É capaz de ser isso. Então para resolver o problema só um pluviometro especial como diz o Vince.Tenho ideia que cada centímetro de neve, corresponde a mais ou menos 1mm de água. Mas acho que isso varia muito com o floco de neve em si. Se é muito denso ou não.
Agora, o que pode acontecer, é que à medida que a neve comece a derreter, e caso a humidade seja baixa, a neve pode acabar por evaporar ao invés de derreter e ser recolhida pelo pluviometro.
A percentagem de evaporação deverá ser tanto maior, quanto mais mais lento for o processo de derretimento. Se calhar com 1ºC e humidade nos 45%, a maioria da neve acaba por evaporar ao invés de derreter e escorrer em água.
Digo eu...![]()
E aqui em Moura, que fica entre Beja e Barrancos, NADA!!! Nem um único floco...
Assim não gosto!!!
Boas,
Gostava que alguém me explicasse como é possível a minha estação apenas ter recolhido 1mm nos dois últimos dias e ter tido uma acumulação de neve de 2/3cm.
Já estive a ver os dados da estação do Fil e também registou muito pouca precipitação e penso que na zona dele a acumulação foi ainda maior...
Qual será então a relação entre a quantidade de precipitação e a acumulação de neve?
Claro que ontem como as temperaturas eram muito baixas acumulava tudo...
Desde já obrigado a quem se dispuser a esclarecer![]()
A densidade da neve pode variar bastante, mas quando é seca a neve fresca pode ter uma densidade de apenas 5%. Neste episódio a neve foi bastante seca e acumulou tudo o que caiu. Dessa forma, 1mm de precipitação corresponderia a 2cm de neve, mas aqui acumulou mais do que isso.