Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Tanto se tem falado da situação de Domingo, mas a de hoje á noite\madrugada também pode ser complicada. Vamos ter algumas horas de precipitação forte e persisntente no litoral Norte, e juntando ao facto dos solos já estarem saturados, podemos ter algumas inundações

• Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs
Tanto se tem falado da situação de Domingo, mas a de hoje á noite\madrugada também pode ser complicada. Vamos ter algumas horas de precipitação forte e persisntente no litoral Norte, e juntando ao facto dos solos já estarem saturados, podemos ter algumas inundações

Realmente tem razao , acho que se esta a ignorar um evento que podera ter alguma relevancia quer na precipitacao quer no vento .

Bom dia.

Cuidado com os desejos...;)

Se o núcleo da depressão de domingo se confirmar a passar pela Galiza, como modelado agora pelo GFS, o norte de PT levará essencialmente com vento muito forte e o centro com o grosso da precipitação (mesmo o sul terá precipitação satisfatória).
A confirmar-se este cenário, teremos ondulação perigosa na nossa costa nomeadamente em zonas já em elevado risco aqui no norte e parte do centro.

E não é isso que se quer?! Adoro!

E parece-me que o meu desejo para Domingo se vai concretizar. :D

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Boas tardes..

Alguma atenção ao NW durante o dia de amanhã...

Sinóptica

Uma frente fria desce desde a Galiza e cruza PT continental de NW para SE amanhã.
Á frente dela, ar marítimo avança nos níveis baixos.

Em altura um cavado aproxima-se embebido num forte fluxo zonal, proporcionando algum suporte dinâmico e termodinâmico para a ocorrência de alguma convecção pontual ao longo da frente, em especial no norte ( mais a sul impera uma massa de ar mais quente em altura).

Forçamento dinâmico, um fluxo muito intenso em todos os níveis ( com shear moderado a forte ) e valores de CAPE/LI que sugerem alguma instabilidade nos primeiros 3-5km deverão ser favoráveis a alguma célula capaz de gerar rajadas pontualmente severas e precipitação excessiva.

Após a passagem da frente, o gradiente de pressão entre um anticiclone que se move pelo Golfo de Cadiz e um vasto campo de baixas pressões no Atlantico norte deverá criar algumas linhas de convergência que afectam a área desde Biscaia até ao N de Espanha/PT.

Ar frio em altura, do lado polar do jet, deverá sobrepor-se a uma camada mais húmida de ar polar marítimo, gerando alguma instabilidade.

Shear forte, ventos fortes ao longo do perfil vertical, e ar mais frio e seco em altura são favoráveis a alguma rajada severa e granizo pontual.
Linhas convectivas estacionárias colocam um risco de training com precipitação excessiva e potenciando o risco de rajadas/granizo á escala local.

Um nível amarelo é lançado para o NW por estes motivos...CAPE em geral fraco retira a confiança num nível mais alto.

z2vEeY3.png

Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- precipitação pontualmente excessiva
- Granizo

Stormy, previsões para esta madrugada!

E não é isso que se quer?! Adoro!

E parece-me que o meu desejo para Domingo se vai concretizar. :D

Eu tambem gosto mas com limites .

Esta a fazer agora 73 anos do ciclone de 1941 em que morreu muita gente e estragos gigantescos .

Fevereiro e um mes de eventos extremos , as vezes estas depressoes cavam muito e resvalam para niveis perigosos !

• Gosto
Reactions: Aristocrata
MAU TEMPO - Mais uma frente fria de intensidade moderada vai atravessar o Continente na próxima madrugada/manhã, trazendo precipitação moderada a forte e vento com rajadas fortes de Norte a Sul do País.

Quanto ao dia de Domingo: Uma depressão cavada vai-se aproximar de Portugal Continental, sendo que o seu centro deverá passar pelo Norte de Espanha. Os principais focos de alerta são para a agitação marítima e o vento. (De Norte a Sul de Portugal Continental)

As ondas podem ultrapassar os 10 metros de altura no Domingo e madrugada de Segunda-Feira. As rajadas de vento serão mais fortes e perigosas no Litoral e terras altas, onde a sua intensidade pode ultrapassar os 120km/h.

IMAGEM 1 - Precipitação - METEOCIEL.FR. - Modelo GFS.
IMAGEM 2 - Agitação Marítima - IPMA. - Modelo SWAN.
IMAGEM 3 - Rajadas de vento - METEOCIEL.FR. - Modelo GFS.
IMAGEM 4 - Avisos IPMA.

1622272_583033811789211_1171608583_n.jpg

Vai portanto ser uma madrugada agitada...:rolleyes:

Alguma possibilidade de trovoada (pergunto eu que adoro tempestades mas nada perceço de coisas técnicas), no Domingo ou madrugada de Domingo para segunda?

E sim, a acontecer um temporal tão grande como voçês tem falado por aqui ainda bem que é em dia de fds, porque em dia se semana seria caotico...

Será que este temporal se vai aproximar em força de vento e precipitação ao acorrido em Janeiro (penso que do ano passado, tb ao fds) quando Lisboa teve aviso vermelho para tudo e que arrancou inumeras árvores em Sintra...?
Fica a pergunta aos entendidos...:)

Alguma possibilidade de trovoada (pergunto eu que adoro tempestades mas nada perceço de coisas técnicas), no Domingo ou madrugada de Domingo para segunda?

E sim, a acontecer um temporal tão grande como voçês tem falado por aqui ainda bem que é em dia de fds, porque em dia se semana seria caotico...

Será que este temporal se vai aproximar em força de vento e precipitação ao acorrido em Janeiro (penso que do ano passado, tb ao fds) quando Lisboa teve aviso vermelho para tudo e que arrancou inumeras árvores em Sintra...?

Não sou propriamente um entendido, mas sim parece-me haver possibilidade de trovoada. Quanto à intensidade, tal como está modelado neste momento este evento poderá ter ainda mais intensidade que o de Janeiro do ano passado, mas até domingo ainda pode mudar...

As possibilidades de trovoada não serão muito elevadas, mas existem algumas probabilidades para a ocorrência.

Quanto às parecenças em relação à tempestade "GONG": O centro da depressão vai-se localizar no Norte de Espanha, tal como nessa depressão de Janeiro de 2013. O vento poderá ser idêntico, com destaque de perigo para o Litoral Centro. Quanto à chuva, também me parece idêntico. Vamos aguardar as próximas saídas dos modelos.

O IPMA já emitiu um aviso laranja de vento para segunda-feira com rajadas até 120km/h.:shocking: