Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro 2008

Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Tal como tinha previsto às 13h47, o final da tarde está a ser bastante instável, com aguaceiros e trovoadas numa linha que se estende desde Amareleja até próximo de Sines.
Na linha do horizonte, a sul de Estremoz, observam-se grandes torres caminhando para Oeste. As próximas horas prometem bastante.

Última edição:
Re: Seg.Esp. Chuva e Trovoada: Sistema depressionário «Esmeraldina» - 26/29 Setembro

Tal como tinha previsto às 13h47, o final da tarde está a ser bastante instável, com aguaceiros e trovoadas numa linha que se estende desde Amareleja até próximo de Sines.

aqui está :D

boa previsão Gerofil :thumbsup:

Nesta fase de encerramento da "Esmeraldina" anunciou que ontem e hoje por cá rendeu 5.3 mm :D

De resto nada de mais a assinalar apenas muitas nuvens, algum vento, e alguma trovoada mas muito pouca, assim risco mais um nome de uma depressão que muita emoção e tristeza trouxe a todos nós.

Boas noites..por aqui o dia foi bastante quente..a temperatura andou pelos 27/28ºC :hehe:..por volta das 15h ainda vislumbrei o Céu muito nublado por alguns Cumulonimbus mas agora a partir das 19h tudo se dissipou :(..ficam aqui 2 fotos uma tirada ás 15h e outra agora ás 19h.

Ás 15h.

Ás 19h já com um bonito Pôr-do-sol :p

Vamos lá fazer um resumo dos 3 dias de forte precipitação no Algarve.

A nossa Esmeraldina quem deu o nome foi o Rog. Nasceu ao largo da Madeira e deslocou-se para o sudoeste de Portugal onde ficou praticamente estática durante 3 dias e afectou particularmente o Algarve de forma severa.

No total caíram 125 mm em Olhão, foi o concelho mais afectado do Algarve com 12 famílias desalojadas nas freguesias de Moncarapacho e Fuseta, estradas cortadas, pessoas isoladas nas suas próprias casas, ribeiras transbordaram, linha entre Olhão e Tavira cortada, desabamento de terras na A22, Quarteira, Faro e Albufeira foram as outras cidades mais afectadas.

Choveu em 3 dias 9 vezes mais do que a média para o mês de Setembro.

Em relação à situação verificada em Alfandanga, onde ficaram pessoas isoladas, uma carpintaria inundada, esta zona é baixa, tem uma ribeira chamada de Ribeira do Tronco que nasce nos cerros em redor de Moncarapacho e desagua na Fuseta, essas casas foram construídas em leito de cheia, a autarquia permite construir em todo o lado, esquecem-se que ocorre cheias, depois é o que se viu na RTP.:disgust:

Deixo aqui uma dúvida, os nomes dados às depressões ou situações extremas como esta, podem ser repetidos ou são retirados da lista como o NHC faz com os nomes que atribui aos furacões, quando são mais violentos e causam enormes prejuízos o nome é retirado da lista e não é mais repetido.

Na minha opinião, este nome deve ser retirado da lista de nomes possíveis e que não seja mais repetido, devido aos estragos avultados destes 3 dias de temporal no Algarve.

Olá pessoal :)

Como se pode ver no painel à esquerda desta mensagem, eu moro na margem sul :lmao:

Fez a semana passada um ano que os céus da margem sul se iluminavam com trovoadas FORTES, entre 11 e 20 de setembro de 2007... Encontrei aqui os registos (vídeos e fotos) apesar de terem sido tirados pelo meu telemóvel, com uma qualidade EXTREMAMENTE PÉSSIMA... :(

Gostava de saber onde é que eu consigo arranjar fotos de satélite desses dias de 2007... é que queria ter as imagens de satélite para juntar à minha colecção, pois sempre que troveja, lá vou eu para a janela filmar e fotografar estes lindos fenómenos... que me continuam a fascinar ;)

Cumps

«Mini-tornado» no porto de Lagos

No porto de Lagos, um «mini-tornado» arrancou uma tenda gigante, onde os pescadores executavam arranjos e pinturas às embarcações, e os pilares de cimento que sustentavam a estrutura em terra, danificaram alguns iates, acrescentou fonte da Autoridade Marítima.

Portugal Diário

:rolleyes:

Aqui estão 3 fotos da trovoada em formação no dia 27-9-2008 entre Setúbal e Cabo Espichel.

Foram tiradas na praia da Rainha com um telemóvel mas acho que não ficaram muito más.

As restantes (19 ao todo) poderão ser visualizadas em:
http://gatopreto1973.spaces.live.com/photos/cns!F463147E6037E905!192

y1p2tO5EcM_TGoPlmGJOT8Zz2pSWvrTrZM-ERVxERB3aj71kYdPCU2WGL0Z_msiFsOb

y1pixPnKqHuhxynSBN8GTskC1LPIHaGiKtOVxh_ZWk_rOb9XovMCLx5jOLzgyXk_1mj

y1pn5_ywGJLH40ok-BhOIgrFeQSPRxjBQsYAm4pzjDpqc65FXxbzKOLLrFtZ-SDiZIm

No sabado a tarde na região da moita fez algumas trovoadas vindas do alentejo mais precisamente da região de Évora e trazendo vento forte do quadrante Leste e tb houve nessa tarde mais cedo uma outra trovoada a nordeste da região da moita na região de Estremoz que se dirigiu para Lisboa

«Mini-tornado» no porto de Lagos

No porto de Lagos, um «mini-tornado» arrancou uma tenda gigante, onde os pescadores executavam arranjos e pinturas às embarcações, e os pilares de cimento que sustentavam a estrutura em terra, danificaram alguns iates, acrescentou fonte da Autoridade Marítima.

Portugal Diário

:rolleyes:

«Mini tornado» strikes again !

Como não há testemunhos descritivos citados na comunicação social, fica a dúvida do que terá sido, se calhar até foi apenas um vendaval.
Conseguiu encontrar umas fotografias num blogue de noruegueses que estavam ancorados na Marina de Lagos.

lagossm4.jpg

lagos2iq1.jpg

Gostava de saber onde é que eu consigo arranjar fotos de satélite desses dias de 2007... é que queria ter as imagens de satélite para juntar à minha colecção, pois sempre que troveja, lá vou eu para a janela filmar e fotografar estes lindos fenómenos... que me continuam a fascinar ;)

Cumps

Boa tarde Frank_ Tornado!

neste site: http://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/ encontras imagens de satélite desde 1974 até 2008 , clicas no ano depois selecionas o dia do mês e o satélite.

as que pretendes desses dias de Setembro 2007 11 e 20, estão no meteosat 9 depois é só ampliar :thumbsup:

Este site tem muita informação sobre imagens de satélites!

Obrigado, Snifa :D

E obrigado a todos os que me têm ajudado :)

Como se pode ver no painel à esquerda desta mensagem, eu moro na margem sul :lmao:

Fez a semana passada um ano que os céus da margem sul se iluminavam com trovoadas FORTES, entre 11 e 20 de setembro de 2007... Encontrei aqui os registos (vídeos e fotos) apesar de terem sido tirados pelo meu telemóvel, com uma qualidade EXTREMAMENTE PÉSSIMA... :(

Cumps

Boas Frank_Tornado

Existem também dois tópicos de acompanhamento especial, que foram feitos aqui no fórum, no período que referiste:

Seg. Especial - Trovoadas e Instabilidade 10-16 Setembro 2007

Seg. Especial - Trovoada e Instabilidade - 20 a 21 de Setembro 2007

;)

Boa tarde Frank_ Tornado!

neste site: http://www.ncdc.noaa.gov/gibbs/ encontras imagens de satélite desde 1974 até 2008 , clicas no ano depois selecionas o dia do mês e o satélite.

Para aquela data neste há com maior resolução:
http://www.sat.dundee.ac.uk/
Requer registo mas é gratuito, depois ir ao arquivo:
http://www.sat.dundee.ac.uk/geobrowse/geobrowse.php?sat=0