ricardop120
Cumulonimbus
aqui em Guimarães a luz vai "tremendo"...
Aqui em Gouveia não é a luz mas a net movel que treme... deve custar a passar atravez do vento
aqui em Guimarães a luz vai "tremendo"...
No Algarve quanto mais perto da costa pior, penso que a serra ainda pode acumular uns 10 a 15 mm, já junto á costa tenho as minhas dúvidas !
Cada mês de Janeiro cada desilusão .... loooollll !
O Fil acabou de gerar um mapa de rajadas do WRF da Meteogalicia, que aponta também para essa zona, às 7utc
Podemos concluir que a região mais afectada pelo vento será a parte norte da Beira Litoral, Douro Litoral e Minho?
A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou, desde as 08:00 de sexta-feira, 526 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sendo as situações mais frequentes pequenas inundações e quedas de árvores , não havendo vítimas a lamentar.
Segundo o adjunto das operações nacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Carlos Guerra, avançou à agência Lusa desde as 08:00 de sexta-feira e até às 00:30 de hoje, foram registadas "526 ocorrências relacionadas com o alerta de mau tempo".
Não havendo vítimas a lamentar, o responsável explicou que as ocorrências mais frequentes foram pequenas inundações e quedas de árvores, tendo havido também queda de pequenas estruturas e deslizamento de terras.
Os distritos mais afetados neste período foram os de Braga, Lisboa, Porto e Viseu.
A Proteção Civil colocou sexta-feira, em alerta laranja, o dispositivo de operações de proteção e socorro em oito distritos de Portugal Continental (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal) devido ao agravamento das condições meteorológicas para as próximas 24 horas.
Catorze distritos portugueses vão estar sob aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 06:00 e as 12:00 de sábado devido à previsão de ventos fortes, segundo fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
DN
Região sul, 03h a 06h
Distritos de Beja, Faro, Setubal, Evora e Portalegre.
Observa-se nas imediações e na linha frontal alguma convecção que dada a possibilidade de poder transferir energia dos ventos fortes em altura para a superficie, e causar precipitação localmente forte, pode ser localmente severa.
Observa-se no radar a formação de alguns segmentos em arco, que nos pontos de intersecção podem criar um aumento localizado do shear e da convergencia, resultando na possibilidade de algum evento supercelular isolado, com reforço dos ventos intensos.
De modo geral aponta-se a possibilidade de:
- Rajadas localmente até 100-120km.h
- Precipitação até 20mm/h
A Proteção Civil registou, desde a noite passada, mais de 1600 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo vento forte. Os distritos de Coimbra, Lisboa e Porto foram os mais afetados, seguindo-se Viseu e Braga, sem vítimas a assinalar.
As ocorrências mais frequentes foram a queda de árvores e pequenas inundações, entre as 1.636 registadas.
A Proteção Civil colocou na sexta-feira em alerta laranja o dispositivo de operações de proteção e socorro em oito distritos do continente - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal - devido às condições do tempo.
As previsões apontam para que o vento sopre com rajadas entre os 130 e 140 km/hora, sobretudo nas terras altas e nas zonas do litoral dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Santarém. O IPMA alerta ainda para a agitação marítima nas zonas litorais
Catorze distritos estão sob aviso vermelho até ao meio-dia.
(notícia atualizada às 9 horas)
Bola