Proximos dias muito quentes, e a semana que vem continuará quente com o AA a induzir um bloqueio á passagem de ar mais frio nos níveis baixos vindo de norte, forçando uma circulação de leste á sfc ( salvo as brisas maritimas).
Em altura a forte dorsal subtropical deverá manter-se intensa e centrada próximo á PI, movendo-se depois para SE.
Na periferia norte da dorsal em altura, perturbações aproximam-se de W, mantendo a advecção de ar tropical procedente do quadrante sul.
A presença constante de uma circulação do quadrante leste, sob céus em geral limpos, deverá aquecer bastante a agua na costa, e o movimento pendulante do ar nos níveis baixos, devido ao ciclo de brisas, deverá lentamente enriquecer as massas de ar de humidade.
Sendo assim, ao longo da próxima semana o tempo deverá tornar-se abafado e opressivo...a passagem das pequenas perturbações em altura e a presença de mais humidade poderão originar em alguns dias condições favoráveis a algum aguaceiro ou trovoada disperso, embora a camada espessa de ar muito quente deva limitar os gradientes térmicos verticais, e como tal também o CAPE...pelo que qualquer coisa que surja será em geral pontual e fraco.
Para o próximo fim de semana os modelos convergem num cenário de calor intenso já que uma série de pequenos núcleos de vorticidade em altura se estabelece próximo aos Açores, empurrando a dorsal de novo para sobre a PI..a acção conjunta desses núcleos com a dorsal deverá estabelecer um fluxo quente de S em altura que arrastará ar saariano para norte...esse ar deverá gradualmente misturar-se com o ar á superfície por mecanismos de subsidência, levando a uma nova subida das temperaturas.