Boa noite a todos.
Sou uma das muitas pessoas que visitam este forum diariamente. Embora raramente comente, pois ainda não me sinto capaz de tecer grandes comentários, com este forum já consegui aprender bastante na leitura dos mapas. Sempre fui curiosa na matéria. Actualmente tenho vindo a desenvolver "a coisa" com base em tudo o que vou lendo por aqui. No entanto ainda me considero "uma pulguinha num mundo de dinossauros".
Ora bem, parece que vamos ter bastante actividade durante o fim de semana.
Estando eu em Peniche, já estou habituada a um vento mais forte do que em muitas zonas.
O IPMA lançou avisos relativos ao mau tempo que se aproxima. Ok...
Focam especial atenção na forte ondulação que se fará sentir na costa e também na intensidade do vento.
No que respeita à ondulação estamos todos de acordo com os avisos. Ainda temos bem presente a situação de dia 2. Sendo que nesse dia tínhamos, além da forte ondulação, marés de 4 metros. Neste fim de semana as marés serão muito menores. Obviamente que será uma situação preocupante, ainda mais devido ao estado em que ficou a orla costeira no passado domingo.
Quanto ao vento, o IPMA avisa que teremos rajadas que poderão passar os 100km/h. É aqui que está a minha dúvida!!! É lançado um aviso de rajadas forte, mas não ouvi falar na intensidade do vento médio. Pelo que vejo poderemos ter vento médio com intensidade de cerca 70km/h. Estou certa?
Será que estou errada em pensar que se deve ter especial atenção à intensidade do vento médio?
A meu ver será mais preocupante, por exemplo, uma árvore levar com vento de 70km/h durante algumas horas, do que de 10 em 10 minutos apanhar com uma rajada de 100.
Estarei errada na minha forma de pensar?
Algum dos entendidos, deste forum poderá dizer o que se espera para esta zona? Peniche, centro oeste?
Peço desculpa em não conseguir ainda usar um tipo de linguagem mais adequada, mas... aqui a nina ainda tem muuuuuito que aprender!
Obrigada.