não falem em seca porque tivemos 3 meses de muita chuva.
E depois dum ano chuvoso a norte e centro, já se fala em seca por aqui.. Não vale a pena é por essas e por outras, que reduzo ao mínimo a minha participação aqui no fórum. Por favor, mais seriedade e objectividade nos comentários, precisa-se.
Eu inclino-me mais para a 2º quinzena de Janeiro, pelo menos ate dia 15 não se deslumbra nada de relevante em relação as altas pressões no polo, pelo menos é o que diz a média dos ensembles.
Mas até haver essa mudança a partir do dia 5 podemos ter aguaceiros e neve nas montanhas, pelo menos do norte e centro, mas não falem em seca porque tivemos 3 meses de muita chuva.
para já só mesmo o europeu vê qualquer coisa olha a diferença de ontem para hoje por cima da escandinávia, a terra nova é que está com uma força difícil haver bloqueios assim.
![]()
![]()
Não querendo contribuir para dispersar o tópico, convém, antes de mais, sublinhar que existem vários graus de seca. Apesar de termos tido um trimestre (Setembro, Outubro, Novembro) bastante húmido, sobretudo a Norte e Centro, se esta situação anticiclónica se prolongasse indefenidamente por mais algumas semanas (o que é um cenário puramente especulativo!!) algumas regiões, nomeadamente mais a Sul, poderiam (eventualmente) entrar em seca meteorológica. O que é muito diferente de um cenário de seca agrícola, por exemplo.
O melhor é mesmo não especular, o que torna o acompanhamento deste tópico uma "seca", e ir acompanhando os modelos. Mais informações: https://www.ipma.pt/pt/educativa/tempo.clima/index.jsp?page=seca.definicao.xml
caros colegas tenho vindo a acompanhar os modelos e sinceramente não vejo qualquer alteração relativamente a este padrão.
desta forma os países que estão e que vão continuar a ser brindados nevoes anormais sao Italia e Grecia.
https://www.skylinewebcams.com/en/webcam/italia/umbria/perugia/basilica-san-francesco-assisi.html
a nevar desde as 10h30.