Boa noite. Eu gostava de saber se na cidade de Campos do Jordão já alguma vez nevou. Pois penso que é a cidade mais fria do estado de São Paulo, ou estou errado? Fica a 1600 metros não é?. Eu sou português e nunca fui ao Brasil, mas gosto sempre de andar informado.
Boa noite! Sim, Campos do Jordão é a mais fria cidade do Estado de São Paulo, com altitude média de 1.628 metros, mas em alguns pontos chega a mais de 2.000 metros. Infelizmente é muito difícil conseguir informações sobre fenômenos meteorológicos que aconteceram antigamente aqui no Brasil, são poucos os registros, mas tenho infomações de que já nevou pelo menos duas vezes lá: em 1928 e em 1942, quando nevou pela última vez na área urbana. Talvez até tenha nevado mais algumas vezes, principalmente em áreas rurais, mas não há como saber.
Campos do Jordão é bastante fria, a média das mínimas em julho é de apenas 2,7°C, mas não neva por causa da distância do mar(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:SaoPaulo_Municip_CamposdoJordao.svg) e os invernos de lá são secos. O ar seco que não permite que neve por lá, favorece a ocorrência de geadas, que são muito frequentes (este ano já geou uma vez, e deve gear mais algumas vezes semana que vem). Para se ter uma idéia, no ano passado registrei -1°C lá numa noite sem ar polar, apenas com ar seco e céu limpo, que fazia a temperatura despencar à noite, com o pôr-do-sol.
E já que o assunto é a neve, aqui na cidade de São Paulo também já nevou, por incrível que pareça, já que hoje em dia nem geada tem
A neve ocorreu em junho do tão distante ano de 1.918, naquela época a cidade era minúscula e havia muita Mata Atlântica (enquanto hoje tem mais de 10 milhões e com poucas árvores, a Mata Atlântica foi muito devastada nesta área com o crescimento muito rápido e sem planejamento da cidade), a única comprovação da neve é uma foto na região onde hoje é a Avenida Paulista (avenida mais conhecida da cidade), no centro financeiro, mas infelizmente nunca achei essa foto em nenhum lugar