Seg. Especial - «Carla/Klaus» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial - «Carla» - Chuva, Vento e ondulação forte -22/26 Janeiro

O céu está a adquirir uma cor estranha, anunciando uma possível carga de água (passe o termo) a qualquer momento...
A temperatura, essa, está completamente estagnada: 15ºC

Julgo ser uma cor alaranjada, avermelhada, certo?
Tenho uma amiga em Saint jean de luz perto da fronteira com Espanha em França, ja lhe avisei para proteger a casa tirando objectos soltos do jardim, aquilo vai ser mesmo complicado, ela disse-me que troveja com frequência, tambem quero!
Por aqui a temperatura vai baixando, 12.8ºC.

O Vento já se começa a fazer sentir! Novo record para Hoje, com 52,9 km/h:D

Temperatura nos 14,4ºC

Continua a aumentar ligeiramente a velocidade do vento.
Será que vou voltar a ver ventos quase tão fortes como o tornado que por aqui passou.

Um site bom para nas próximas horas seguir as observações na Galiza é a rede de estações da Meteogalicia:

http://www.meteogalicia.es/galego/observacion/estacions/aRede/todaarede.asp

PS: Klaus é o nome dado à depressão pelo Inst.Meteorologia de Berlim. Habitualmente só dá nomes a depressões que afectam a Europa central mas por vezes também dão a estas mais próximas da gente quando afectam a França, como é o caso. Como estava previsto nas regras dos nomes, quer em relação a Berlim quer em relação a algum desenvolvimento subtropical que o NHC depois desse nome, o tópico muda para Carla/Klaus pois em situações como esta a comunicação social espanhola e francesa adoptou o nome dos alemães.

o estofex tá-lhe a dar:D:shocking::shocking: eu acho que , pelo menos no norte e centro era prudente um alerta laranja ou vermelho .
nunca se sabe ao certo o que vai acontecer de uma certeza de 99.9% podem haver 0.1% que causem uma verdadeira tempestade;)
tambem já reparei que a depressao está um pouco mais intensa e a sul que o previsto na run do GFS das 12z.
nas proximas 12-24 horas justifica-se, a meu ver, um alerta laranja ou vermelho para as regiões do litoral norte e centro e terras altas devido ao vento , chuva moderada a forte e possiveis trovoadas ( durante a passagem de frente)

não são de excluir fenomenos mais extremos ou imprevistos localmente devido á convecção!
quanto aos proximos dias a tendencia é de manutenção da corrente perturbada de oeste afectando principalmente o norte e centro.

o estofex tá-lhe a dar:D:shocking::shocking: eu acho que , pelo menos no norte e centro era prudente um alerta laranja ou vermelho .
nunca se sabe ao certo o que vai acontecer de uma certeza de 99.9% podem haver 0.1% que causem uma verdadeira tempestade;)

Mas já se sabe como é...:disgust:
Quase que aposto que daqui a algumas horas o Norte está em alerta amarelo ou vermelho.

Está uma ventania desgraçada aqui. :D

E no meio disto tudo, eu sem estação meteorológica para registar a rajada máxima... :sad: :disgust:

Espero que depois da "Carla" venham mais, e que tragam ainda mais vento.

O vento começa agora a mostrar os "dentes". Penso que vamos ter uma situação de ventos que poderão passar os 100 km hora mesmo em terras fora do litoral e fora das chamadas terras altas...mas aguardamos pelo casal maravilha carla\klaus:lmao:

Julgo ser uma cor alaranjada, avermelhada, certo?
Tenho uma amiga em Saint jean de luz perto da fronteira com Espanha em França, ja lhe avisei para proteger a casa tirando objectos soltos do jardim, aquilo vai ser mesmo complicado, ela disse-me que troveja com frequência, tambem quero!
Por aqui a temperatura vai baixando, 12.8ºC.

Exacto, é mesmo esse o tom do céu (não agora que já escureceu...)
Continua a ameaçar chover, mas não há maneira de se decidir.
A temperatura não mexe uma décima que seja, nem para cima nem para baixo... 15ºC há uma hora...

Exacto, é mesmo esse o tom do céu (não agora que já escureceu...)
Continua a ameaçar chover, mas não há maneira de se decidir.
A temperatura não mexe uma décima que seja, nem para cima nem para baixo... 15ºC há uma hora...

Passo a citar: começou a chover fraco. É uma mistura de vento forte com chuva muito fraca, mas que dá para se notar bem.