Eu só pude verificar a temperatura com um instrumento ontem pela manhã, quando entrei em pânico, cismada com o ar seco e a pensar na saúde da gatinha com este calor, e fui a correr para montar o A/C que esteve encostado desde a mudança de casa. O A/C mostrou-me então a temperatura interior no momento, 25C... Bem longe dos 40C que era o dia-a-dia da casa onde morava no ano passado, perto da baixa do Porto.
Não valia a pena ter o A/C ligado, pois estava a entrar sol pela fresta necessária para o tubo na janela, então fiquei mais calma e resolvi comprar outra ventoinha para casa. Tenho agora 2, um com humidificador (gaveta para água/gelo) e outro normal; com os dois ligados 24 horas por dia a temperatura tem estado muito agradável, e imagino, por comparação a ontem, que agora esteja perto dos 20C.
Alguns conselhos aos que sofrem com o calor como eu, tanto física como psicologicamente:
1) Tentem mudar de casa, se possível, isso do calor excessivo tem mesmo muito a ver com a construção em si. Se mudar de casa for uma opção, procurem uma casa com janelas na direcção nascente. Poente, na minha experiência, é péssima escolha. Ao escolherem a casa, verifiquem que todas as janelas tenham estores que sejam capazes de isolar minimamente a temperatura. Visitem a casa quando o sol esteja a bater e toquem no vidro das janelas, nos caixilhos e mesmo nas portas de entrada e verifiquem se estão quentes (no ano passado houve quem queimasse a mão ao tocar na porta de entrada do prédio secular onde eu morava).
2) O A/C é uma opção, e o splitter será a melhor escolha, mas se a casa não puder comportar um, então os de rodinhas podem ser uma boa opção. O que eu tenho é excelente, mas faz um pouco de barulho a mais, e à noite pode ser um problema (verifiquem o nível de ruído do aparelho antes de comprá-lo). Há sempre a questão da abertura na janela, também, o que pode ser incómodo ou mesmo impeditivo.
3) Ventoinhas e humidificadores só são eficientes em casas que não aquecem muito, e podem amenizar a temperatura mas não irão melhorar muito a situação quando a casa está sobreaquecida. Neste caso, será melhor não gastar nisso e economizar para um bom A/C.
4) Tomem água o dia todo e banhos com água fresca, ao menor sinal de indisposição procurem um médico.
Desculpem o post gigantesco, mas sofri muito com isso no ano passado e julgo ter aprendido alguma coisa que ajudou a melhorar a situação, é no sentido de também tentar ajudar os outros que o escrevo.