Saídas de modelos incomuns ou de sonho

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas , estive a ver as restantes páginas deste tópico e particularmente este post do Tiagolco,



A distância temporal é enorme e como é óbvio muita coisa vai mudar mas no caso deste cenário se manter seria uma situação quiçá igual ou pior que o grande Ciclone de 1941 que devastou o País de Norte a Sul. O modelo é muito parecido com o da altura,

a situação de fevereiro de 1941 teve pressão muito mais baixa do que essa carta indica, registaram se na altura rajadas de mais 170 km/h.

ainda faltam 8 dias e muita volta nos modelos irá se dar, apenas existe uma tendência para um choque de massas de ar, algures entre os açores e o continente.
 
Sim como eu frisei estar a olhar para os modelos a esta distância é igual a 0, no entanto é algo potencialmente perigoso e no caso de vir a acontecer não se pode descartar nada, até porque essa saída modelou o "olho" muito mais baixo do que na antiga carta. Acredito que o Ciclone de 1941 tenha tido uma pressão muito mais baixa e foi resultado de uma combinação de factores explosiva, no entanto se voltarmos ao passado mais recente mais precisamente ao Gong temos o exemplo de que até ao landfall as coisas mudam do 8 para o 80. Tendo em conta a concordância dos dois principais modelos é algo a acompanhar com especial atenção.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub e MSantos
N0pYE0R.png


2Ox52qi.png


Onde é que se pode garantir essa configuração atmosférica? :D
 
Que grande desgraça! :suicidio:
 
Bom pessoal do Algarve, o que acham da run do GFS??? @algarvio1980 @Tempestas @trovoadas @Agreste

Dfo2isD.png


Mas, é claro, o Alto Alentejo conta com mais 2mm :D
@joralentejano @Davidmpb @PTG @Thomar @SpiderVV

xO5GJoi.png

:D


Os algarvios que se comecem a preparar, vão levar com :rain: toda em cima. Também merecem... ( espero que sem extremos, pois o clima mediterrânico algarvio é propício a enormes bategas de água em pouquíssimo tempo nesta época do ano) .

Nesta altura do ano , também já deu para perceber que consultar os modelos a mais de 120 horas é para ver e reciclar de imediato. Todas as tendências acima dessas 120 horas mudam de run em run.
Além de que, com certeza, com o possível fortalecimento da " La Nina ", as previsões a longo prazo terão que ser revistas.
Aconteceu o mesmo no ano passado com o " El Nino ", onde a realidade ultrapassou as previsões sazonais ( que ignoraram essa mesma realidade) .
 
Não dou isso como 100% certo ainda... ;)
Vai chover, sim.... a maior ou menor intensidade (pelo menos aqui no Algarve) ainda está por confirmar :D
Vai fazer 1 ano das inundações de Albufeira...
 
Bom pessoal do Algarve, o que acham da run do GFS??? @algarvio1980 @Tempestas @trovoadas @Agreste



Mas, é claro, o Alto Alentejo conta com mais 2mm :D
@joralentejano @Davidmpb @PTG @Thomar @SpiderVV


:D
Essa run das 0H, dava valores impressionantes acima dos 100mm, mas a run das 06H baixou para valores cerca de 60mm (alto-alentejo).
Apesar das runs das 06HUTC serem normalmente conhecidas por prever situações algo exageradas e tendo em conta o que tem vindo a ser modelado,
acredito que este evento traga para aqui precipitação a rondar os 50mm, um evento mais suave para dar tempo aos solos absorverem a água.
O dia mais interessante deste evento (segundo o GFS) será segunda-feira com maior precipitação e possibilidade de trovoadas.
 
Dos 114 mm de manhã, passaram para 23 mm à tarde. :lmao:Mas, alguém ainda acredita no GFS?

GFS= gatuno fora de série. :D