Resumindo estes dias em
Várzea da Serra.
Localização geográfica: Concelho de Tarouca, distrito Viseu.
A 950m de altitude, rodeada por serras com mais de 1000m de altitude. O ponto mais alto da freguesia é no alto de Santa Helena com cerca de 1150m de altitude.
Sexta-feira dia 21:
Céu pouco nublado com uma temperatura máxima de 12ºC.
À noite o céu cobriu-se por nuvens baixas e o vento intensificou-se de Noroeste.
Sábado dia 22:
Começou a chuviscar por volta das 2h. Às 3:30 os beirais já pingavam. Às 8:30 notava-se que tinha chovido a noite inteira. Das 10h às 12h30 choveu com alguma intensidade. Até então a temperatura andou sempre entre os 4,5 e os 5ºC.
Às 13h o sol despontou por entre o nevoeiro e brilhou até às 13:30, altura em que se cobriu por uma nuvem extremamente carregada. Era previsível uma grande descarga mas como estavam 7ºC, nada evidenciava o que aí viria.
Começou a chover, e um minuto depois desatou a granizar! Seguiram-se 3 fortes trovões, e com 3ºC o granizo passou a neve, que parou pouco depois. Estavam então 1,9ºC. (Foi a primeira mensagem que mandei ao Gil. Estava hiper, mega feliz
)
Entretanto o sol voltou e começou a derreteu tudo! Na ânsia de ver mais neve, peguei na máquina fotográfica e fui sozinho e a pé ao ponto mais alto: 1150m de altitude, a 4km de minha casa, a 3km de qualquer casa. Lá vi crescer uma tempestade de vento, nevoeiro e alguma neve, tudo entre as 16h e as 17h.
Daqui a pouco já mostro fotografias e vídeos daquilo que vivi primeiramente com tanto entusiasmo e depois com algum medo.
Às 17h a neve havia voltado a cobrir o chão, que as temperaturas positivas (2 a 3ºC), o vento e o sol derretiam rapidamente. Nesse dia ao pôr-do-sol o céu limpo, e a temperatura desceu abaixo de 0ºC.
Domingo dia 23.
Nada de precipitação. O vento manteve-se forte de norte até ao fim da tarde
A temperatura andou entre os -2,7ºC e os 5,8ºC. Foi um dia extremamente gelado!
Segunda-feira, dia 24:
Às 1:30, quando vim do bailarico, ainda andei a raspar gelo no carro! Não tenho dados de temperatura. Até à vinda para Lisboa às 8:30, o céu mantinha-se nublado e com algum nevoeiro à mistura. Estavam 2ºC mas não havia chovido até então.
Seguem-se então algumas fotos e vídeos do fim-de-semana na terrinha
Reportagem
Neve e Trovoada - Várzea da Serra/Tarouca - Páscoa 2008