Snifa
Furacão
Segundo o GFS 12z não falta instabilidade, lá para o dia 21:
E em Portugal cairá tudo!!!!
Esta depressão de sonho seria histórica, para além de que temos duas depressões num espaço de 5 dias, acho deve ser um recorde!!!
No outro Domingo (daqui a 2 semanas) temos a 3ª depressão consecutiva , Portugal tornou-se "depression alley"
E em Portugal cairá tudo!!!!
Esta depressão de sonho seria histórica, para além de que temos duas depressões num espaço de 5 dias, acho deve ser um recorde!!!
"Cairá tudo" é uma expressão do tipo vai chover torrencialmente Histórica porque pode trazer acumulados valentes e para recordar. Para mim é incomum a ocorrência de duas depressões num espaço de 5 dias, e passado outros 5 dias vir outra.Cairá tudo, não percebo, o que queres dizer ? Histórica?
O nível de exigência anda bastante baixo para colocar aqui algumas dessas cartas como sendo incomuns ou de sonho em pleno Outono. Eu sei que depois de uma longa seca as expectativas estão niveladas por baixo, mas acho que podem usar perfeitamente o tópico do Médio prazo, ainda mais porque já há uma boa convergência entre modelos, aonde idealmente se devem comparar cenários.
Ok, pronto então."Cairá tudo" é uma expressão do tipo vai chover torrencialmente
Para fazer história tem que acontecer primeiro, de qualquer forma não percebo pelas cartas que mostraste porque isso seria história.Histórica porque pode trazer acumulados valentes e para recordar.
Para mim é incomum a ocorrência de duas depressões num espaço de 5 dias, e passado outros 5 dias vir outra.
Talvez a parte do histórico seja um pouco exagero, apenas referi porque vi acumulados no Algarve na ordem de +120mm. Sim lembro-me dessas depressões, mas os núcleos não chegaram a Portugal, como no caso destas. Sim ainda bem que o Atlântico está vivo, até diria que "os deuses" ouviram as nossas preces.Ok, pronto então.
Para fazer história tem que acontecer primeiro, de qualquer forma não percebo pelas cartas que mostraste porque isso seria história.
Ainda nem há um mês tiveste 2 depressões seguidas a afectar o norte (ex.Henry e outra logo a seguir), e não foi em 5 dias, foi praticamente num dia e meio apenas.
Há duas semanas havia uma depressão isolada nos Açores, parecida com esta que se está a formar.
Quer isto dizer que o Atlântico e a atmosfera estão bem dinâmicos, e que finalmente parece que uma depressão isolada se pode estabelecer numa posição a oeste/sudoeste do continente para beneficiar o sul, há demasiados meses que se espera por isso mesmo.
É normal ir refazendo os acumulados, mesmo assim ainda estamos distantes do valor verdadeiro, mas chuva essa teremos 100%Nesta saída do GFS houve mais um grande corte na precipitação. Até sábado vai ser só cortar como sempre
Nesta saída do GFS houve mais um grande corte na precipitação. Até sábado vai ser só cortar como sempre
"Cairá tudo" é uma expressão do tipo vai chover torrencialmente Histórica porque pode trazer acumulados valentes e para recordar. Para mim é incomum a ocorrência de duas depressões num espaço de 5 dias, e passado outros 5 dias vir outra.
Fevereiro? Isso passa a ser saídas imaginárias, por mim punham mas era o núcleo com 850 hPaEm tempo de incertezas uma pessoa diverte-se a passar o tempo a olhar para aqueles monstros que passam sempre lá em cima e que são praticamente impossíveis de nos visitarem.