Saídas de modelos incomuns ou de sonho

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Frescura incomum e de sonho :D

Até Setembro, por mim.

KvednP3.gif

O GFS deve ser o pior modelo do mundo a modelar calor e deve ter algum algoritmo dentro do modelo feito por algum fanático das alterações climáticas.

Comparando com o ECMWF ou mesmo o MetOffice, se calhar não há grande vontade/sentido para o NCEP investigar e corrigir os enviesamentos em todas as (pequenas) regiões do mundo (especialmente distantes e pouco relevantes).

Ninguém está imune e é uma constante batalha para ajustar (acertos num local podem resultar em erros em outros) -> https://confluence.ecmwf.int/displa...Temperature+Biases?src=contextnavpagetreemode

Há muita malta por esse mundo fora que adota um modelo global (ex: NZ/AUS -> UM do MetOffice) e depois modifica-o de acordo com as particularidades locais. Acabam por dar previsões globais de trampa mas não interessa porque não é o objetivo.

Podes ajudar a esclarecer isto pfv? Estavas a ser ironico certo?

Negativo. Não vivo no continente :D

A posição atual do AC está quase na perfeição. Se pudesse, ancorava-o.

Última edição:
Por aquilo que tenho observado o problema não está naquilo que está previsto as 12h de cada dia da previsão.
O que vejo realmente está no aquecimento diurno que o modelo modela durante a tarde no interior da península ibérica.
Depois dependendo da circulação dos ventos aparece essas temperaturas.
Para além disso aparece alguns erros no algoritmo para as temperaturas em certos locais.

@Orion a anomalia negativa está só boa.
Ainda não tive que ligar o AC no quarto antes de me deitar . Aliás, julho a bombar e à noite, de volta e meia, usa-se uma camisola um pouco mais consistente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

@Orion a anomalia negativa está só boa.
Ainda não tive que ligar o AC no quarto antes de me deitar . Aliás, julho a bombar e à noite, de volta e meia, usa-se uma camisola um pouco mais consistente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Para acabar o Verão ainda falta taaaaaaanto tempo. Esperançosamente, não haverão muitas saídas (de modelos) incomuns e de pesadelo.

O ECMWF parece estável a modelar os 40ºC a partir de dia 9, acho que o lado pior da moeda vai ser alguns sítios com essas temperaturas durante 5 ou mais dias, mais uma onda de calor.

Mas também é algo que neste século é cada vez mais normal, por isso não me surpreende.

Esses 50 graus do GFS são simplesmente hilariantes...:lol:

O ECMWF, embora bem mais moderado, também abusa, cerca de 40/41 graus em Valongo, não estou a dizer que seja impossivel, mas.... :unsure:

E os 36/37 graus daqui do Porto também não são propriamente frequentes, vai estar lestada, mas mesmo assim, para tal temperatura o vento não mudaria durante todo (ou quase todo) o dia para o habitual efeito de brisa marítima na parte da tarde... já aconteceu, mas é raro...:calor:

S8Q3rdJ.png

Mapa geral do ECMWF para esse dia:

ALpT6Xw.png

:calor:

GFS está on crack só pode
Não há dúvidas! 50ºC na Serra de São Mamede...:wacko:
Impensável, mas tendo em conta aquilo que é normal, as zonas à volta teriam de estar quase com 55ºC, portanto, só por aqui se vê que não está bom. Cancelem-no só. :p
Se Portalegre teve mínimas superiores a 30ºC nos eventos de 2018 e 2003 com temperaturas máximas de 45/46ºC, nem imagino, nem quero imaginar, como seria com estas temperaturas.

Última edição:
Não há dúvidas! 50ºC na Serra de São Mamede...:wacko:
Impensável, mas tendo em conta aquilo que é normal, as zonas à volta teriam de estar quase com 55ºC, portanto, só por aqui se vê que não está bom. Cancelem-no só. :p
Se Portalegre teve mínimas superiores a 30ºC nos eventos de 2018 e 2003 com temperaturas máximas de 45/46ºC, nem imagino, nem quero imaginar, como seria com estas temperaturas.
Peço desculpa mas esse mapa não faz sentido nenhum.
No mesmo dia o mapa no site Meteociel apresenta máximas na ordem dos 42 a 43c, ou seja, para o dia 9 Julho.
Fico surpreendido como ainda ninguém havia reparado nessa anomalia.
É preciso ter cuidado com as Fontes de informação e muitas vezes os algoritmo que esses sites utilizam..

Peço desculpa mas esse mapa não faz sentido nenhum.
No mesmo dia o mapa no site Meteociel apresenta máximas na ordem dos 42 a 43c, ou seja, para o dia 9 Julho.
Fico surpreendido como ainda ninguém havia reparado nessa anomalia.
É preciso ter cuidado com as Fontes de informação e muitas vezes os algoritmo que esses sites utilizam..
Mesmo por causa da previsão presente no mapa não fazer sentido é que está neste tópico.
É para isso mesmo que ele serve.