A importância de um Radiation Shield é induscutível, mas bastou uma reputada marca começar a utilizar nos seus equipamentos, primeiro um Radiation Shield parcialmente ventilado (só durante o dia) e depois numa outra versão, ventilação permanente, para que todos nós quase passassemos a achar imprescindível e até quase uma eresia, que o nosso RS não seja ventilado.
Não pretendo criar qualquer polémica ao redor deste assunto, mas a verdade é que existem estudos que indicam que a ventilação dum RS apenas aumenta a exactidão das leituras em determinadas cirscuntâncias e uma delas é quando a velocidade do vento é muito baixa e a exposição solar do RS é elevada.
Reforço, que não defendo nenhuma posição a favor ou contra a ventilação permanente em escudos de radiação. O que defendo é que antes de aceitar-mos como certos, conceitos ou ideias pela simples razão que são comuns a muita gente, procuremos informação e dados para confrontarmos esses conceitos ou ideias e formar-mos a nossa própria.
Dito isto, vou deixar aqui o link para um trabalho de investigação relacionado com escudos de radiação. São apenas 8 páginas, em letra miúdinha, mas que vale a pena ler.
Low-cost Shielding to Minimize Radiation Errors of Temperature Sensors in the Field
Cumprimentos a todos, e mais uma vez não interpretem mal esta minha intervenção