O GFS parece que aumentou um pouco o ar frio aos 500hPa aqui sobre a Cova da Beira, a iso -34 já nos apanha o que é optimo, agora a minha duvida é se o vento que parece que vai soprar por vezes moderado se não poderá injetar ar maritimo e danificar as condições para que a neve chegue em condições aos 400/500 m
É sempre uma preocupação mas neste caso com tanto ar frio em altitude duvido que seja o maior dos problemas.
Uma nota relativamente a cotas. É normal este entusiasmo todo num evento que promete. Mas as dúvidas relativas a "e na minha terra a X metros será que vai nevar?" que se vão vendo pelo tópico, não obstante a compreensão pelo entusiasmo, podem começar a tornar-se algo enfadonhas, sobretudo por ser uma questão que não tem resposta. Tenham em conta que uma cota de neve não é uma verdade absoluta. Se tal acontecesse ás 9UTC por exemplo nevaria a 300m na localização Y mas a 301m já não nevaria. E ás 12 UTC já nevaria a 350m mas a 351m não... Como compreenderão as coisas não são assim. Tomem as cotas de neve como factor indicativo e tenham sobretudo em conta que com tanta instabilidade isto poderá ser uma lotaria. Provavelmente será um dia de surpresas e desilusões. Amanhã o nowcasting será sem dúvida o melhor aliado.
Boa tarde,
Estive de passagem em Cerveira e pela Serra de Arga. A mínima nunca baixou dos 6º C. Tenho a sensação de que não teremos neve a cotas baixas.
esta ultima saída do GFS melhorou bastante o frio em altitude, consequentemente descida das cotas
parece me haver ipoteses de um nevão em viseu
3f / 01h ás 17h
Portugal continental será afectado por uma pluma de ar (polar) maritimo nos niveis baixos e médios, que interagirá com uma massa de ar artico nos niveis altos, e com um campo de forçamento dinamico.
Os parametros termodinamicos apontam para bastante instabilidade, com CAPE localmente entre os 500/800j/Kg, TT>60, LI -2 e shear moderado unidireccional... a presença de forçamento é mais que suficiente para gerar convecção pontualmente forte.
Há tambem uma dry layer entre os 600-700hpa e os 500hpa, que em conjunto com a presença de ar muito frio em altura pode contribuir para algum evento isolado de granizo/saraiva forte.
Devido ao forte gradiente térmico nos niveis baixos e á presença de algum shear é possivel que algumas células adquiram alguma organização/longevidade e se tornem capazes de gerar ventos fortes, granizo e chuva forte e mesmo algum evento isolado de tromba de agua/tornado não mesociclónico.
Amarelo- Possibilidade de trovoada
Laranja- Possibilidade de trovoada localmente forte, acomapnhada por ventos fortes ( >70km.h), granizo ( até 10-15cm de acumulação), precipitação forte ( 15-20mm/h) e evento isolado de tromba.
NEVE
As células mais intensas poderão levar a abaixamentos locais de cota até aos 300-500m.
Em especial nas serranias do eixo Montejunto-Freita-Geres e na Estrela poderão haver acumulações até 20cm acima dos 1000m.