Seg. Especial - Sist. Depressionário «Filipa» 4 Fev/ 7 Fev 2009

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Pessoal precisava de ajuda para que me explicassem o fenómeno que vi hoje:

Da base de uma célula (a sua base era BEM escura) surgiu uma "nuvem" mais baixa, de côr esverdeada/esbranquiçada (parecida áqueles "fios" de chuva que por vezes vemos debaixo das nuvens, e que se foi movimentando lentamente no mesmo sentido da célula, até desaparecer). Alguém me consegue explicar o que foi?

Ficam aqui duas fotos, peço desculpa mas tirei-as à pressa, por isso ficaram desfocadas. A parte a que me refiro (esbranquiçada) na primeira foto encontra-se ao pé do prédio que podem ver do vosso lado esquerdo. Na segunda foto essa parte está ligeiramente mais para a direita.

img0347yo8.jpg

img0351he5.jpg

Pessoal precisava de ajuda para que me explicassem o fenómeno que vi hoje:

Da base de uma célula (a sua base era BEM escura) surgiu uma "nuvem" mais baixa, de côr esverdeada/esbranquiçada (parecida áquelas "filas" de chuva que por vezes vemos debaixo das nuvens, e que se foi movimentando lentamente no mesmo sentido da célula, até desaparecer. Alguém me consegue explicar o que foi?

Ficam aqui duas fotos, peço desculpa mas tirei-as à pressa, por isso ficaram desfocadas. A parte a que me refiro (esbranquiçada) na primeira foto encontra-se ao pé do prédio que podem ver do vosso lado esquerdo. Na segunda foto essa parte está ligeiramente mais para a direita.

Essa cor é devido à luz que incide no gelo/granizo que reflecte uma gama de luz que ao olho humano é esverdeada. Quando chove apenas, a luz que é reflectida na água em estado inteiramente líquido e é visivel ao olho humano como esbranquiçada.

Não desanimes! Mais aguaceiros ainda estão para vir.
Eu também ainda não perdi as esperanças de ver uma boa trovoada durante a "Filipa"

Eu já as tinha perdido. Mas voltaram de novo, há bocado, quando vi e filmei uma trovoada ao longe... Pelo menos vi 4 relâmpagos, mas só filmei 1. Liguei a máquina quando a trovoada já estava a acabar. :sad:

De qualquer maneira nota-se uma coisa mínima no vídeo que fiz. :unsure:

Continua a Chuva por aqui

Dados Actuais

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009 20:19:56

Temperature (°C):
Current 11,6
Trend (per hour) -0,3
Average today 12,6
Wind chill 11,6
Heat index 11,6
Dew Point 8,4
Rel Humidity 81%

Wind (km/h):
Current Gust 5,0 SW
Average Speed 5,0 SW

Rainfall (mm):
Current rate 5,5
Last hour 1,8
Total today 14,1
Total yesterday 0,0
Total this month 27,6
Total this year 108,9

Pressure (hPa):
Current 1017,6
Trend (per hour) -0,7

Melgaço,

42 mm recolhidos hoje, grande Filipa!

Em Lamas de Mouro está a nevar com toda certeza com os 0.5ºC registados às 20h, mas talvez o Lince nos possa fazer um ponto situação de como andam as coisas lá por cima.

Boa Noite

Por aqui tenho céu muito nublado com aguaceiros fracos e vento fraco..tenho 7.0¤C

Hoje foi um dia de aguaceiros moderados a fortes..por volta das 19h30 vi pelo menos 4 relâmpagos a N/NE aqui de Vendas Novas