FORTE TEMPORAL, COM RAIOS, TROVOADAS E VENTANIA EM SÃO PAULO
Relato grande, mas vale a pena ler!! Ontem a noite estava um pouco quente em São Paulo, mas como o tempo nublou completamente durante a madrugada a temperatura parou de cair, ficando acima dos 23°C no meu bairro (Vila Carrão, a 761m de altitude) durante a primeira metade da madrugada. Por volta das 3h30, pancadas de chuva moderadas começaram a ocorrer em boa parte da cidade, aqui na zona leste elas acumularam 7mm e no INMET pouco mais de 10mm, e apesar de ter acumulado pouco, a chuva provocou 10 pontos de alagamento, segundo o CGE, o Centro de Gerenciamento de Emergências. Devido à chuva, a temperatura caiu um pouco, mas ainda assim ficou acima dos 21°C no restante da madrugada. Com o amanhecer a temperatura entrou em rápida ascensão, já fazia mais de 27°C às 9h e mais de 29°C às 10h30 no meu bairro, com fortes rajadas de vento vindas de norte, a temperatura seguiu subindo e a máxima foi de 31°C nos três aeroportos da Grande São Paulo, fez 32,1°C no Mirante de Santana e 32,8°C aqui na zona leste (mesma máxima que ontem). No fim da tarde o tempo nublou, pensei que choveria apenas moderadamente, mas nuvens carregadas começaram a surgir na capital paulista, as imagens de radar indicavam chuva forte na zona sul e temporal vindo do norte da Grande São Paulo. Este temporal veio avançando, atingiu Guarulhos, depois a região da Penha, até que às 18h25 chegou à Vila Carrão. Foi um forte temporal, com dezenas e mais dezenas de fortes raios que caíam perto daqui, com fortes trovoadas, além de rajadas de vento que sem dúvida passaram dos 60km/h no meu bairro, em cerca de 35 minutos choveu 40mm por aqui, um forte temporal que fez o CGE declarar estado de atenção em toda a cidade, tivemos mais 35 pontos de alagamentos, sendo que muitos deles intransitáveis, como no Aricanduva (como sempre), bairro vizinho ao meu aqui na zona leste da cidade, onde a situação ficou complicada, um Deus nos acuda, realmente a chuva foi bem forte aqui na zona leste, que foi a parte da cidade mais atingida. A chuva de hoje foi uma das mais fortes do ano, e o acumulado do dia foi o terceiro maior do ano de 2006, perdendo apenas para 77mm no dia 29 de março e 63mm em 8 de fevereiro. Durante a chuva a temperatura despencou para 20,4°C, nova mínima de hoje! Depois do temporal, a chuva tornou-se moderada até que parou totalmente a poucos minutos atrás, no total da chuva desta noite tivemos 52mm, que somados aos 7mm da madrugada, deixa o acumulado deste sábado em 59mm e eleva o acumulado deste mês para 141mm, portanto já estamos dentro da média (esperava abaixo da média, me surpreendi positivamente). Agora temos tempo nublado, a temperatura atual é de 20,7°C. Acredito que não choverá mais hoje, porém amanhã volta a chover, prevejo chuva moderada, principalmente à tarde e à noite, e a semana também deve começar com chuvas, além do volume pluviométrico muito elevado de hoje, devemos ter bons volumes de chuva nos próximos dias também aqui em São Paulo.