São Paulo: registros e tempo agora!

Hoje o dia foi de sol, poucas nuvens e muito calor (a maior máxima do mês!), a mínima foi de 16,7°C e a máxima de 29,1°C, agora 24,6°C com URA de 42% ainda, quando são 18h50. Previsão de que refresque um pouco a partir de sexta, e na semana que vem uma forte massa de ar polar deve entrar no Brasil, trazendo temperaturas típicas de inverno. É praticamente certo que os recordes de frio deste ano serão quebrados aqui em São Paulo.

Hoje o dia foi bastante quente em São Paulo, a máxima atingiu 30,8°C aqui (e mínima de 18,0°C) e 29,8°C no INMET, com sol e poucas nuvens. O ar esteve seco, com URA de até 28% aqui, mas no fim da tarde a mudança na direção do vento, que passou a soprar de sul, fez a temperatura cair quase 6°C em 1h e a umidade disparar, no momento (18h20) faz 21,2°C com URA de 80%.

Hoje o dia foi bastante quente em São Paulo, a máxima atingiu 30,8°C aqui (e mínima de 18,0°C) e 29,8°C no INMET, com sol e poucas nuvens. O ar esteve seco, com URA de até 28% aqui, mas no fim da tarde a mudança na direção do vento, que passou a soprar de sul, fez a temperatura cair quase 6°C em 1h e a umidade disparar, no momento (18h20) faz 21,2°C com URA de 80%.

Boa noite. Eu gostava de saber se na cidade de Campos do Jordão já alguma vez nevou. Pois penso que é a cidade mais fria do estado de São Paulo, ou estou errado? Fica a 1600 metros não é?. Eu sou português e nunca fui ao Brasil, mas gosto sempre de andar informado.

Boa noite. Eu gostava de saber se na cidade de Campos do Jordão já alguma vez nevou. Pois penso que é a cidade mais fria do estado de São Paulo, ou estou errado? Fica a 1600 metros não é?. Eu sou português e nunca fui ao Brasil, mas gosto sempre de andar informado.

Boa noite! Sim, Campos do Jordão é a mais fria cidade do Estado de São Paulo, com altitude média de 1.628 metros, mas em alguns pontos chega a mais de 2.000 metros. Infelizmente é muito difícil conseguir informações sobre fenômenos meteorológicos que aconteceram antigamente aqui no Brasil, são poucos os registros, mas tenho infomações de que já nevou pelo menos duas vezes lá: em 1928 e em 1942, quando nevou pela última vez na área urbana. Talvez até tenha nevado mais algumas vezes, principalmente em áreas rurais, mas não há como saber.

Campos do Jordão é bastante fria, a média das mínimas em julho é de apenas 2,7°C, mas não neva por causa da distância do mar(http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:SaoPaulo_Municip_CamposdoJordao.svg) e os invernos de lá são secos. O ar seco que não permite que neve por lá, favorece a ocorrência de geadas, que são muito frequentes (este ano já geou uma vez, e deve gear mais algumas vezes semana que vem). Para se ter uma idéia, no ano passado registrei -1°C lá numa noite sem ar polar, apenas com ar seco e céu limpo, que fazia a temperatura despencar à noite, com o pôr-do-sol.

E já que o assunto é a neve, aqui na cidade de São Paulo também já nevou, por incrível que pareça, já que hoje em dia nem geada tem :surprise: A neve ocorreu em junho do tão distante ano de 1.918, naquela época a cidade era minúscula e havia muita Mata Atlântica (enquanto hoje tem mais de 10 milhões e com poucas árvores, a Mata Atlântica foi muito devastada nesta área com o crescimento muito rápido e sem planejamento da cidade), a única comprovação da neve é uma foto na região onde hoje é a Avenida Paulista (avenida mais conhecida da cidade), no centro financeiro, mas infelizmente nunca achei essa foto em nenhum lugar :(

Falando mais um pouco sobre frio, a menor temperatura já registrada em São Paulo foi de -2,1°C em 02/08/1955 segundo medições oficiais e -3,9°C no Horto Florestal, segundo medições não-oficiais. Nas décadas de 60 e 70 era comum gear por aqui e na maioria dos invernos sempre fazia 2 ou 3°C, chegando a fazer 1°C em um ano da década de 70. Na década de 90, uma onda de frio extremamente intensa fez a temperatura se aproximar de 0°C em 1.994 e de lá para cá a única vez que a temperatura voltou a cair abaixo de 5°C segundo medições oficiais foi em 2.000, quando fez 4,2°C, quando ocorreu a última geada na região urbana. De lá para cá nunca mais fez menos de 5°C e nem geou, apenas em áreas muito afastadas do centro, como na região de Parelheiros (cerca de 40km ao sul do centro da cidade), bairro bem próximo à Serra do Mar, que ainda tem muitas árvores, e por ser um bairro bastante afastado do centro não tem muita densidade demográfica (embora haja muita população, é uma área muito grande, por isso a densidade não é alta) e há muita Mata Atlântica ainda. No ano passado fez 5,2°C aqui no meu bairro, a 14km do centro da cidade e 6,2°C oficialmente e isso já foi motivo de grande comemoração (e no passado era tão comum...), acho difícil voltar a gear na área urbana, só uma onda de frio bastante intenso em julho mesmo, mas não perco as esperanças!

Hoje o dia amanheceu com nevoeiro na cidade de São Paulo, mas ele foi se dissipando e no meio da manhã já havia sol, a temperatura subiu bastante e a umidade caiu, mas a partir das 15h o vento mudou de direção, o tempo nublou, a umidade subiu e a temperatura despencou, tornando-se muito mais agradável. Hoje registrei mínima de 18,0°C e máxima de 29,4°C aqui, no momento faz 19,2°C com URA de 86%, são 20h45.

É verdade, acho que a imagem do Brasil no exterior é de muito sol e calor, as pessoas frequentando a praia, o Carnaval no quente verão brasileiro, nunca se tem a impressão da neve no sul do Brasil, por exemplo, creio que por isso se tem muito a impressão de que só faz sol e calor por aqui, quando na verdade não é bem assim, aliás faz um friozinho todo ano (na verdade várias vezes por ano) no sul da Amazônia :eek: , fenômeno conhecido como friagem, quando uma massa de ar polar é continental o suficiente para atingir os estados do Acre e Rondônia.

A frente fria fez o dia inteiro ser nublado em São Paulo, no fim da manhã choveu moderado e chuviscou durante toda a tarde, acumulando 9mm (no mês 27mm). A temperatura máxima foi dez graus inferior à de ontem, não passando de 19,5°C, e a mínima até o momento está sendo registrada agora (20h38): 15,3°C.

É verdade, acho que a imagem do Brasil no exterior é de muito sol e calor, as pessoas frequentando a praia, o Carnaval no quente verão brasileiro, nunca se tem a impressão da neve no sul do Brasil, por exemplo, creio que por isso se tem muito a impressão de que só faz sol e calor por aqui, quando na verdade não é bem assim, aliás faz um friozinho todo ano (na verdade várias vezes por ano) no sul da Amazônia :eek: , fenômeno conhecido como friagem, quando uma massa de ar polar é continental o suficiente para atingir os estados do Acre e Rondônia.

E qual é a temperatura que está quando se utiliza o termo friagem, 0ºC?, <10ºC?

Pelo que eu sei, não há uma temperatura para dizer se é friagem ou não, friagem é quando uma massa de ar polar é continental o suficiente para chegar ao sul da região norte do Brasil (estados do Acre e Rondônia), provocando mudanças por lá. Geralmente as cidades da Amazônia registram mínimas acima de 20°C e máximas acima de 30°C, quando chega a friagem o vento muda para sul e ocorre uma brusca queda na temperatura, trazendo madrugadas mais frias e tardes mais amenas, sendo que nas friagens mais fortes do ano pode fazer até menos de 10°C em algumas poucas cidades de lá, principalmente na região de Vilhena. As friagens ocorrem entre maio e agosto.

Balnço do período de 14 a 20 de maio aqui:

MÍNIMA MAIS BAIXA: 14,5°C
MÍNIMA MAIS ALTA: 18,1°C
MÍNIMA MÉDIA: 16,3°C
DESVIO DA MÉDIA: + 2,5°C

MÁXIMA MAIS ALTA: 30,8°C
MÁXIMA MAIS BAIXA: 19,5°C
MÁXIMA MÉDIA: 26,0°C
DESVIO DA MÉDIA: + 3,0°C

MÉDIA SIMPLES DA SEMANA: 21,1°C
DESVIO DA MÉDIA: + 2,7°C

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA: 9mm

Hoje tivemos uma manhã nublada por aqui e à tarde o tempo abriu, com sol entre nuvens. A temperatura variou entre 15,0°C e 22,8°C, e agora faz 18,2°C com URA 80%.

Durante a madrugada o tempo nublado e as rajadas de passavam de 30km/h impediram o declínio da temperatura, a mínima foi de 17,3°C, o dia amanheceu nublado mas logo o sol apareceu, brilhando entre nuvens. A máxima chegou a 27,5°C com URA 40%. Agora (18h08) faz 25,6°C com umidade de 51%. Amanhã o tempo muda com a chegada de uma nova frente fria, que deve trazer bons índices pluviométricos e a partir de quinta começa a fazer frio, acredito que possa fazer até 7°C na sexta-feira aqui.

E a frente fria chegou a São Paulo hoje, e antes do horário previsto, às 9h (a previsão era a chegada no início da tarde), quando começou a chover moderadamente, acumulando 20mm (pico de 8mm em 1h) e elevando maio para 47mm, o que não é nada mal, considerando que a média do mês é de 70 e poucos milímetros. A máxima de hoje (21,6°C) foi de madrugada e a mínima à tarde (17,4°C). Agora faz 17,9°C.