Freamunde!Allez
Nimbostratus
Alguém sabe se hoje também há neve para os lados da peneda/gerês?
Do pouco que percebo, não me parece que para já neve, mais para o fim do dia talvez!
Alguém sabe se hoje também há neve para os lados da peneda/gerês?
Eu também moro perto do Marão , e tenho uma altitude de cerca de 350 metros
aqui na zona da Covilhã como já foi comentado entradas de noroeste são para esquecer no entanto esta situação parece-me bem diferente de outras porque durante a madrugada e parte da manha o vento será de sudoeste o que para mim com tanto frio em altura é inédito, já existindo temperaturas baixas devido ao arrefecimento que pode acontecer antes do frente entrar acho que podem haver boas acumulações acima dos 600m, estas situações são muito dificeis de prever ainda ontem nevava na Covilhã acima dos 750 com isos positivas segundo o gfs
Exactamente entradas de Noroeste para nós são as menos benéficas, mas o vento de Sudoeste pode ajudar e já com o ar frio instalado poderá nevar e acumular. Ontem nevava com ISOS positivas devido ao efeito montanha e a nossa orografia e vinha ajudada pelo vento. Na meteo nada é um facto adquirido vamos esperar que neve mesmo.
então isso quer dizer que nevar em Seia e Oliveira do Hospital é também um facto adquirido??
Nada na meteorologia é adquirido mas em Seia existe essa possibilidade embora que nessa vertente da Serra o efeito Foehn faz das suas... Em Oliveira do Hospital é difícil, possui uma altitude máxima de 500m.
certo, mas o IM fala em cotas entre 400 e 600 metros?
E quando falam em cotas, significa que neva e acumula, ou é apenas neve, acumule ou não?
Para ver sleet ou um floco à mistura, penso ser razoável que se possa retirar 100m à cota, concordam?
Seia parece-me mais beneficiada, pelo facto da entrada ser de oeste-noroeste, relativamente ao fohen..
a oeste e bem mais perto,tenho a serra do viso a 1000m