Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Chuva , muita chuva :D

Pois e agora compara lá com a média do ensemble, há pois é ... não tem nada a ver, e mais uma vez as operacionais do ECMWF desfocadas do ensemble.
Seja como for a haver uma pequena mudança não deverá durar mais do que 2 ou 3 dias, como é possivel analisar na média do ensemble.
Temos que ir acompanhando nos próximos 2 dias para este se é ou não uma tendência !

Discrepância abismal entre o europeu e o Gfs quem ganhará :cool:

test8b.gif

Alguns já começam a visualizar a possível vinda de uma depressão entre os dias 18 e 23 fevereiro ou nos inicos de março, ou seja com a possível queda de neve a cotas baixas.
O modelo Europeu assim o diz, mas o GFS não o vinca tanto.
Vamos aguardar por mais alguns dias. Isto ainda pode mudar...
Mas se se confirmar as previsões do modelo europeu poderá vir uma entrada fria parecida com a de fevereiro de 1983.

sabe porque este anos o inverno esta a ser assim sem neve nem nd isso esta a ser causado por causa do aquecimento global i ainda estao mais coisa para vi se o aquecimento global continuar se continuar nao a neve para ninguem

Não tendo dados estatísticos que fomentem esta minha opinião a não ser a observação acho que este ano até esta com mais fenómenos de neve do que outros anos.

Aproximam-se tempos interessantes::D

Para ser honesto não sei se concordo contigo. Fazes uma afirmação que é taxativa.

Ainda falta muito tempo, não vejo nada de especial, alguma precipitação, alguma possibilidade de instabilidade (ainda muiito cedo para falar nisto), uma depressão lá longe... :unsure::unsure:
Pode regar mas não muito.
Neve? qual neve? Frio nem vê-lo.

uhmm, não vamos criar expectativas de um evento que, na minha opinião, não está modelado com intensidade digna desse nome.

abraço

não estou á espera de frio e muito menos de neve, estou à espera de vários dias de chuva seguidos na região sul que tanta falta fazem :)

Boas,

No dia de hoje existe muito mais consenso entre os modelos sendo que o GFS e o GEM acabaram por ir atrás do ECM, e assim sendo mais ou menos até á próxima Quarta Feira existe consenso entre modelos.
Mas para já o panorama parece bom para os amantes da neve para dia de Segunda essencialmente .
A chuva será geralmente fraca no Domingo e passará a aguaceiros na Segunda com muito frio á mistura ao mesmo tempo que deverá ocorrer aguaceiros de granizo e alguma trovoadas.
Terça e Quarta alguns aguaceiros dispersos, e depois disso logo se verá pois existe a meu haver alguma indefinição não sendo para já de descurar que uma boa depressão se aproxima de oeste e provoque instabilidade generalizada !

a mudança de padrão parece confirmar-se finalmente vai haver neve na estrela em condições normais para a época, começam os modelos a mostram depressões em altura a descer da Europa trazendo muito ar frio para as imediações da península, vamos ver o que a partir dos 20s de Fevereiro irá acontecer mas este tipo de situações com o anticiclone sobre as ilhas britânicas traz boas recordações

ECM1-192.GIF

archives-2006-1-26-12-0.png

a mudança de padrão parece confirmar-se finalmente vai haver neve na estrela em condições normais para a época, começam os modelos a mostram depressões em altura a descer da Europa trazendo muito ar frio para as imediações da península, vamos ver o que a partir dos 20s de Fevereiro irá acontecer mas este tipo de situações com o anticiclone sobre as ilhas britânicas traz boas recordações

ECM1-192.GIF

archives-2006-1-26-12-0.png

Tal ele se situe sobre as ilhas Britânicas ou Escandinávia a ver se se coloca bem a tal ponto de a sua circulação trazer um bom ar frio ate nós

uns diazitos de sol mas de pouca dura, domingo volta a chover e bem.

Ainda nao vi nng a falar disto aqui, estamos perante um dos invernos mais chuvosos dos ultimos anos?

uns diazitos de sol mas de pouca dura, domingo volta a chover e bem.

Ainda nao vi nng a falar disto aqui, estamos perante um dos invernos mais chuvosos dos ultimos anos?

Porque é que quando falam não são mais explicitos do que estão a falar, ou seja, quando perguntas isso, perguntas para Coimbra, região centro, região norte e centro ou para o país todo ?
É que sinceramente ás vezes quando vejo este tópico parece que apenas existe o Norte e Centro e falam como se falassem para o país todo.
Ou seja, "Seg. Previsão do Tempo e Modelos para Norte e Centro - Fevereiro 2013 "
..................

Mas agora respondendo á tua questão e presumindo que estavas a falar para o país todo, a resposta é não, apesar da região Norte ter tido até ao momento Dezembro e Janeiro acima da média. Mesmo para a região Centro o conjunto de Dezembro e Janeiro penso estar tb acima da média, enquanto que o Sul até ao momento encontra-se muito abaixo da média, no que toca ao Inverno propriamente dito.
O Inverno de 2009/2010 foi sem dúvida mais chuvoso do que este até ao momento. Será que faz sentido falar em ultimos anos, quando este é apenas o 3º ano após esse ?

Abraço, e tenta ser mais objectivo nas tuas questões .... e não vamos entrar em Off_Topic !