Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2010

Curiosamente o IM diz que amanhã é que ainda poderá ocorrer chuva forte em especial no Norte e Centro contudo olhando ao modelo Hirlam, eu parece-me que na Terça é que poderá ocorrer alguma coisa de jeito aqui mais pelo Algarve com bastante precipitação orográfica ... mas a ver vamos !!
Em relação aos modelos ambos estão em acordo até ao próximo dia de Quinta mas depois começam a divergir imenso .....
Ambos estão neste momento traçando caminhos diferentes no que ao posicionamento da depressão diz respeito ...
Neste momento o ECM parece apontar para um cenário de NAO- enquanto que o GFS nem por isso preferindo apostar numa entrada bem fria a longa distância permanecendo o tempo seco por aqui ...(depois destas chuvas previstas até Quarta)

Em relação aos modelos ambos estão em acordo até ao próximo dia de Quinta mas depois começam a divergir imenso .....
Ambos estão neste momento traçando caminhos diferentes no que ao posicionamento da depressão diz respeito ...
Neste momento o ECM parece apontar para um cenário de NAO- enquanto que o GFS nem por isso preferindo apostar numa entrada bem fria a longa distância permanecendo o tempo seco por aqui ...(depois destas chuvas previstas até Quarta)

Até estão relativamente parecidos, se bem que a esta distância e com os centros de acção tão indefinidos seja difícil estabelecer tendências.

gfs-0-240_sqt4.png

ECM1-240_hol4.GIF

Isto é NAO-, e é muito chato. A NAO por si só não é tudo:

ECM1-120_iee6.GIF

Na minha opinião, até Quarta instabilidade convectiva, de Quinta até dia 15 anticiclone e temperaturas diurnas elevadas e depois entrada fria de nordeste, para uma segunda metade do mês bastante fria.

Qual é a vossa opinião a cerca do tempo aqui para sul?

http://sat24.com/Region.aspx?country=sp&sat=ir&type=loop

Um MCS a SW/WSW de Sines deverá manter a sua movimentação para NE, podendo vir a afectar o litoral entre Sines e Lisboa dentro de umas 1.5h :D

O MCS está envolto numa massa de ar instavel, com nebulosidadeestratiforme donde sobressaem algumas células embebidas...ao chegar essa area perturbada, deverá causar aguaceiros e trovoadas, é de realçar o facto de que o aquecimento diurno deverá ajudar o desenvolvimento desta area instavel.
:)

stormy também reparei nisso mesmo agora. realmente está em grande desenvolvimento. achas que chega cá?

A zona instavel, concerteza;)
O MCS...só acompanhando..mas acho possivel, até porque a agua do mar não está fria e o aquecimento diurno deverá ajudar a manter a convecção...temos de ir acompanhando porque nunca há 100% de certezas;)

O canal visivel dá para ter uma ideia da extensão do MCS....observem os overshooting tops!

Parece que depois deste evento não afigura mais nada de relevo até que a vista alcança ...
De qualquer modo ainda estamos neste evento, e dia de amanhã ainda poderá ser bastante interessante aqui no Algarve, e por isso vamos aguardar ...
Em principio se tudo correr bem o dia de amanhã e o dia de Quarta ainda poderão render uns 40 mm, e por isso haja fé !!