Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/2 Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg. Especial Tempo Frio - Depressão «Helena» 25 Novembro/3 Dezembro 2008

Por aqui acordei com 3ºC e alguma chuva, ainda pensei que ia ver uns farrapos mas nada... o dia foi gelado e com chuva mais intensa agora ao final da tarde e juntando dois relampagos... por agora sigo com 7.6ºC e chove moderado.

estou a estranhar esta estabilidade da temperatura, se continuar assim, a neve é para esquesser:sad:

A temperatura só desce depois da frente passar, até lá ela ainda vai subir e só depois da chuva caí a pique, e depois sim, poderá vir a neve.

Estou com 10.7ºC :D

Vince, pelas imagens de radar quando voltaremos a ter precipitação aqui? O frio parece estar bem instalado...

Olha, eu hoje já tive a minha dose de embaralhação, não contava com esse nevão, apenas alguma pouca antes de chover, afinal caiu muita e praticamente não choveu e as máximas aguentaram-se pelos 0ºc. Pelo que não te fies muito no que digo :D
Mas eu acho que à medida que a frente chega as temperaturas vão subir um pouco e só depois é que regressará neve se houver precipitação já muito ao fim da noite e madrugada. Ou então, a frente é bastante activa e a precipitação intensa só por si fará descer as temperaturas que aí se mantém baixas et voilá, neve de novo. Mas como disse, hoje já estou bastante baralhado com tudo, isso aí em Bragança é um mundo à parte com as suas bolhas de frio :D

E neste momento em Almada não chove. E até temos céu limpo...

TEMPERATURA +12 °C
HUMIDADE 75 %
PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1002 hPa
VELOCIDADE DO VENTO 6.8 km/h
DIRECÇÃO DO VENTO Oeste

A temperatura volta a subir para 10.2ºC e começa a chover.:rain:

Bem, felizmente aqui pelos nossos lados nortenhos já se vê um pouco de tudo..Chuva, neve,trovoada, algum vento...Estamos bem lançados neste fenómeno!A temperatura aqui pelo Porto está como nos relatos anteriores d outros "foreros" nos 7,8ºC e com tendência a descer!
Como diria o outro, "está bonito está...!!":w00t:

Bem grandes vídeos phillip, que qualidade :thumbsup:

Aqui parece estar a subir, de repente foi dos 0,3ºC para os 0,7ºC, será a frente a chegar? :rolleyes:

haaaaa
transito congestionado MARAO JA TEM NEVEEEEE :DDDDDDDDD

FONTE:Estradas de Portugal

Não vos quero massacrar com fotos e videos, mas fica mais esta, dá para ver bem a quantidade que caía na altura...
my.php
[/URL][/IMG]

Não vos quero massacrar com fotos e videos, mas fica mais esta, dá para ver bem a quantidade que caía na altura...
my.php
[/URL][/IMG]

Fotos e videos de neve nunca são massacre :thumbsup:
Grandes fotos, grandes videos :)

A temperatura só desce depois da frente passar, até lá ela ainda vai subir e só depois da chuva caí a pique, e depois sim, poderá vir a neve.

Estou com 10.7ºC :D

Irá assistir-se a uma descida da temperatura logo que comece a precipitar. As temperatura baixas que temos agora, pré-frontais não se devem a irradiação de calor como em outras situações que temos vindo a acompanhar, estão em concordância com a temperatura da massa de ar pré-frontal, esta que no nordeste transmontano sofreu influências do geográficas e arrefeceu ainda mais (aqui por irradiação, nas noites anteriores, a massa de ar arrefecido, mantém-se estavel junto há superfície, por isso ainda se observa inversão térmica, tal facto tem sido favorecida pela fraca intensidade do vento). Por outro lado, as temperaturas pré-frontais ocorrem num contexto de céu muito nublado e muita humidade atmosférica, ou seja está a haver condensação, reacção exotérmica, havendo libertação de calor (o que também acontece na frente), mesmo assim as temperaturas actuais são baixas, o que indica que a massa de ar pré-frontal é muito fria. Portanto, com a aproximação da frente, logo que precipite, as temperaturas não subirão, elas descerão e na fase inicial a descida será mais acentuada nos locais onde a precipitação seja forte. Quem tem dúvidas consulte o graficos de temperaturas das localidades costeiras galegas, onde a frente já está a esvazar água e repare que a temperatura desceu.

BONS NEVÕES PARA TODOS