Diogo.lis.vpa
Cumulus
Fico muito honrado sor andre por dar o nome da minha irma a essa depressao ..xD
por aqui ceu muito nublado,mas nao chove,vento fraco.
por aqui ceu muito nublado,mas nao chove,vento fraco.
29 Dezembro 2008 - 00h30
Mau tempo - ontem não nevou e a temperatura subiu
Estradas reabertas
Depois do temporal, o sol e o aumento da temperatura fizeram regressar a tranquilidade às populações residentes em zonas de montanha. As estradas do Norte e Centro do País que ficaram intransitáveis no sábado, devido à queda do maior nevão da última década, foram todas reabertas ontem. Além de ter deixado de nevar, a queda de chuva e o aumento da temperatura fez derreter a camada de gelo que se formou nas vias.
As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela só foram reabertas pelo Centro de Limpeza de Neve, às 16h00, para alegria das centenas de turistas que já se encontram na região para a festa de Passagem de Ano – a maioria das unidades hoteleiras já estão esgotadas há várias semanas.
Segundo um elemento do Centro de Limpeza de Neve (CLN), localizado nos Piornos, a temperatura subiu muito, ao ponto de ao final da tarde de ontem os termómetros apenas registarem 0º C na Torre. "Só foi possível abrir as estradas porque deixou de nevar e choveu", conta um funcionário do CLN, salientando que no sábado registou-se "o maior nevão dos últimos anos".
Mais a Norte, no distrito de Vila Real, também a A25 e o IP4 foram reabertos ao trânsito sem condicionalismos. Naquelas vias, a Protecção Civil também não teve mãos a medir para acudir aos pedidos dos automobilistas que ficaram bloqueados.
No distrito de Viseu, os casos mais complicados verificaram-se nas estradas municipais 553-1, que liga Resende a Bigorne, a 1112 (Várzea da Serra-Tarouca-Vale Abrigoso-Castro Daire) e a EN231, a via que atravessa a Serra de Montemuro.
Em Coimbra, também foi aberta ontem a EN344, na zona do Piódão - onde anteontem oito pessoas foram apanhadas de surpresa pelo nevão, entrando em pânico. Foram salvas pelos bombeiros. Na região da Lousã e Castanheira de Pêra também nevou mas nenhuma estrada foi cortada.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, para os próximos dias não está prevista queda de neve. As previsões apontam para céu geralmente muito nublado e períodos de chuva fraca em todo o território nacional.
PORMENORES
COVILHÃ
A grande camada de gelo que se formou no sábado na estrada que liga a cidade da Covilhã às Penhas da Saúde, obrigou a GNR a cortar o trânsito no sentido ascendente. Alguns turistas ficaram revoltados. A situação só ficou normalizada a partir do início da tarde de ontem.
RÉVEILLON
Na região da Serra da Estrela já se encontram centenas de pessoas, que escolheram aquela região montanhosa para celebrar a Passagem de Ano. Os operadores turísticos e comerciantes dizem que se trata da maior enchente de turistas do último ano, contrariando assim outras regiões do País.
SEGURANÇA
Para a Operação de Passagem de Ano, a GNR e a Protecção Civil dos distritos da Guarda e Castelo Branco reforçaram o número de efectivos. Prevê-se nos próximos dias uma grande afluência de pessoas e é objectivo das autoridades garantir-lhes o máximo de segurança.
Correio da Manhã
Fico muito honrado sor andre por dar o nome da minha irma a essa depressao ..xD
por aqui ceu muito nublado,mas nao chove,vento fraco.