Foi um dia fabuloso.
Acordei de manhã numa aldeia da encosta do Caramulo, a cota 300m e estavam 7º negativos às 7h (nem sei se ainda esteve menos ainda!). Até um rio estava parcialmente gelado.
NEVE NO PORTO E GAIA
À tarde encontrei chuva até aos Carvalhos e depois neve em Gaia e em plena baixa do Porto!!! Nevava em toda a Rua de Santa Catarina entre as 15h e as 16h (nos últimos vinte minutos passou a neve depois de uma mistura chuva-neve). Mas não acumulou nada. A temperatura às 16h nos termómetros da cidade variava entre os -2ºC e os 1ºC! Às 18h registrei em casa 0ºC. Os meus pais disseram-me que a mínima foi de -1ºC de noite e a máxima de 3ºC de manhã, antes dos primeiros flocos.
MÍNIMAS NEGATIVAS NO PORTO
Agora no sítio onde moro estão -1ºC (cota 80m, Leça do Balio) sem sinais de nuvens mas o site que habitualmente consulto (o mais preciso que conheço,
www.accuweather.com) dá neve novamente no Porto entre a meia-noite e a 1h da manhã e prevêm mínimas de -3ºC.
ACCUWEATHER E PREVISÕES DE NEVE PARA O ALENTEJO
Aliás digo-vos que o
www.accuweather.com já previa neve para o Porto há 4 dias atrás, é simplesmente incrível!
O site não prevê neve nem para Lisboa nem Setubal. Embora preveja neve para ÉVORA, BEJA (misturado com chuva) para ESTA MADRUGADA e em Sintra, Leiria e Santarém a previsão ainda é incerta entre o chuvisco ou uns flocos de neve.
NOVA NEVE PARA O NORTE?
Além disso, vêm uma nova camada de nuvens da Galiza que deverá chegar algures amanhã ao norte do país. Foi esta a causadora da neve que caíu em Madrid e norte de Espanha! Talvez nova neve quem sabe!