Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2012

a partir de 3ª começa o tempo sem interesse :angry:

Como sempre isso depende de onde te encontres...

Creio que para os companheiros do Litoral Norte o sentimento não será partilhado:

gfs-2-66_ulu5.png

:rain::rain::rain:

Como sempre isso depende de onde te encontres...

Creio que para os companheiros do Litoral Norte o sentimento não será partilhado:

gfs-2-66_ulu5.png

:rain::rain::rain:

Se chover aquilo que neste momento os modelos dão ... então ainda terão muito que resmungar, mas sempre dará para pelo menos dar uma rega ...

O GFS mesmo para o litoral Norte não dá mais do que uns 15 mm, o que para para essa região não será nada ....

É verdade falava de 15 mm para 15 dias, isto de acordo com esta ultima run ...

Em resumo precipitação moderada no Minho e Douro Litoral e o resto será fraca !!

Obviamente que o panorama olhando aos mapas de precipitação do ECM é bem melhor, mas também já o era neste evento que nem dei por ele .... com os meus 2 mm, eu e a maior parte de nós que estamos aqui, tirando algo muito localizado mesmo ....

Bom dia

Só cá passei para desejar a todos uma SANTA E FELIZ PÁSCOA:w00t:

Embora hoje seja Páscoa, lá fora a meteorologia continua a mexer...

GFS
Depois do dia de Páscoa com bastante sol por todo o país, o GFS prevê o regresso de precipitação já na 3a feira, principalmente no litoral noroeste...
Na quarta-feira o regime será de aguaceiros fracos a norte, depois para quinta e principalmente sexta as coisas voltam a animar...e embora seja natural que com esta entrada de NNW as regiões do NW sejam as mais contempladas, para 6a feira e madrugada de sexta também as regiões do centro e sul terão boas possibilidade de acumular qualquer coisa...atendendo à possibilidade de uma pequena depressão no SW do continente...
Algumas possibilidade de convecção principalmente a sul na 6a feira, sábado e domingo a meu ver...

ECMWF
O europeu retarda baste a chegada de nova instabilidade, apenas na 5a feira ela chegaria de forma mais notória ao NW...terça e quarta serão dias de pequenos aguaceiros...no entanto para o fim de semana teríamos excelentes acumulações no NW com aquela depressão ali a NW da península...

ECMWF
O europeu retarda baste a chegada de nova instabilidade, apenas na 5a feira ela chegaria de forma mais notória ao NW...terça e quarta serão dias de pequenos aguaceiros...no entanto para o fim de semana teríamos excelentes acumulações no NW com aquela depressão ali a NW da península...

O Europeu também tem instabilidade no litoral norte na terça feira:

2VY30.gif

Boa noite!

Parece que por fim o AA se posiciona na posição típica de Inverno, já fora de época mas finalmente!

gfs-0-102_snq7.png

gfs-1-138_jqg4.png

Corrente de norte adia por mais uns dias as enchentes às prias portuguesas! Não se esperam grandes precipitações, mas as temperaturas vão manter-se ligeiramente abaixo da média! :D

Espero que todos tenham passado uma santa e feliz Páscoa! :thumbsup:

Instabilidade pos-frontal. É disso que estás a falar certo David?

Não, parece-me que é mesmo a frente, na última run até estende a precipitação um pouco mais a sul:

hib5Z.gif

Depois deve manter-se uma circulação de noroeste, a durar até ao fim de semana, com possibilidade deste ser bastante chuvoso em todo o país:

R8qui.gif

KdUIn.gif

GVgCY.gif

Mas isto é o ECMWF, o GFS não alinha no mesmo diapasão, colocando a dorsal atlântica mais próxima, e não havendo muita precipitação, mas sim circulação de norte. As seguintes cartas, mostram a média dos ensembles do ECMWF e do GFS, onde se notam as pequenas, mas decisivas diferenças, entre os dois modelos.

EDM1-144_jpv8.GIF

gens-21-1-144_xiy1.png

O Europeu também tem instabilidade no litoral norte na terça feira:

2VY30.gif

Talvez não tenha sido bem explicito, o europeu mostra instabilidade na 3a já a norte, mas o GFS que aposta mais nesse dia para acumulações enquanto que o europeu retarda mais para o final da semana/fim de semana...para já diferentes...

Contudo esta run das 18h do GFS parece-me bem melhor e que se aproxima do europeu, nao coloca a depressão a NW da Península devido à posição mais a oeste da dorsal no atlântico mas já "abre" a porta a qualquer coisa mais...

Tudo indica que pelo menos esrta semana, teremos chuva e já a partir de amanhã!!!
Espero que tanto o Norte como o Sul seja contemplados com a desejada.

O GFS foi melhorando as suas runs e a coisa apesar de não ser nada de especial, parece-me interessante mais a norte...se há coisa de 2 dias não teríamos um acumulado de 7 dias superior a 10/15mm aqui a norte, agora estamos já a rondar os 30mm...

A previsão é essencialmente melhor na manhã de terça no norte,depois rumando mais até ao centro embora com a frente enfraquecida...depois final de dia de quarta-feira e quase exclusivo a norte e litoral centro...e por final no sábado mais generalizado um pouco por todo o continente....

O ECMWF está idêntico, como tal parece estar quase tudo garantido para não ser um fiasco a norte...

Esta run das 18z do GFS não esta nada má, se tudo o que esta a prever ate as 384h se concretizar da para atenuar a seca que vivemos, e se isto acontece-se em pleno inverno :rolleyes:

E o que vês tu nessa imagem ???

Eu posso dizer, o que vejo, vejo uma corrente provavelmente de Norte muito fria mas seca, em que alguma precipitação que houvesse seria muito junto ao litoral , e nas montanhas da galiza !!

Sim Aurélio também vejo isso, seria uma bela entrada de ar frio e com o centro da depressão perto, sobre a Catalunha não era de descartar que houvesse alguma, embora pouca, precipitação no interior norte e centro.
Mas falando na primavera parece que este mês de Abril vai ser bem melhor a nível de precipitação que os meses do inverno, o AA parece que vai deslocar-se para SW, a ver vamos