Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial Tempo Frio, 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Boas, aqui a mínima foi de -2,3ºC, o vento não permitiu uma descida maior. Neste momento, para minha surpresa, ainda tenho 3,8ºC apesar do céu completamente limpo.

MONTALEGRE

8h DA MANHA: -5,5º
13:00h : +4,5º

E A NEVE VEM OU NÃO E QUANTIDADES NINGUEM APOSTA ..

EU ESPERO EM BARROSO MEDIR 30cm ISTO NO MINIMO ..

BOA TARDE
BARROSODIGITAL

Tu aí vais ter um fartote de neve! ;)

Depois de um min. de 2.2ºC:cold: a temperatura teima em não subir muito, por agora 10.9ºC.

Boa Tarde:)

Por aqui neste momento estão 15.5ºC, vento nulo e céu limpo:(.

Céu pouco nublado, sol... mas frio. Esta noite não espero grande descida das temperaturas, uma vez que a frente aí vem... e bem depressa.

Espero é que a Protecção Civil esteja já em contacto com o IM, caso contrário sujeitamo-nos a cortes de estradas sem fim no fim de semana. Parece que estou mesmo a ver o cenário, com os condutores bloqueados na neve e as concessionárias desprevenidas sem sal e limpa-neves para resolver a situação :rolleyes:

MONTALEGRE

8h DA MANHA: -5,5º
13:00h : +4,5º

E A NEVE VEM OU NÃO E QUANTIDADES NINGUEM APOSTA ..

EU ESPERO EM BARROSO MEDIR 30cm ISTO NO MINIMO ..

BOA TARDE
BARROSODIGITAL

eu também aposto em 30 cm nos locais acima dos 900 m (isto como somatório de sexta, sábado, domingo e segunda).

é obvio que no interior norte e centro será menor e na zona no Gerês/Barroso será maior mas a média é poderá andar por aí.

no maciço central da estrela penso que pode subir acima de 0,5m

Espero é que a Protecção Civil esteja já em contacto com o IM, caso contrário sujeitamo-nos a cortes de estradas sem fim no fim de semana. Parece que estou mesmo a ver o cenário, com os condutores bloqueados na neve e as concessionárias desprevenidas sem sal e limpa-neves para resolver a situação :rolleyes:

Penso que aprendem com os erros, certamente já estarão a preparar um plano de prevenção com vista á minimização de riscos. Espero bem que sim uma vez que temos um fim de semana prolongado e a população deve ser informada antecipadamente dos riscos que possa correr!!
Vamos esperar para ver.:thumbsup:

Após uma Temperatura Máxima elevada, com 14,4ºC, a Temperatura já começa a descer! Neste momento levo 12,8ºC!:D

Humidade a 38%
Pressão a 1018 hPa
Vento a 16,9 km/h de N (360º)
Ponto de Orvalho nos -1,2ºC
Variação de Temperatura nos -1,2ºC/h

Penso que aprendem com os erros, certamente já estarão a preparar um plano de prevenção com vista á minimização de riscos. Espero bem que sim uma vez que temos um fim de semana prolongado e a população deve ser informada antecipadamente dos riscos que possa correr!!

Se aqui dá para nevar a sério lá vão os tractores com as sementeiras meter sal na A6 :lol:

Eu pessoalmente, acho que faltam uns quantos avisos, estou a falar dos alertas amarelos no mapa do IM. Nomeadamente no distrito de Viseu e também em Castelo Branco que abrange uma parte da Serra da Estrela! Embora o centro de limpeza de neve esteja já no distrito da Guarda, devia-se pensar que existe mais serra, e outras montanhas (Gardunha, Açor, Alveolos,..) de grande relevância para a prevenção dos perigos que possam ocorrer nas estradas. Que dizer de Viseu, com a Serra do Caramulo, Montemuro e outras tantas?

Eu pessoalmente, acho que faltam uns quantos avisos, estou a falar dos alertas amarelos no mapa do IM. Nomeadamente no distrito de Viseu e também em Castelo Branco que abrange uma parte da Serra da Estrela! Embora o centro de limpeza de neve esteja já no distrito da Guarda, devia-se pensar que existe mais serra, e outras montanhas (Gardunha, Açor, Alveolos,..) de grande relevância para a prevenção dos perigos que possam ocorrer nas estradas. Que dizer de Viseu, com a Serra do Caramulo, Montemuro e outras tantas?

Os avisos actuais são apenas respeitantes a temperaturas mínimas baixas, ainda não foi colocado nenhum aviso para a queda de neve quando estamos a cerca de 24 horas do início do evento.

Entretanto o IM já desceu a cota de amanhã para os 900m, mantendo os 700m no Sábado e Domingo. De relembrar que a cota de neve prevista no famoso 29 de Janeiro foi de 600-800m. Com isto obviamente não estou a querer dizer que a situação, longe disso, mas quero apenas realçar que as cotas do IM nem sempre são para levar exactamente à letra. Em minha opinião o IM falha um pouco neste tipo de situações.

Quanto à AEMET já se "atreve" a lançar cotas de 400m para as localidades mais a sul da Galiza, apesar de na sua previsão descritiva não baixarem dos 700m para o Norte de Espanha. :huh:

Os avisos actuais são apenas respeitantes a temperaturas mínimas baixas, ainda não foi colocado nenhum aviso para a queda de neve quando estamos a cerca de 24 horas do início do evento.

Entretanto o IM já desceu a cota de amanhã para os 900m, mantendo os 700m no Sábado e Domingo. De relembrar que a cota de neve prevista no famoso 29 de Janeiro foi de 600-800m. Com isto obviamente não estou a querer dizer que a situação, longe disso, mas quero apenas realçar que as cotas do IM nem sempre são para levar exactamente à letra. Em minha opinião o IM falha um pouco neste tipo de situações.

Quanto à AEMET já se "atreve" a lançar cotas de 400m para as localidades mais a sul da Galiza, apesar de na sua previsão descritiva não baixarem dos 700m para o Norte de Espanha. :huh:

Tudo bem João, associei sem querer à neve :):cold:, mas mesmo assim, estar a alertar para temperaturas baixas (próximas de -5ºC) e esquecer o perigo de gelo (basta 0ºC) noutros distritos não me deixaria de consciencia tranquila se algo acontecesse de menos bom.

E mesmo quanto ao frio, penso que as temperaturas para média de Novembro estão já suficientemente baixas no território, e para tal, à semelhança dos alertas de tempo quente no Verão, os alertas de tempo frio no Inverno devem de igual modo serem colocados relativamente a anomalias em relação à média local, e não em relação a temperaturas absolutas, digo eu..

Por ex: No Verão se estiverem 35ºC em Beja e na Guarda, apenas na Guarda se coloca o alerta amarelo de tempo quente! Para Beja, só a partir duns 38ºC.. Não sei os valores correctos, mas já foram colocados no Forum! Faltam os de referência para o Inverno.