Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Nesses dias queria que Portugal finalmente fosse a Grécia! :lmao:

Aqui no nosso burgo, nada... Temos bloqueio para durar e não me admirava nada que se prolongue até ao final do mês ou mais... Creio que só se romperá com uma entrada de SW (onde eu já vi isto?!):rolleyes: Não digo isto baseado nos modelos, mas pelo que já se passou em anos passados...

graphe_ens3_nkk7.gif

Nesses dias queria que Portugal finalmente fosse a Grécia! :lmao:

Aqui no nosso burgo, nada... Temos bloqueio para durar e não me admirava nada que se prolongue até ao final do mês ou mais... Creio que só se romperá com uma entrada de SW (onde eu já vi isto?!):rolleyes: Não digo isto baseado nos modelos, mas pelo que já se passou em anos passados...

graphe_ens3_nkk7.gif

Já não falta muito para ficarmos como a Grécia...

Bem quanto aqui ao nosso cantinho como já foi referido parace que já se vê alguma mudança de padrão lá para o longinquo dia 10. Vamos lá ver se de facto vai ser assim ou então quem sabe essa mudança seja mais cedo. :thumbsup:

Caro Boneli,

se te estavas a referir ao post do stormy ele referiu "mais 10 dias", o que atira isso para dia 13 mas ainda falta imenso tempo ! e não acredito em antecipações.

Vamos dar tempo ao tempo, que este estado de tempo é perfeitamente normal (apesar de eu ter saudades de frio).

cps

Caro Boneli,

se te estavas a referir ao post do stormy ele referiu "mais 10 dias", o que atira isso para dia 13 mas ainda falta imenso tempo ! e não acredito em antecipações.

Vamos dar tempo ao tempo, que este estado de tempo é perfeitamente normal (apesar de eu ter saudades de frio).

cps

Não me estava a referir ao post do Stormy, mas sim ao que vi dos modelos.
Alguma probabilidade de chuva que agora segundo o GFS poderá acontecer dia 8 e temperaturas mais frescas.
Atenção eu não sou experte e possivelmente até estou a dizer asneiras mas é que vejo ou o que consigo ler dos modelos e quando digo tendência não quer dizer que vai acontecer. :)

Analisando os modelos, diria que o GFS está de sonho, na run das 00 colocava no 2º painel cerca de 80 mm por aqui, seria muito bem-vinda, não tarda levamos 2 meses com uma precipitação residual, com pouco mais de 35 mm depois do tornado, o tornado foi o fim da animação. Mas diria que o cenário mais provável é do ECM, porque é isso que mostra o resto dos modelos, o GFS está sozinho, por isso, nos próximos 10 dias, não espero nada de novo, quando o ECM ver algo aí talvez fico mais animado, porque neste momento o GFS é mais um modelo de sonho do que da realidade.

As vezes tenho que verificar 2 vezes se estou a ler o tópico certo, as vezes penso que me engano e estou a ver o "Seguimento Sul"

Éh amigo....jogadas dessas por debaixo da mesa não! Acrescenta algo de útil ao tópico que nós agradecemos;)

Quanto aos modelos, como já foi dito há uma hipótese de alguma chuva no Norte essencialmente no litoral lá para Terça/Quarta. No sul segundo o GFS teríamos uma boa entrada para o fim de semana 12/13, algo ainda muito distante e que não é acompanhado pelo ECM. Ainda está tudo muito indefinido mas uma coisa é certa, parece que o bloqueio começa a desvanecer-se a partir da próxima semana.

Éh amigo....jogadas dessas por debaixo da mesa não! Acrescenta algo de útil ao tópico que nós agradecemos;)

Quanto aos modelos, como já foi dito há uma hipótese de alguma chuva no Norte essencialmente no litoral lá para Terça/Quarta. No sul segundo o GFS teríamos uma boa entrada para o fim de semana 12/13, algo ainda muito distante e que não é acompanhado pelo ECM. Ainda está tudo muito indefinido mas uma coisa é certa, parece que o bloqueio começa a desvanecer-se a partir da próxima semana.

Não foi por baixo da mesa nada, fui sincero :) até voltei atras na pagina a ver se me tinha enganado.
Eu de útil não tenho nada a dizer que já não tenha sido dito.

Pois acho é que já andamos a dizer o mesmo há algum tempo e ainda nada desceu das 240 horas.
Seja como for atendendo a que estamos numa fase de aquecimento da Estratosfera, e não se sabendo ainda que impactos terá nas camadas da atmosfera mais baixas, e muito menos quais os seus verdadeiros impactos aqui, teremos que ver que a longo prazo que tendencias vão mostrandos os modelos !

Já agora se este é o "seguimento de previsão e modelos", penso que seja o tópico adequado para dizer o que mostram os modelos, desde que a pessoa indique especificamente do que está a falar, o que foi o caso, sendo que aquilo que seja off-topic nada contribui para a discussão deste tópico, e apenas cria que se entre em discussões inúteis.

Como crítica construtiva , penso que a participação neste tópico por parte dos admnistradores DO FÓRUM, peca por escassa, são sempre os mesmos a fazer análises e previsões... E já agora, quarta-feira deve chover...esperemos que signifique a mudança...

M1vFg.jpg

Esboçozinho feito um pouco ás 3 pancadas...mas...resumidamente, teremos a partir de 3f/4f uma afluencia de ar mais humido de origem subtropical.

Este ar humido poderá significar mais nevoeiros, em especial no interior....se o vento não lhe der para rodar para S/SW ou W, estes nevoeiros poderão tambem extender-se ao litoral e durar boa parte do dia..

Em termos gerais, poderá ser bom este afluxo de ar quente para o que vier depois....certamente que a depressão que mergulhar nesta massa de ar bastante mais instavel ( potencialmente) deverá agradecer:D

No médio/Longo prazo, a 8-10 dias parece que começam a surgir algumas coisas mais giras nos modelos, mas temo que eles ainda estejam um pouco baralhados com a ideia do aquecimento estratosferico...mais uns dias e acho que vão começar a surgir os primeiros delirios tempestuosos ou gelados..:lol:

Média do ensemble do ECMWF, run das 00z de hoje:

EDH1-240_jcm2.GIF

O que se pode concluir:

- Oscilação Ártica extremamente negativa. Altas pressões no pólo, 3 núcleos depressionários a latitudes mais baixas;

- Entrada fria na Europa Central, que se iniciaria uns dias antes e que nada tem a ver com o SSW. Essa entrada fria ficaria bloqueada em França devido à presença da dorsal atlântica nas nossas proximidades;

- Terra Nova com tendência para bloquear, apesar de mostrar uma "média depressionária", se virmos que a operacional tem 980 mbar e a média está acima dos 1000 mbar, conclui-se que deve existir uma minoria de membros com pressões baixas a puxar a média para baixo, apesar da maioria dos membros prever esse bloqueio;

- Brutal entrada fria a caminho da Escandinávia e da Europa Oriental. Dá ideia, e isso é corroborado também pelo GFS, que o pólo mergulha pela Rússia abaixo. Este acontecimento, a par do bloqueio da Terra Nova, serão a chave da segunda metade do mês de janeiro.

Tendo em conta os produtos de previsão a longo prazo disponíveis (ensembles do GFS e do ECMWF, e a previsão a 32 dias do modelo europeu) é bastante expectável uma brutal mudança de padrão a ocorrer entre o dia 15 e o dia 20 de janeiro. As altas pressões deverão instalar-se a latitudes mais altas do Atlântico, provavelmente na Gronelândia ou na Islândia. Na Europa Central e Oriental deverá ocorrer uma forte entrada fria, com geopotenciais baixíssimos e tempearturas a 850 hpa abaixo dos -20ºC.

A dúvida reside no comportamento do Atlântico entre os 30º e os 50º de latitude. Se bloquear, havendo anticiclone a norte e bloqueio das depressões da Terra Nova, é inevitável que a siberiana atinja também a Europa Ocidental. Caso não bloqueie, e de momento é o mais provável, teremos uma sucessão de depressões vindas dos Açores/ Madeira e que deixariam bastante precipitação em todo o país, ao estilo 2009/10.

Antes disso, nos próximos 3/4 dias manter-se-ão as condições anticiclónicas, sendo expectável que a partir de terça-feira o anticiclone comece a ser desgastado por cavados e/ou cut-offs que originem alguma (pouca) precipitação, principalmente a norte. No fim de semana seguinte, é bastante provável que regresse o predomínio anticiclónico, mas já com um pouco mais de frio, para a partir de dia 15/20 termos então a mudança de padrão anunciada.