Os valores estão correctos,mas a descida da pressão mede-se no centro do ciclone, e não num local qualquer.
A depressão está a nascer agora, às 21z de hoje no GFS temos a pressão de 1003mb
21z (de hoje)
15z (de amanhã)
Às 15 horas o GFS prevê que caia até aos 978mb no centro, ou seja, 25mb em 18 horas, é uma ciclogénese explosiva.
Basta ver por exemplo a animação horária de precipitação do WRF para ver como tudo se forma muito rapidamente:
De notar que nalguns modelos não cava tanto, parece-me que no ECM tem +5mb como pressão mínima.
Quando é que foi a ultima vez que tinha saido um aviso vermelho de vento? Acho que não me lembro de ver um aviso assim tão elevado a uns bons tempos
Existe algum sitio onde possamos acompanhar passo a passo a evolução da depressão? Eu queria muito q ela não cavasse tanto...
No site também podem ver desde ontem as rajadas (tab "Rajadas 10m") do mesoescala WRF:
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/wrf/peninsula-iberica
Aquilo ainda dá uns erros com imagens, etc, mas funciona.
Segundo esse modelo WRF o litoral poderá ser afectado por rajadas muito fortes, assim que o vento rode para NW, que será o período mais critico (aqui no NW) desta depressão relativamente aos ventos.
Espero e rezo para que esta ciclogénise seja mais fraca!se a comparar as previsãoes do windguru desta com a de 2013 esta é inferior em termos de vento!