Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2013

Stormy, o único modelo que está fabuloso para mim, é o CFS run das 6 esse é o melhor. O ECM na run das 00 apresentou esse cenário, mas nesta run já retirou. mas a cut-off's só é mais fiável em menos de 72 horas nos modelos.

Bem...ainda não há certezas nos modelos...mas não é bom que se começe a instalar muito o AA, porque agora até inicio/meados de Fevereiro o padrão das Teleconexões é mais favoravel a situações de W/NW.

Lá para meados/finais de Fevereiro as teleconexões estarão mais favoraveis á ocorrencia de bloqueio anticiclonico perto da PI, e quanto muito alguma cut-off poderá vir de N/NE.

Portanto se nestes proximos 15/20 dias o AA conseguir establecer bastante influencia, não será depois para fins de Fevereiro que a coisa melhorará muito.

No que toca a periodos já sazonais ( >1mês), os modelos sazonais e a analise a alguns parametros como o ENSO, AMO, PDO, etc indicam a possibilidade de um Março/Abril dominados por bloqueios complexos na Europa com muitas situações em Cut-off que em principio tendem a vir de NW/N/NE.

Essencialmente temos tido uma situação muito complicada este Inverno...particularmente complexa e dificil de prever, e esta tendencia de confusão atmosférica vai-se manter ao que parece mais uns meses...o que no fundo até é ( pode ser) giro:lol::)

Bem...ainda não há certezas nos modelos...mas não é bom que se começe a instalar muito o AA, porque agora até inicio/meados de Fevereiro o padrão das Teleconexões é mais favoravel a situações de W/NW.

Lá para meados/finais de Fevereiro as teleconexões estarão mais favoraveis á ocorrencia de bloqueio anticiclonico perto da PI, e quanto muito alguma cut-off poderá vir de N/NE.

Portanto se nestes proximos 15/20 dias o AA conseguir establecer bastante influencia, não será depois para fins de Fevereiro que a coisa melhorará muito.

No que toca a periodos já sazonais ( >1mês), os modelos sazonais e a analise a alguns parametros como o ENSO, AMO, PDO, etc indicam a possibilidade de um Março/Abril dominados por bloqueios complexos na Europa com muitas situações em Cut-off que em principio tendem a vir de NW/N/NE.

Essencialmente temos tido uma situação muito complicada este Inverno...particularmente complexa e dificil de prever, e esta tendencia de confusão atmosférica vai-se manter ao que parece mais uns meses...o que no fundo até é ( pode ser) giro:lol::)

i pode haver neve mais este ano nas cotas baixas ou não

até ao fim do Ano arrisco a dizer que não!!! era mau demais...

lá para os lados do nosso colega forista Irpsit (Islândia) é que as coisas prometem ser animadas nos próximos tempos

para a região interior norte para a semana prevê-se uns fantásticos 0.1mm

Bons dias :).

De facto, e após este tempo de "batráquio" (como disse aqui um membro :)), o ECMWF continua a insistir em aproximar o AA das nossas latitudes, com geopotenciais elevados, onde as temperaturas máximas deverão já aproximar-se dos 20ºC (lá mais para o final da próxima semana)... Um cheirinho a Primavera :). Talvez algumas nuvens altas à mistura, mas o tempo seco é cada vez mais a tendência para a próxima semana (e sabe-se lá até quando).

Resta acompanhar, não só o ECMWF (muito firme nas suas previsões de AA aqui ao lado), como os restantes modelos.

Para Viana do Castelo há previsão de chuva até ao próximo dia 3 de fevereiro .
Na previsão mensal do IM , prevê - se algumas semanas de precipitação acima do normal .
No Minho não estou a ver o aparecimento iminente de nenhum potente anticiclone .
E , na minha opinião de leigo e atendendo à comparação com outros anos similares , no Minho é capaz de chover até ao final de fevereiro , com a hipótese de uma entrada fria em meados de fevereiro . Mas atenção que não é uma análise científica .

Para Viana do Castelo há previsão de chuva até ao próximo dia 3 de fevereiro .
Na previsão mensal do IM , prevê - se algumas semanas de precipitação acima do normal .
No Minho não estou a ver o aparecimento iminente de nenhum potente anticiclone .
E , na minha opinião de leigo e atendendo à comparação com outros anos similares , no Minho é capaz de chover até ao final de fevereiro , com a hipótese de uma entrada fria em meados de fevereiro . Mas atenção que não é uma análise científica .

Não sei onde viste essa previsão mas certamente não vai chover em Viana todos os dias até dia 3 de Fevereiro alias se a partir de segunda chover um dia até esse dia 3 é muito... AA é o que nos espera nos próximos dias a seguir a Domingo um alivio bom para o Norte e o continuar da seca no Sul ou melhor a Sul de Lisboa

Este ano parece que vamos ter Carnaval na íntegra! Ainda é cedo mas cada vez acredito mais num Carnaval seco.
A partir de segunda vamos mesmo ter AA a chegar-se a nós e pelo menos durante uma semana. No Minho ainda há uma ténue possibilidade de chuva fraca lá para meio da semana mas nada de muito relevante.

E além disso , o Im na previsão a 10 dias prevê alguns dias de chuva para a próxima semana para Viana do Castelo .
A não ser que o IM tenha perdido a credibilidade e eu ainda não saiba .

Não ligues à previsão do IPMA! Essa previsão ou não foi actualizada ainda ou está completamente errada. Chuva forte para Terça e Quarta é completamente impossível! Apenas há uma possibilidade de chuva fraca no Minho lá para Quarta/Quinta da semana que vem, que é mostrada pelo GFS.

E além disso , o Im na previsão a 10 dias prevê alguns dias de chuva para a próxima semana para Viana do Castelo .
A não ser que o IM tenha perdido a credibilidade e eu ainda não saiba .

Não esquecer que as previsões a partir do quarto dia são geradas automaticamente a partir dos modelos e a sua actualização é de acordo com as saídas dos modelos. É preciso ler as letrinhas também :p

"As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo. Probabilidade precipitação para valores > 1mm"

Fonte: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.10dias/

Meus amigos, depois deste tempo de batráquio (uma das expressões mais engraçadas que li nos últimos tempos), não adianta termos muitas ilusões. As próximas duas semanas (que nos levarão até à entrada do Entrudo) serão maioritariamente dominadas pelo AA, com pequenas variações locais, sem grande expressão a nível nacional (alguns chuviscos no NW e nevoeiros em alguns vales e terras baixas).

A dúvida residirá em qual a potência e durabilidade deste anticiclone nos próximos tempos.

Temperaturas diurnas agradáveis e noites frescas, mas acredito sem grande severidade nas geadas.

Uma pausa na nossa meteorologia, depois de dois eventos seguidos assinaláveis (Gong e entrada fria/húmida de NW).

Por isso, voltamos a encontrar-nos no Carnaval.

Nota: para se entreterem, acompanhem aquela extraordinária super-depressão a SW da Islândia, em pleno Atlântico Norte (os serviços meteorológicos daquele país chegam a estimar uma pressão mínima de 924 mb). :)