Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Boas,

Parece-me que se houver precipitação até ao meio dia aqui mais para o extremo norte, poderá ser de neve a cotas razoalvelmente baixas (para mim está praticamente garantida para Bragança), pois existe frio a baixa altitude devido aos dias sucessivos de temperaturas negativas. Poderá ser um evento passageiro, mas ponse que pode acontecer.
O que acham?

Boas, por aqui o vento ja sopra forte.
A precipitação prevê-se que seja moderada a forte, e ocorra durante a madrugada e início da manhã.
O IM lançou vários alertas, um laranja para rajadas de ventos que poderão atingir os 100km/h.

12-alerta1.jpg

Boas

acho que o cape não esta muito alto, -3, -4 máximo, trovoada só no mar,

acho que o cabo espichel, roca e de sines será o melhor ponto para tirar umas fotografias ou vídeo, sagres é mais que certo.

chuva não espero muita, vento forte

hoje estive num quartel de bombeiros a fazer um serviço, e conversa puxa conversa, soube que esta instituição apenas recebe um fax diário do nosso instituto com a previsão do estado do tempo para aquele dia, nada de avisos ou alertas.

que tal um aviso!!!! era bom :huh: ainda por cima uns bombeiros perto do mar como são os da trafaria

abraços

É verdade e como bombeiro posso confirmar. Recebemos um relatório diário com informações sobre temperatura, vento e humidade.
Basicamente o mesmo que a população, mas um pouquinho mais detalhado.

hoje estive num quartel de bombeiros a fazer um serviço, e conversa puxa conversa, soube que esta instituição apenas recebe um fax diário do nosso instituto com a previsão do estado do tempo para aquele dia, nada de avisos ou alertas.
que tal um aviso!!!! era bom :huh: ainda por cima uns bombeiros perto do mar como são os da trafaria

Observações pertinentes, mas penso que essa tarefa não cabe ao IM, mas sim à Protecção Civil e parece que é matéria de polémica discussão entre as duas instituições.

Sobre esse assunto dá uma olhadela nesta notícia que aqui há uns tempos o Gerofil colocou aqui no Forum e a partir do qual dá para perceber que existe uma especie de "guerra" institucional sobre essa observação que fizeste.
-> Avisos da meteorologia não prevêem perigos para a população

Já agora, a Protecção Civil hoje emitiu um alerta para a comunicação social, que eu ouvi na rádio ao final da tarde, mas fui procurar essa informação no site deles e não encontrei nada ... Além do mais a parte dos alertas nem funciona no meu browser, o Firefox.

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

Boa noite,

Ligaram-me de Santa Maria, Açores, há meia hora e chove torrencialmente com queda de granizo (do tamanho de guizantes/ervilhas) e vento forte. Um autêntico temporal de inverno. :rain::cold:

Neve ou chuva nas terras altas?

Boa noite, o nosso instituto prevê chuva para guarda e bragança, enquanto os "nuestros hermanos" (inm) prevê neve acima de 500m subindo até aos 1000 ao longo do dia, para Castilla-Leon, quem terá razão? Espero que sejam os espanhois. Aqui no Sabugal (800m) está cerca de -4º e penso que se houver precipitação nas primeiras horas da manhã, será de neve...

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

Neve, neve ainda não será desta!
Poderá cair uma nevascada mas nada importante! Que chova ao menos! que faz muita falta!

Re: Neve ou chuva nas terras altas?

Eu acho que tudo vai depender do vento...
Se ele entrar mesmo forte de Sul, vai trazer o ar quente, e as temperaturas sobem de forma abrupta.. e adeus neve.. :(
Mas caso ele se mantenha de Este/Nordeste, com o frio que está instalado na nossa peninsula, então poderá mesmo cair precipitação sob a forma de neve:):):)

Coloca a precipitação logo de manha, mas nas temperaturas erram grosseiramente, nestes momento são muito mais baixas!

Todos os sites e o IM estão a errar de forma brutal nas previsões das temperaturas, neste momento em plena zona urbana já registo -5,0ºC...é impressionante e não sei onde vai parar...

esta a chegar a hora da verdade amanha espero ter boas noticias! :D
Mesmo que a neve seja pouca quero ver essas fotos!
sigo com 1 grau os campos ja estao branquinhos! :D
cumps