Bom, já chega...
As criticas ao Stormy foram mais do que justas, ninguém deve estar acima de criticas. Não se trata de errar uma previsão, trata-se de fazer uma previsão completamente disparatada, quer hoje, quer ontem.
Se é chato alguém ser criticado, também é muito chato para quem critica com toda a razão outros não compreenderem as razões dessa critica (principalmente vindas de pessoas que nem entendem o que se está a criticar). Ainda há semanas elogiei pessoalmente o stormy por ter alertado no seguimento norte para a supercélula que estava ao largo do grande Porto. Tal como o já critiquei imensas vezes.
Eu também sou apologista de previsões por excesso, mas não exageremos, se eu prever um furacão para esta tarde, não me vão dizer que isso é positivo porque foi excessivo, pois não?
São tão prejudiciais previsões por defeito como previsões excessivas de forma continuada, na verdade até são mais perigosas, porque finalmente quando acontece algo de grave as pessoas já nem ligam devido a exageros anteriores. Isso até vem em imensos estudos científicos.
Consultem o
GFS para hoje, o
WRF, o
Estofex de hoje, o
Estofex de ontem. Consultem o
AROME, o
IPMA, tudo o que quiserem.
Quem perceba minimamente de meteorologia que dê uma olhadela em tudo, não vê nada, no continente apenas um dia chato de Inverno sem nada de especial para falar. Amanhã sim, já há alguma coisa. Se hoje é laranja ou vermelho, então amanhã tinha que ser um mapa psicadélico, com o post a piscar com luzinhas de alarme por todo o lado, e sirene a apitar no fórum.
Já agora, quem se dá ao trabalho sério de até fazer avisos, com cores, imitando entidades com responsabilidade, tem que fazer verificação das suas previsões.
Ainda o ano passado uma pessoa ligada ao Estofex e ESSL me agradeceu o facto de em Portugal haver quase sempre feedback de fenómenos extremos como tornados, coisa que não acontece em todo o lado.
E agradeceu porque para eles é extremamente importante saberem o que aconteceu ou não aconteceu, para fazerem exactamente isso, verificarem a eficácia das suas previsões, o que foi muito acertado, ou nem por isso. Uma auto-avaliação
Há dois anos que peço recorrentemente isso ao stormy, no interesse dele, pois ajudaria a melhorar as próprias previsões dele, mas ele sempre se recusou a fazer essa auto-avaliação. Por alguma razão será.
Peço portanto ao stormy para fazer finalmente essa verificação, e partilhar os resultados com todos. Se tem confiança nelas a verificação será mediana ou boa, matam-se duma vez as criticas. Todos ganham, sobretudo ele próprio.
---
E a conversa off-topic acaba aqui, mensagens posteriores sobre este assunto serão removidas. As respeitantes ao outro-offtopic que se desenrolava, foram movidas para Climatologia (
aqui). Algum assunto, enviem-me uma MP.