Geiras
Cumulonimbus
Já está formada há bastantes horas a frente que nos vai afectar no Domingo, neste momento sobre os Açores.
Pedro, a "segurança" é um conceito muitas vezes relativo; o IPMA prevê queda de neve acima dos 1200m a 1400m, o que inclui todo o planalto central da serra da Estrela.
Este facto, por si só, num país normal, deveria dissuadir a esmagadora maioria das pessoas a fazer-se às estradas do maciço central da Estrela; ao invés, a previsão de neve, tem precisamente o efeito contrário: atrai largas dezenas de viaturas e de condutores, muitos deles sem experiência de condução em estradas de montanha, muito menos em condução com piso coberto de neve...Eu apostaria, e estou certo que ganharia essa aposta, que 95% dos condutores que se dirigem nestes dias à serra da Estrela nem correntes de neve têm!!!
Por isso e voltando à tua pergunta sobre se é seguro...eu diria que sim, porque, felizmente, a GNR e o Centro de Limpeza de Neve, contra a vontade de muitos, e como forma preventiva, devem encerrar as estradas com alguma antecedência, evitando ter que remediar e socorrer viaturas presas na neve.
Dito isto, bom passeio!! Venha a chuva e a neve que é tempo delas...
No Algarve é sempre a tirar, o ECM não tem mais de 4 mm, até 4ª feira e como é lógico a precipitação vai toda para a Andaluzia e Cádiz sempre a mesma sina. Mais, um mês com a precipitação a acabar abaixo da média e se calhar o mês mais seco deste Inverno, como se os outros meses tivessem sido generosos.
GFS coloca 12 mm de run para run é sempre a tirar, o ECM também não vai muito longe e prevendo a última semana de Fevereiro sem precipitação no sul, mais um mês abaixo da média.
Agora, é como o David disse e estou completamente de acordo, ainda podemos ter a sorte de a precipitação vir para oeste e o Sotavento ter uma excelente rega, ou então não, mas às vezes os modelos também falham e é em situações destas que eles mais falham, talvez ainda tenha a sorte de ver algo por aqui, porque no que diz respeito ao Algarve e vendo os modelos não vejo nenhuma mudança de padrão, aliás desde de meados de Novembro que o padrão tem sido sempre o mesmo, deixando o sul do país e a Madeira com valores bastante abaixo da média.
Boa tarde
Embora nao seja a pessoa mais entendida na matéria, mas na RAM penso que nao teremos uma semana "chuvosa"..mas sim com alguma chuva e penso que na sua maioria será fraca e de curta duracão...pelo menos é a minha analise de alguns modelos.
Sim, tens razão, não tinha reparado que apesar da sinóptica ser favorável, está tudo a passar ao lado. Já as Canárias deverão ser afectadas por bastante instabilidade.