Reciclagem

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

O documentário ainda está na grelha de programação do Odisseia HD, nos dias 17, 18 e 20. Talvez seja reposto.
Os canais generalistas (aqueles que pôem horas e horas de publicidade por dia), ainda não se mostraram interessados. Porque será? :rolleyes:

Não comentem nem critiquem sem primeiro ver o documentário, todo (não me refiro ao trailer, mas sim ao documentário completo). ;)

Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Recomendo esta leitura (a entrevista e, claro, o livro, de preferência o original).

Alguns factos que os mais extremistas e radicais não pensam:

“Não podemos fingir que um telemóvel aparece misteriosamente do nada”

"Todos os dias usamos objectos sem darmos grande pensamento à sua existência: telemóveis, computadores, electrodomésticos, fármacos… A fórmula parece fácil: adquirimos estes bens e damos-lhes uso. Mais difícil seria dizermos de onde vêm os materiais usados na sua produção ou como são fabricados. São muitos, intricados e complexos processos. E há materiais cuja ausência tornaria difícil manter o nosso estilo de vida actual, incluindo aqueles que sustentam as nossas casas ou que nos fornecem o combustível para viajar."

“é terrivelmente irónico que a prossecução dos nossos objectivos ambientais vá exigir, a curto e a médio prazo, uma quantidade de materiais ainda mais considerável” para construir automóveis eléctricos, turbinas eólicas e painéis solares para substituir os combustíveis fósseis. “A consequência, nas décadas vindouras, será uma extracção ainda mais intensa de metais da superfície da Terra.”

Portanto, quando se posicionarem contra isto ou aquilo (seja a exploração de lítio, formas de produzir energia, água, produção alimentar, transportes, etc, etc, etc) pensem: sou contra logo não utilizo/consumo. Se utilizo/consumo, tenho a verdadeira noção dos seus impactos ambientais desde a sua produção até chegar às minhas mãos?

Uma grande parte do povo português não tem consciência, educação nem hábitos cívicos para colaborar em qualquer processo de recolha de lixo, urbano ou outro, e ainda menos em recolha selectiva.
Para muitos, até o esforço de colocar um saco, com tudo misturado lá dentro (indiferenciado, recicláveis, compostagem, etc), no interior de um qualquer contentor já é demais: o máximo que conseguem é atirar o saco pelo ar para ir aterrar algures, se for perto de um caixote ou ecoponto já é muita sorte.

Uma grande parte do povo português não tem consciência, educação nem hábitos cívicos para colaborar em qualquer processo de recolha de lixo, urbano ou outro, e ainda menos em recolha selectiva.
Para muitos, até o esforço de colocar um saco, com tudo misturado lá dentro (indiferenciado, recicláveis, compostagem, etc), no interior de um qualquer contentor já é demais: o máximo que conseguem é atirar o saco pelo ar para ir aterrar algures, se for perto de um caixote ou ecoponto já é muita sorte.

Pior, quando a recolha falha. Levei meses a reclamar com a linha de reciclagem com e-mails com fotos dos ecopontos cheios e diziam que tinham sido despejados. Até, que mandei um e-mail para a empresa de reciclagem com fotos e datas que despejavam os mesmos e o resultado foi que a recolha começou a ser feita periodicamente e nunca mais a situação retornou e vieram a descobrir quem fazia a recolha falhava ecopontos. :rolleyes:

Pior, quando a recolha falha.
Precisamente. Aqui o que observo frequentemente é passarem, um desce do camião e espreita o contentor, se não estiver a transbordar seguem.
Também acontece já nem entrarem na rua e vejo-os passar ao longe já com o camião supostamente cheio e não vem outro. Verifico então que outras ruas já foram despejadas.
Tenho o azar de morar na rua que fica sempre em último lugar no trajecto. Claramente uma falta de planeamento.

Por aqui, tenho 2 pontos de ecopontos ao pé de casa, um fica a 200 metros e outro fica a uns 300 metros noutra direcção, mas como os contentores de indeferenciados fica a apenas 50 metros é ver os meus vizinhos a encher com tudo o que não querem em casa até transbordar, muitas vezes quero colocar lá lixo e não posso porque está cheio de embalagens de detergentes, caixas de papelão, etc... :angry:
É assim tão difícil separar lixo?!...

Última edição:
Por aqui, tenho 2 pontos de ecopontos ao pé de casa, um fica a 200 metros e outro fica a uns 300 metros noutra direcção, mas como os contentores de indeferenciados fica a apenas 50 metros é ver os meus vizinhos a encher com tudo o que não querem em casa até transbordar, muitas vezes quero colocar lá lixo e não posso porque está cheio de embalagens de detergentes, caixas de papelão, etc... :angry:
É assim tão difícil separar lixo?!...

Aqui na minha zona passa-se uma situação idêntica. Eu ando 300m para ir ao ecoponto mais próximo os meus vizinhos andam 50m e despejam todo no contentor indiferenciado. :facepalm: