmo aquela zona de Minas de Carris parece ter potencial, para ti era mais prático e "engraçado" ser no distrito de Braga.
Mas isto só indo, vendo e registando, já tive algumas desilusões, mas tive ainda mais surpresas inesperadas.

Última edição:
Diria que -10ºC registarias facilmente aí nos melhores spots do concelho de Montalegre, pelo menos uma vez por Inverno.
Essa zona de Montalegre é super fria, mesmo nas termografias não é raro ser a zona mais fria do país.
Lembro-me que houve uma estação da MeteoGalicia perto dessa zona, do outro lado da fronteira, que registou menos de -10ºC em janeiro de 2021. Se não estou em erro foi a estação de Baltar. :intrigante: Portanto sim, é bem possível que essa zona registe temperaturas bastante baixas no inverno.

PS: Foi a estação de Calvos de Randín, na realidade, ao lado da fronteira no concelho de Montalegre. Registou -13,1ºC em janeiro de 2021. :cold:
diWbTbyh.png

Ver anexo 14516
Ver anexo 14515
Por vezes em dias nublados ou de nevoeiro é preciso cuidado, porque isto ora regista essas zonas como muito frias, ou nem regista.

E isto como tem um pixel por km2 e dentro do mesmo km2 as temperaturas podem facilmente variar uns 2 ou 3ºC em zonas de inversão, as temperaturas mínimas nos sítios em que a inversão é ideal, acaba por ser mesmo uns 2 a 3 °C abaixo do indicado aqui, pela minha experiência no Cotelo e em Alhais.

Ver anexo 14517
Neste modo em cima, e andando com o cursor por cima do mapa, aparecerá na barra colorida da imagem abaixo, a temperatura correspondente.
asfafs.jpg

Este Inverno ou num dos próximos, espero registar -15°C num destes 3 polos, Cotelo, Alhais, Alvite.
Cotelo no Verão não dá hipótese, mas com a chegada do Inverno as localidades mais interiores começarão a ter um potencial relativo mais elevado.

Também já usei esses mapas para verificar locais com maior potencial de temperatura. É importante que na altura da recolha da imagem o céu não tenha nuvens, senão obviamente os resultados não serão reais :D

--

Na semana passada fui dar uma volta à noite aqui por Loures e obtive resultados muito interessantes que irei partilhar em breve :p

6 de Setembro, registei -2.4ºC em Cotelo, Castro Daire, a termografia apontava para os 1.85ºC.
Mas havia 2 sítios em Portugal para os quais as termografias apontavam para os 1.25ºC, Salto e Alvão.
6set.jpg

Já agora, semi-relacionado, segue intensa a luta a 3 entre Rossão, Montalegre e Lamas de Mouro para localidade(habitada) mais fria de Setembro :cold:
lamas.jpg

Lamas de Mouro é habitada todo o ano, correcto?
Penso não existir nenhuma outra estação que consiga competir com estas em termos de Tmed(ipma, wunderground, weathercloud), mas se alguém tiver uma sugestão...

Penhas Douradas segue nos 15ºC, mas tenho dificuldade em considerá-la uma aldeia. Mezio também ronda os 15ºC mas com muitas falhas, e é tendencialmente 1ºC mais quente que o Rossão em média.
Vila Nova de Paiva ainda se aproxima, 16.1ºC. Tenho feito também média para Sabugal e Vinhais (ipma), 17.4ºC e 17.2ºC, tinha de haver algo muito mais frio nas redondezas, e pelo que vejo no wunder não há.

Última edição:

Ver anexo 14516
Ver anexo 14515

Ver anexo 14517
asfafs.jpg

Obrigado! :thumbsup:

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
6 de Setembro, registei -2.4ºC em Cotelo, Castro Daire, a termografia apontava para os 1.85ºC.
Mas havia 2 sítios em Portugal para os quais as termografias apontavam para os 1.25ºC, Salto e Alvão.
6set.jpg

Já agora, semi-relacionado, segue intensa a luta a 3 entre Rossão, Montalegre e Lamas de Mouro para localidade(habitada) mais fria de Setembro :cold:
lamas.jpg

Lamas de Mouro é habitada todo o ano, correcto?
Penso não existir nenhuma outra estação que consiga competir com estas em termos de Tmed(ipma, wunderground, weathercloud), mas se alguém tiver uma sugestão...

Penhas Douradas segue nos 15ºC, mas tenho dificuldade em considerá-la uma aldeia. Mezio também ronda os 15ºC mas com muitas falhas, e é tendencialmente 1ºC mais quente que o Rossão em média.
Vila Nova de Paiva ainda se aproxima, 16.1ºC. Tenho feito também média para Sabugal e Vinhais (ipma), 17.4ºC e 17.2ºC, tinha de haver algo muito mais frio nas redondezas, e pelo que vejo no wunder não há.
Lamas de Mouro é habitada o ano inteiro, sim. Mas a EMA está um pouco mais a sul. De qualquer forma, eu diria que a zona do parque de campismo tem mínimas mais baixas que as registadas pela EMA.